
Monster, longa japonês de Hirokazu Koreeda, é o melhor filme de 2023, conquistando também as categorias de melhor roteiro original e melhor montagem.
Sou o tipo de espectador com o qual a emoção fala muito mais alto do que a razão. Revisitando o histórico dos meus filmes favoritos ano a ano aqui no blog, percebi que a métrica das minhas escolhas tem sido exatamente essa. Não é diferente agora, quando Aftersun, o meu favorito de 2022, passa o bastão para Monster, o filme que mais me arrebatou em 2023. Surpreendente, muito bem estruturado, com ótimas interpretações e um desfecho tão emocionante quanto poético, o longa do japonês Hirokazu Koreeda leva as categorias de melhor filme, roteiro original e montagem entre os títulos lançados comercialmente no Brasil durante o ano passado.
Em um balanço numérico, há outros três títulos que vencem em três categorias da lista de melhores de 2023: O Peso da Dor, Oppenheimer e Barbie. O primeiro fica com melhor elenco, atriz coadjuvante (uma dobradinha para Ann Dowd e Martha Plimpton) e ator coadjuvante (também uma dupla, dessa vez, formada por Jason Isaacs e Reed Birney). Com essa trinca, reforço que se trata de um filme obrigatório para quem gosta de filmes emoldurados por grandes e profundas interpretações. Já Oppenheimer (melhor trilha sonora, fotografia e som) e Barbie (design de produção, figurino e canção original para “What Was I Made For?”) ficam com categorias técnicas que refletem algumas das razões responsáveis pelo fenômeno Barbenheimer.
No mais, há espaço para o ótimo Assassinos da Lua das Flores em melhor direção e roteiro adaptado, e para duas interpretações que me marcaram instantaneamente: a de Vera Holtz em Tia Virgínia e a do jovem Eden Dambrine em Close. De um lado, Holtz vem com um protagonismo nunca lhe dado antes no cinema, enquanto Dambrine, aos 15 anos de idade, apresentou em Close uma potência que, às vezes, muita gente grande não alcança em toda uma carreira. Por fim, fechando a conta, temos A Baleia em melhor maquiagem e penteados, e Godzilla Minus One em melhores efeitos visuais.
Confira abaixo a lista completa de vencedores:
MELHOR FILME: Monster
MELHOR DIREÇÃO: Martin Scorsese (Assassinos da Lua das Flores)
MELHOR ATRIZ: Vera Holtz (Tia Virgínia)
MELHOR ATOR: Eden Dambrine (Close)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Ann Dowd e Martha Plimpton (O Peso da Dor)
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Jason Isaacs e Reed Birney (O Peso da Dor)
MELHOR ELENCO: O Peso da Dor
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Monster
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Assassinos da Lua das Flores
MELHOR MONTAGEM: Monster
MELHOR FOTOGRAFIA: Oppenheimer
MELHOR TRILHA SONORA: Oppenheimer
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO: Barbie
MELHOR FIGURINO: Barbie
MELHOR SOM: Oppenheimer
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL: “What Was I Made For?” (Barbie)
MELHORES EFEITOS VISUAIS: Godzilla Minus One
MELHOR MAQUIAGEM & PENTEADOS: A Baleia