Na coleção… Batman – O Cavaleiro das Trevas

Logo quando entrou em cartaz, Batman – O Cavaleiro das Trevas causou enorme burburinho em torno da performance de Heath Ledger como Coringa. O ator, que faleceu antes mesmo da estreia do filme, despertou a curiosidade de todos. Ledger, de fato, está fenomenal nessa ótima produção de Christopher Nolan. No entanto, O Cavaleiro das Trevas está muito longe de ser apenas sobre a presença do ator. Nolan realizou um filme cheio de méritos – e que, também, mereciam ser igualmente reconhecidos pelo público.

Talvez, o maior destaque dessa adaptação de quadrinhos seja o tom extremamente sério que ficou no ar. Mesmo que existam super heróis e vilões “clássicos” desse estilo de produção, O Cavaleiro das Trevas consegue ser realista – principalmente porque as cenas foram filmadas em cenários reais. Gotham City foi representada como uma cidade qualquer e, nesse aspecto, o filme se aproximou mais da verossimilhança. Os efeitos especiais são no tom certo para a ação e o setor sonoro apresentam ótimo resultado.

Do ponto de vista técnico, o longa impressiona. Igualmente interessantes são as interpretações do elenco. Ainda tenho dificuldades em ver Bale como protagonista, mas os coadjuvantes compensam. Ledger, Gary Oldman, Aaron Eckhart, Morgan Freeman e Michael Caine estão ótimos em cena. Pena que a mocinha da história, dessa vez interpretada por Maggie Gyllenhaal, não seja lá muito interessante. Portanto, temos aqui um feito possivelmente inédito: um filme de ação e quadrinhos onde o elenco é um dos principais atrativos.

O resultado não está isento de falhas. Acredito que uma a ser ressaltada é o roteiro. A história é bem arquitetada, mas longa e, em algumas partes, cansativa e complexa. Não sei se o grande público terá facilidade em compreender algumas passagens do filme. É preciso prestar atenção em  detalhes de Batman – O Cavaleiro das Trevas. Tenho minhas dúvidas se essa produção é realmente extraordinária como muitos apontaram. Mas, não ouso questionar a qualidade notável apresentada aqui.

FILME: 8.5


9 comentários em “Na coleção… Batman – O Cavaleiro das Trevas

  1. Robson, acho que nunca eu daria 9.5 para esse filme. Mas, gosto bastante dele!

    Kahlil, também acho um pouco de exagero dizer que é a melhor adaptação de quadrinhos…

    Kamila, na época, eu não fazia parte daqueles que soltavam fogos de artifício para o filme. Mas, como já disse, aprecio bastante o resultado.

    Othons, é a grande interpretação da carreira do Ledger!

    Vinícius, discordo. Não sei se o filme como um todo foi apreciado tanto…

    Reinaldo, não acho extraordinário…

    Mark, gosto mais da Maggie Gyllenhaal do que da Katie, mas a mudança não fez muita diferença para mim…

    Mayara, gosto bastante do Gary Oldman também!

  2. O filme tem um técnica ótima, principalmente nas cenas de ação e gosto bastante das atuações do Ledger e do Eckhart. ;)

  3. No cinema é dificil ter uma boa continuação mesmo, geralmente os primeiros são os melhores. Concordo com boa parte do que disse, especialmente que o longa cansa, mas de resto adorei tudo, até mesmo a troca de atriz, a Kate Holmes não me convencia tanto e dava um ar muito de mocinha, já essa amadureceu ainda mais o filme.

  4. Você foi polido e diplomático Matheus, mas sou obrigado a discordar em um ponto. O cavaleiro das trevas é extraordinário sim. Concordo que o grande público passe ao largo disso. Mas o grande público só reconhece O poderoso chefão como um épico sobre celeumas familiares por que assim ficou convencionado…

  5. Mesmo que a performance do Ledger tenha sido aclamada (de forma justa), acho que o filme como um todo foi sim reconhecido. Hoje já é considerado o melhor filme de super-herói por muita gente e isso se deve ao trabalho do Nolan.

  6. Eu acho este filme, sinceramente, muito superestimado. Gosto do Christopher Nolan, mas acho que, neste filme, o roteiro tem alguns problemas sérios. A única coisa genial do longa é mesmo a performance do Heath Ledger.

  7. “Tenho minhas dúvidas se essa produção é realmente extraordinária como muitos apontaram. Mas, não ouso questionar a qualidade notável apresentada aqui.”

    É exatamente o que eu penso. É um grande filme, com certeza, mas definitivamente não é a melhor adaptação de quadrinhos como muitos apontam.

    http://cinema-em-dvd.blogspot.com/

  8. Reassisti dia desses! É maravilhoso… não consigo ficar só no 8,5. Pra mim é 9,5. Esse é um dos únicos casos em que a continuação é melhor que a o primeiro. concorda?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: