Direção: F. Gary Gray
Elenco: Jamie Foxx, Gerard Butler, Viola Davis, Regina Hall, Bruce McGill, Michael Kelly, Josh Stewart, Leslie Bibb, Colm Meaney
Law Abiding Citizen, EUA, 2009, Suspense, 105 minutos, 14 anos
Sinopse: Clyde (Gerard Butler) é um dedicado pai de família que testemunha sua esposa e filha serem assassinadas. Um dos culpados ganha liberdade graças a um acordo feito com o ambicioso promotor Nick (Jamie Foxx). Anos depois o assassino é encontrado morto e Clyde é preso mesmo sem provas contra ele. Seu único objetivo é denunciar o corrupto sistema judicial nem que para isso tenha que matar um a um, todos os envolvidos.
Certos filmes prendem a atenção e conseguem envolver o espectador na trama, mas, simplesmente, não são excepcionais ou sequer notáveis para justificar algum elogio mais plausível. Código de Conduta se enquadra nessa situação: é um filme interessante e com bons momentos, mas que não chega a ser uma produção que mereça maiores elogios. O diretor F. Gary Gray soube segurar as pontas durante quase todo o filme. Porém, comete o erro de ter entregue a produção para dois atores que não conseguem sustentar o roteiro.
Gerard Butler e Jamie Foxx aparecem ineficientes, sem carisma algum para criar empatia com o público. Foxx, vencedor do Oscar de melhor ator por Ray, continua a se mostrar um dos profissionais mais canastrões de sua geração, ao passo que Butler permanece sem mostrar ao que veio. Focalizando a abordagem no personagem de Foxx, o roteiro até cria dois personagens interessantes – o porém é que seriam melhor representados por atores mais competentes. Ainda contando com a partipação de Viola Davis no elenco, Código de Conduta já perde parte de sua eficácia na escalação dos atores.
Mas sorte que a hitória tem seus momentos. É um daqueles filmes de investigação em que o desenrolar dos fatos cria expectativa. Nesse sentido, a produção acerta, deixando todos intrigados com o suspense montado. Contudo, eis que aí surge outro problema. Se no início dava para ficar entusiasmado com todo o suspense envolvendo o personagem de Butler, logo tudo começa a ficar improvável. Como, afinal, ele consegue causar tantas coisas extraordinárias fora das grades se ele está preso e impossibilitado de ter qualquer contato com o mundo exterior? E o pior de tudo: a explicação para isso é insatisfatória.
Está bem, alguns podem me acusar de estar sendo crítico demais com um filme desse gênero. Afinal, já aprendemos que a maioria dos filmes desse estilo não primam por veracidade. Mas, um pouco de realidade não faria mal a ninguém. Apesar disso, temos em Código de Conduta um filme assistível e que pode entreter. É verdade que o longa-metragem está cheio de irregularidades, de atores ineficientes e de uma abordagem muito mecânica e seca. No entanto, é só abrir mão de se focar nesses detalhes e o espectador encontrará a possibilidade de entrar no clima.
FILME: 6.5
No começo o filme te prende, tem enredo, vc fica esperando oque mais poderá acontecer…, porém do meio pro final fica fantasioso demais pro meu gosto!!! Ah tb acho que o Foxx não está tão ruim assim.
qual o nome completo,sem abreviações,do diretor do filme codigo de conduta?
agradeço!
Kamila, aos poucos o filme vai perdendo o tom mesmo. Chega numa hora em que fica difícil acreditar em certas coisas. Mas, no geral, achei um filme divertido, até… Mas bem nada mais, mesmo.
Vinícius, impressionante, né? O Jamie Foxx ficou horrível de uma hora para outra!
Wally, é dispensável mesmo… Mas se der uma chance, dá pra tirar algum proveito.
Luis Galvão, tanto Foxx quanto Butler. Achei os dois péssimos. O filme seria bem melhor se tivesse uma dupla mais interessante.
Mayara, exatamente.
Hugo, veja quando não tiver mais nenhum filme interessante que você queira assistir…
Robson, o filme tem seus pontos positivos =)
Vinícius, eu não sabia disso =P
Rafael, eu até que gostei, mas pena que o filme vá desandando quando se encaminha para a resolução.
Se achou o filme ruim posta aqui o nome de um q ache que vale a pena ver
O filme começa espetacularmente bem. Mas erra por exagerar no desenvolvimento da ideia. Não gostei.
E olha que “Uma Saída de Mestre 2” vem aí, Matheus.
Quero ver… ainda assim!
Não vi esse e não o verei tão cedo. Tem coisa com chances de serem melhores para ver aqui …
Este filme é bom para esperar em uma “Tela Quente” da vida, pelo jeito que ele é contado… E só.
Não achei também esse filme uma perda total, para mim o que mais estragou tudo foi Foxx. Cara, odeio esse ator e ele consegue baixar a nota de qualquer coisa.
Parece ser dispensável, mas quero assistir.
Ultimamente evito qualquer fita que tenha o Jamie Foxx no elenco, simplesmente não sei como ele ficou tão ruim de uma para outra. Já o Butler, coitado, só anda fazendo filmes discutíveis.
Esse filme tinha tudo para ser interessante, mas ele se perde dentro da sua própria vontade de querer ficar surpreendendo o tempo inteiro. Fora que aquela reviravolta final foi totalmente desnecessária. O personagem do Gerard Butler se perde nas suas próprias motivações, existem personagens sem razão de existência na trama e temos um Jamie Foxx em modo canastrão TOTAL!