Os indicados ao Screen Actors Guild Awards 2019

Emily Blunt em O Retorno de Mary Poppins: atriz entra para o seleto grupo de atrizes que conseguiram dupla indicação nas categorias de Cinema do Screen Actors Guild Awards.

Com uma enxurrada de surpresas, o Screen Actors Guild Awards divulgou hoje a lista de indicados para a sua edição comemorativa de 25 anos. Votado exclusivamente por atores, o prêmio é um importante termômetro para o Oscar, visto que uma significativa parte do colegiado que escolhe os vencedores da distinção outorgada pela Academia são atores. Por isso mesmo, não há dúvidas de que Lady Gaga e Nasce Uma Estrela chegam mesmo com força total na temporada (uma cantora emplacar reconhecimento entre atores profissionais é a prova cabal desse prestígio) e que filmes mais populares como Pantera Negra e Bohemian Rhapsody têm tudo para estar estar entre os indicados ao Oscar de melhor filme, dadas as suas indicações a melhor elenco aqui.

No caminho oposto temos Vice, que emplacou lembranças para Amy Adams em coadjuvante (agora aparente favorita após a surpreendente exclusão de Regina King por Se a Rua Beale Falasse) e para Christian Bale em melhor ator, mas não para o elenco na categoria principal. Queridinha do SAG, Viola Davis, que já acumula cinco prêmios do Sindicato, não foi lembrada por As Viúvas, o que comprova de uma vez por todas a baixa do filme de Steve McQueen na temporada. Outra surpresa foi Nicole Kidman ter ficado de fora: se não fosse como protagonista por O Peso do Passado, era de se esperar que ela levasse uma indicação como coadjuvante por Boy Erased: Uma Verdade Anulada.

Considerando séries, minisséries e telefilmes, o SAG costuma ter prestígio extra também pelo fato de não estabelecer prêmios separados para coadjuvantes, que que podem ser considerados na mesma medida que os protagonistas nas categorias de melhor ator ou atriz. E é por isso mesmo que as indicações de Patricia Clarkson (Sharp Objects), Penélope Cruz (The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story) e Joseph Fiennes (The Handmaid’s Tale) soam exageradas: não apenas eles não seriam os melhores concorrentes como coadjuvantes por si só como jamais mereciam competir com desempenhos de maiores dimensões, como o do próprio Darren Criss em The Assassination of Gianni Versace. Por outro lado, todos os aplausos do mundo para o SAG ao trazer o devido reconhecimento a Ozark, uma das pérolas da Netflix que pouca gente assiste e que tem um dos grandes desempenhos do ano: o de Julie Ganrer como a tempestuosa e trágica Ruth Langmore, aqui merecidamente equiparada com a colega Laura Linney em melhor atriz.

Mesmo assim, a maior estrela dessa edição do SAG é Emily Blunt, que conseguiu um feito pouco usual: uma indicação dupla nas categorias de Cinema. Como coadjuvante, concorre por Um Lugar Silencioso, onde está ótima em um filme de terror, gênero que costuma ser solenemente ignorado pelos prêmios (Toni Collette, por Hereditário, vem sendo prejudicada por isso). Já como protagonista, emplaca com uma das grandes surpresas dessa temporada: O Retorno de Mary Poppins, musical dirigido por Rob Marshall que vem sendo amplamente abraçado pela crítica. A classificação de coadjuvante por Um Lugar Silencioso é absurda, e se Blunt levará ou não para casa uma das estatuetas é outra história, mas só a dupla indicação já traz um valioso reconhecimento a essa intérprete que já esteve digna de nota em filmes como Sicario: Terra de Ninguém, O Diabo Veste Prada, A Jovem Rainha Victoria, Meu Amor de Verão e até no péssimo A Garota no Trem, mas que nunca chegou ao Oscar.

Os vencedores do Screen Actors Guild Awards 2019 serão conhecidos no dia 27 de janeiro. Fique abaixo com a lista completa de indicados:

CINEMA

MELHOR ELENCO
Bohemian Rhapsody
Infiltrado na Klan
Nasce Uma Estrela
Pantera Negra
Podres de Ricos

MELHOR ATRIZ
Emily Blunt (O Retorno de Mary Poppins)
Glenn Close (A Esposa)
Lady Gaga (Nasce Uma Estrela)
Melissa McCarthy (Poderia Me Perdoar?)
Olivia Colman (A Favorita)

MELHOR ATOR
Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela)
Christian Bale (Vice)
John David Washington (Infiltrado na Klan)
Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
Viggo Mortensen (Green Book: O Guia)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Amy Adams (Vice)
Emily Blunt (Um Lugar Silencioso)
Emma Stone (A Favorita)
Margot Robbie (Duas Rainhas)
Rachel Weisz (A Favorita)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Adam Driver (Infiltrado na Klan)
Mahershala Ali (Green Book: O Guia)
Richard E. Grant (Poderia Me Perdoar?)
Sam Elliott (Nasce Uma Estrela)
Timothée Chalamet (Querido Menino)

 

SÉRIES, MINISSÉRIES E TELEFILMES

MELHOR ELENCO EM DRAMA
The Americans
Better Call Saul
The Handmaid’s Tale
This is Us
Ozark

MELHOR ELENCO EM COMÉDIA
Atlanta
Barry
Glow
The Kominsky Method
The Marvelous Mrs. Maisel

MELHOR ATRIZ EM DRAMA
Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale)
Julia Garner (Ozark)
Laura Linney (Ozark)
Robin Wright (House of Cards)
Sandra Oh (Killing Eve)

MELHOR ATOR EM DRAMA
Bob Odenkirk (Better Call Saul)
Jason Bateman (Ozark)
John Krasinski (Jack Ryan)
Joseph Fiennes (The Handmaid’s Tale)
Sterling K. Brown (This is Us)

MELHOR ATRIZ EM COMÉDIA
Alex Borstein (The Marvelous Mrs. Maisel)
Alison Brie (GLOW)
Jane Fonda (Grace and Frankie)
Lily Tomlin (Grace and Frankie)
Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Maisel)

MELHOR ATOR EM COMÉDIA
Alan Arkin (The Kominsky Method)
Bill Hader (Barry)
Henry Winkler (Barry)
Michael Douglas (The Kominsky Method)
Tony Shalhoub (The Marvelous Mrs. Maisel)

MELHOR ATRIZ  EM MINISSÉRIE/TELEFILME
Amy Adams (Sharp Objects)
Emma Stone (Maniac)
Patricia Arquette (Escape at Dannemora)
Patricia Clarkson (Sharp Objects)
Penélope Cruz (The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story)

MELHOR ATOR EM MINISSÉRIE/TELEFILME
Anthony Hopkins (King Lear)
Antonio Banderas (Genius: Picasso)
Bill Pullman (The Sinner)
Darren Criss (The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story)
Hugh Grant (A Very English Scandal)

2 comentários em “Os indicados ao Screen Actors Guild Awards 2019

  1. “Nasce uma Estrela” vai se consolidando como favorito ao Oscar 2019. A sensação que eu tenho é a de que a temporada de premiações desse ano vai ser um pouco chata…. Não estou vendo grandes disputas entre os filmes e nem uma obra incontestável… Fiquei surpresa com a ausência de Regina King, tendo em vista o retrospecto que ela está tendo nos prêmios da crítica. Também fiquei bege com a indicação para o elenco de “Bohemian Rhapsody”. Achei desnecessária, essa indicação! Os atores amam Emily Blunt, hein???

    • Kamila, você sabe que não sou fã de “Nasce Uma Estrela”, então só o fato de um filme como esse se consolidar como favorito ao Oscar 2019 já me dá uma preguiça imensa kkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: