Melhores de 2013 – Elenco

augustcastth

O cinema está cheio de filmes com elencos excepcionais mas que não sabem explorar o melhor de seus atores. Tomem como exemplo o recente e pavoroso O Mordomo da Casa Branca, que sequer conseguia dar um momento especial para qualquer um dos grandes profissionais que conseguiu reunir. E é justamente o oposto o que acontece com Álbum de Família. Poucas vezes – pelo menos nos últimos anos -, tivemos a oportunidade de ver tantos atores talentosos em perfeita sintonia e com as devidas chances. Este é o maior trunfo do filme de John Wells: proporcionar ao menos uma cena de destaque para que cada personagem tenha seu brilho e sua contribuição para a construção dramática da história. Ninguém fica de fora neste resultado. Dos celebrados desempenhos de Meryl Streep e Julia Roberts – ambas excepcionais – às breves mas muito sentimentais passagens de Benedict Cumberbatch e até mesmo Sam Shepard, o elenco de Álbum de Família é um modelo a ser seguido.

•••

OUTROS INDICADOS:

mastercast

O MESTRE

Os desempenhos mais viscerais de 2013 estão em O Mestre. Se Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman estão explosivos em cena com personagens fortes e memoráveis, também não dá para esquecer Amy Adams, com um papel que pouco a pouco desconstrói a sua já reconhecida fama de mocinha ingênua. O trio impressiona a todo minuto e, sob o comando de Paul Thomas Anderson, dá total conta da história complexa e difícil. Impossível ficar diferente aos desempenhos dos atores, todos entregando um dos melhores momentos de suas respectivas carreiras.

semovecast

O QUE SE MOVE

Desde o magnífico As Horas, de 2002, um trio de atrizes não comovia tanto como em O Que Se Move. É bem verdade que o filme do capixaba Caetano Gotardo está longe de ser uma experiência acessível, mas para quem compra a ideia desta história de perdas que atinge seu ápice emocional em sequências musicais (com as atrizes cantando ao vivo em estúdio) certamente se emocionará bastante. Andrea Marquee, Cida Moreira e Fernanda Vianna mergulharam de corpo em alma em suas sofridas personagens – todas mães que precisam lidar com algum tipo de perda – e o resultado não é menos que excepcional.

PRISONERS

OS SUSPEITOS

Um grande filme que sabe-se lá por quê também foi um dos mais subestimados do ano que passou, Os Suspeitos, muito além de sua contundente história e do seu preciso trabalho de direção, também tem nos atores uma de suas principais forças. Enquanto Hugh Jackman outra vez adiciona um marcante desempenho para seu currículo, Jake Gyllenhaal prova que deveria dar uma atenção maior a papeis consistentes e minuciosos como o que tem neste filme. Ainda no suporte, Maria Bello, Viola Davis, Jeffrey Wright e, principalmente, Melissa Leo completam o time com louvor.

tatuagemcast

TATUAGEM

É contagiante a alegria e irreverência passada por toda a trupe do grupo Chão de Estrelas em Tatuagem. Mas também é igualmente envolvente os dramas individuais dos personagens. Enquanto Rodrigo García praticamente rouba a cena ao equilibrar magnificamente bem os exageros de sua Paulete, o jovem Jesuíta Barbosa desponta como uma das grandes promessas de sua geração e Irandhir Santos mais uma vez prova estar na lista dos melhores intérpretes atuais do cinema nacional. Outro exemplar trabalho de elenco vindo desta que é a melhor safra cinematográfica do Brasil nos últimos anos.

EM ANOS ANTERIORES: 2012 – O Impossível | 2011 – Tudo Pelo Poder | 2010 – Minhas Mães e Meu Pai | 2009 – Dúvida | 2008 – Vicky Cristina Barcelona | 2007 – Bobby

5 comentários em “Melhores de 2013 – Elenco

  1. Kamila, pena que as premiações não foram com a cara de “Os Suspeitos”, né? =/

    Stella, acho que essa categoria é uma unanimidade!

    Alan, e o pior é que todo mundo do elenco tem pelo menos um momento para brilhar!

    Clóvis, elenco maravilhoso! :)

  2. Acho que apenas por ter Meryl Streep e Julia Roberts já vale todo o filme, mas, de fato, o elenco de “Álbum de Família” é… espantoso de tão bom! rs

  3. Dos seus indicados, não assisti “Tatuagem” e “O Que se Move”. Adorei ver o reconhecimento obtido por “Os Suspeitos” em várias das categorias de sua premiação. Mas, meu voto aqui é o mesmo que o seu: “Álbum de Família”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: