Os indicados ao Globo de Ouro, Critics’ Choice e Independent Spirit Awards 2022

belfastawards

Belfast lidera a lista de indicados do Globo de Ouro e do Critics’ Choice Awards 2022. Ataque dos CãesAmor, Sublime Amor compartilham a dianteira respectivamente.

Já aberta previamente por incontáveis associações de críticos, a temporada de premiações de 2022 ganhou nova tração entre ontem (13) e hoje (14), quando o Globo de Ouro, o Critics’ Choice Awards e o Independent Spirit Awards revelaram os seus indicados. Como um todo, é possível constatar o quanto a temporada está repleta de possibilidades, o que é resultado direto de uma concorrência ampla e forte em várias categorias. Aqui ou ali, faltam vagas, por exemplo, na categoria de melhor atriz, onde Penélope Cruz, vencedora do último Festival de Veneza, ficou de fora por Madres Paralelas, assim como Jennifer Hudson, que parecia ter a receita infalível para prêmios com a sua personificação de Aretha Franklin na cinebiografia Respect. Tais oscilações em presenças e ausências são sempre interessantes para manter o entusiasmo e a curiosidade.

Isoladamente, as polêmicas e os boicotes envolvendo o Globo de Ouro parecem ter surtido efeito na Hollywood Foreign Press Association, que ampliou o seu número de membros para ter um time mais diverso e apresentou, pela primeira vez em muitos anos, uma lista sem qualquer constrangimento. Não há um Music da vida como no ano passado ou, então, o desastre cometido por Jared Leto em Casa Gucci. No lugar, temos uma lista sem surpresas e basicamente dentro do esperado, o que, para o Globo de Ouro, é um bom sinal. Ataque dos CãesBelfast lideram a lista, com Licorice Pizza ganhando o impulso necessário para não ficar restrito ao círculo dos críticos e Não Olhe Para Cima provando que a HFPA continua sem resistir a elencos estelares, mesmo quando os filmes não são bem recebidos. Agora é guardar para ver como se dará a premiação — se é que ela acontecerá, tendo em vista que a estrela escolhida para anunciar os indicados foi… Snoop Dog. Será que o boicote realmente se concretizará?

Enquanto isso, no Critics’ Choice Awards, Belfast, de Kenneth Branagh, também lidera a lista, agora ao lado de Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg. Neste prêmio onde, ao contrário do Globo de Ouro, todas as categorias técnicas são contempladas, há a cota do vexame com a indicação de Jared Leto como melhor ator coadjuvante por Casa Gucci (logo vocês, críticos?!) e uma característica muito importante que faz com que o Critics’ Choice Awards não alcance grande relevância: a de que há aqui um apanhado de tudo o que está pipocando na temporada em termos de favoritismo. E a situação piora na noite de premiação, pois já virou um hábito a decisão de promover empates. Quem lembra de quando Glenn Close (A Esposa) dividiu prêmio com Lady Gaga (Nasce Uma Estrela) ou de quando Bong Joon Ho (Parasita) empatou com Sam Mendes (1917) em melhor direção para ambos perderem melhor filme para o Era Uma Vez Em… Hollywood, de Quentin Tarantino? A dificuldade em se posicionar e ânsia por prever o Oscar jogam o Critics’ Choice no limbo.

E também tivemos os indicados ao Independent Spirit Awards que, comparado aos últimos anos, nunca foi tão… Independente! Isso está evidente no fato da premiação ter, por exemplo, reconhecido A Filha PerdidaC’mon C’mon em melhor filme, mas ignorado Olivia Colman e Joaquin Phoenix por seus desempenhos como protagonistas nos respectivos filmes. Ou seja, na medida em que as “estrelas” parecem ter ficado de lado, o Independent Spirit Awards se dedicou a garimpar obras realmente fora da curva, fato que também se reflete com o elogiado Mass sendo escolhido para o prêmio Robert Altman de elenco (dessa forma, os atores ficam fora da corrida individual por seus desempenhos) e com a baixa recepção a longas que eram dados como palpite fácil, a exemplo o ótimo Shiva Baby. É uma lista que, acertadamente, não tenta ser uma prévia do cinema independente rumo ao Oscar e que estimula o espectador a conhecer filmes que não costumam ganhar holofotes. E o melhor: temos nada menos do que quatro (!!!) mulheres na categoria de direção. De longe, a lista mais interessante até agora.

Confira os indicados:
Globo de Ouro / Critics’ Choice Awards / Independent Spirit Awards.

2 comentários em “Os indicados ao Globo de Ouro, Critics’ Choice e Independent Spirit Awards 2022

  1. La consapevolezza e il sapere che c’è ancora una persona sulla Terra con cui si ha un’intesa, anche se i vostri pensieri sono inquadrati in modo diverso, può trasformare la vita sulla Terra in un paradiso. Noi, invece, siamo aiutati nella vita dai film…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: