Sobre o autor

matheus-autor Autor do Cinema e Argumento, Matheus Pannebecker atualiza o blog de forma ininterrupta desde a criação do endereço em 2007. Gaúcho de Porto Alegre, é formado em Jornalismo pelo IPA e hoje trabalha como Analista de Conteúdo Pleno na UOL Edtech, a maior plataforma de tecnologia para educação do Brasil.

Durante seis anos, atuou na Pauta – Conexão e Conteúdo, assessoria de imprensa com mais de 25 anos de atuação no mercado, onde começou como estagiário e terminou como sócio. Também já atuou na rádio Mínima como produtor e apresentador de um programa semanal sobre cinema que levava o mesmo título do blog.

Ao longo da trajetória acadêmica, foi repórter da agência experimental de Jornalismo da faculdade, onde produziu e apresentou ao vivo um radiojornal diário, roteirizou e montou um documentário de curta-metragem, escreveu para diversas plataformas impressas, produziu matérias para TV e idealizou o programa de webradio Sala de Cinema, que ficou no ar durante mais de dois anos. Academicamente, ainda tirou grau máximo na monografia realizada sobre a convergência da crítica de cinema na mídia impressa para a web, com foco nos videocasts produzidos pela jornalista Isabela Boscov. 

Paralelo a essas atividades, foi jurado do 39º Festival de Cinema de Gramado através da vitória em um concurso cultural promovido pelo jornal Zero Hora. Posteriormente, voltou a se encontrar com Gramado nas sete edições do Festival atendidas como assessor de imprensa, participando da elaboração e revisão de conteúdos oficiais, da cobertura como repórter, da administração das redes sociais, do atendimento à imprensa e do acompanhamento de todas as etapas de planejamento e estratégia do evento. Para esse trabalho, entrevistou nomes como Anna Muylaert, Carlos Saldanha, Cecilia Roth, Daniel Filho, Dira Paes, Eva Wilma, Juan José Campanella, Karine Teles, Laís Bodanzky, Marieta Severo, Marília Pêra, Othon Bastos, Rachel Griffiths, Sonia Braga, Wagner Moura e Walter Carvalho.

Quanto ao cinema? Bom, sempre considerou a sétima arte uma companheira indispensável. Não admite que falem mal de Meryl Streep, considera Philip Glass o melhor compositor do mundo e tem um fraco por dramas sobre a vida de pessoas comuns e relacionamentos que não deram certo. Também acredita que filme bom é filme bom, independente de gênero, época ou diretor, além de ter a mania de se apaixonar facilmente por atrizes.

 


CONTATO

matheus.pannebeker@gmail.com


REDES SOCIAIS

 Facebook / Twitter / Instagram / Filmow / Linkedin


 

9 comentários em “Sobre o autor

  1. Olá Matheus, adoro demais os seus textos e queria dar os parabéns pelas críticas tão bem redigidas, já tinha perdido as esperanças com blogs “cinéfilos” brasileiros. Continue esse trabalho incrível!!!

  2. Colega de aula: além de falar do meu orgulho de poder conviver contigo, quero manifestar minha profunda admiração pelo Phillip Glass. Adorei ter algo em comum contigo. Meryl Streep também faz parte do meu rol de atrizes preferidas, mas o Philip e sua companheira Laurie Anderson são os the best, the best. Agora, quero conhecer teu trabalho.

  3. Leonardo, é sempre muito recompensador quando ouvimos elogios ao nosso trabalho. Certamente me motiva ainda mais a continuar escrevendo. Obrigado e um abraço!

    Ju, para não entrarmos em discussões prolongadas (e desnecessárias), vamos levar em consideração a origem da palavra: “crítica” significa separar, julgar. “A crítica é uma avaliação que julga o mérito estético de uma obra de arte, a lógica de um raciocínio, a moralidade de uma conduta, etc”. Ou seja, a crítica julga e é baseada na subjetividade. Por isso, é impossível – e errado – ser imparcial numa crítica.

  4. Nossa que decepção saber que o dono do blog é gaúcho…Nunca vi alguém comentar filmes de uma maneira tão desrespeitosa . Acredito na critica e na liberdade, mas como também acredito que para ser um bom crítico este deve ser imparcial, o que o autor do blog não consegue ser, sendo visivelmente preconceituoso e por obvio influenciável, mas enfim nem merece grandes explicações ..

  5. Oi, Matheus.
    É possível ler em algum lugar seu trabalho sobre os videocasts da Isabela Boscov?
    Parabéns pelo blog,
    José Henrique

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: