
Com o falecimento de José Wilker, a diretora e produtora argentina Eva Piwowarski agora integra a nova curadoria ao lado de Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho. Foto: Cleiton Thiele/Pressphoto
Foram revelados na manhã desta quarta-feira (02), os concorrentes do 42º Festival de Cinema de Gramado, que será realizado entre os dias 8 e 16 de agosto. A lista contempla oito longas brasileiros, cinco longas latinos, 17 curtas gaúchos (Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema) e 15 curtas brasileiros. Pela primeira vez na história, o evento distribuirá prêmios em dinheiro para os vencedores, com a distribuição de 275 mil reais.
Mais dois ineditismos marcam esta edição. O primeiro é a presença de uma estrangeira entre os curadores. Com o falecimento de José Wilker, a curadoria foi repensada e agora quem completa o trio ao lado de Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho é a diretora e produtora argentina Eva Piwowarski, fortalecendo a presença latina do Festival. A segunda novidade inédita é uma programação exclusiva para os moradores de Gramado, que, durante os três dias que antecedem a abertura oficial do evento, assistirão a longas consagrados no Festival.

Em Infância, de Domingos Oliveira, Fernanda Montengro é a matriarca de uma nobre família carioca dos anos 1950.
Rubens Ewald Filho afirma que esta é a melhor seleção de longas do Festival de Cinema de Gramado em anos. Alguns filmes certamente despontam como promessas. Infância é um deles. Não tanto por ser de Domingos Oliveira – que deve um grande trabalho há anos -, mas por trazer a unânime Fernanda Montenegro como a matriarca de uma nobre família carioca dos anos 1950. Segundo o próprio curador, é bom ficar de olho: o papel da veterana está longe de ser apenas uma pequena participação afetuosa.
Sinfonia da Necrópole, primeiro longa de Juliana Rojas, também se destaca. Além de ser um musical com história bastante atípica (um aprendiz de coveiro que não sabe lidar com a morte!), vem desta promissora cineasta, que já fez trabalho muito interessante em curtas, como o recente e quase macabro O Duplo, que dirigiu em parceria com Marco Dutra. Por falar em musical (de ficção, não documental), outro integra a lista: A Luneta do Tempo, trabalho de estreia do músico Alceu Valença. Passado no sertão, o filme traz Irandhir Santos em uma ciranda de encontros e desencontros, traições e amores, crimes e castigos.
Ainda completam a listas filmes de cineastas como Marcelo Galvão (celebrado em Gramado com Colegas), Tabajara Ruas e Helvécio Ratton. O ator Caco Ciocler debuta atrás das câmeras com Esse Viver Ninguém Me Tira e Vicente Ferraz concorre com A Estrada 47. Já entre os latinos, a lista foi dos tradicionais seis para cinco concorrentes. Mas a curadora Eva Piwowarski justifica, alegando que a lista não é maior porque os outros concorrentes não se equipariam à grande qualidade destes cinco – o que certamente, segundo ela, traria uma perceptível discrepância entre os filmes. Mais informações no site http://www.festivaldegramado.net
Confira a lista completa de filmes concorrentes:
LONGAS BRASILEIROS
A Despedida (SP)
A Estrada 47 (RJ)
A Luneta do Tempo (RJ)
Esse Viver Ninguém Me Tira (DF)
Infância (RJ)
O Segredo dos Diamantes (MG)
Os Senhores da Guerra (RS)
Sinfonia da Necrópole (SP)
LONGAS ESTRANGEIROS
Algunos Dias Sin Musica (Argentina/Brasil)
El Critico (Argentina)
El Lugar Del Hijo (Uruguai)
Esclavo de Dios (Venezuela)
Las Analfabetas (Chile)
CURTAS BRASILEIROS
O Que Fica (SP)
História Natural (PE)
Carranca (BA)
La Llamada (SP)
A Pequena Vendedora de Fósforos (RS)
Max Uber (MG)
Sem Título #1: Dance of Leitfossil (SP)
Compêndio (SP)
Carta a Uma Jovem Cineasta (SC)
O Clube (RJ)
Contínuo (PB)
Castillo y el Armado (RS)
Brasil (PR)
Se Essa Lua Fosse Minha (RS)
O Coração do Príncipe (SP)
CURTAS GAÚCHOS (Prêmio Assembleia Legislativa)
A Pequena Vendedora de Fósforos
Bacon ou Rúcula
Caçador
Casa de Pompas
Castillo y el Armado
Descompasso
Domingo de Marta
Espelhos
Gildíssima
Hotel Farrapos
Linda, uma história horrível
O Encontro
O que ficou Para Trás
O Relâmpago e a Febre
Os Meninos Perdidos
Servido com Candura
Sioma – O Papel da Fotografia
Kamila, obrigado!
Muito bom, Matheus! Parabéns pelo trabalho com o Festival! :)