Melhores de 2009 – Roteiro Adaptado

Só a origem teatral de Dúvida já explicaria a excelência do roteiro. A peça, que venceu o Pullitzer, foi adaptada pela própria pessoa que a criou para os palcos. John Patrick Shanley, portanto, tem sim seus erros na direção  – já que ele deixa a sensação de que simplesmente filmou uma peça e não necessariamente trouxe atributos cinematográficos para a história – mas é impossível negar que o roteiro é um dos mais excepcionais dos últimos tempos. Para mim, o mais impecável desse ano. Não existe uma cena desnecessária em Dúvida e cada diálogo é milimetricamente construído para maximizar as brilhantes interpretações e a ótima trama. A história é bem conduzida, existem algumas discussões geniais (o sermão sobre a fofoca, por exemplo, é maravilhoso) e o desenvolvimento é repleto de grandes momentos. Um trabalho exemplar. Em anos anteriores: 2006 – Filhos da Esperança, 2007 – Notas Sobre Um Escândaloe 2008Desejo e Reparação (escolha do público: Ensaio Sobre a Cegueira)

O LEITOR

Não sei se O Leitor tem alguma originalidade narrativa, mas é dono de uma excelente adaptação. Ainda existem alguns erros de ritmo – especialmente depois de sua metade, mas nada que estrague o ótimo trabalho de David Hare (da obra-prima As Horas), que conseguiu mais uma indicação ao Oscar por seu trabalho. Se o tratamento de algumas cenas é frio como a maioria dos cinéfilos aponta, a culpa não é do roteiro – que faz de tudo para envolver o espectador nas emoções do protagonista Michael Berg.

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?

Existe algo de empolgante no roteiro de Quem Quer Ser Um Milionário?. Só isso para explicar o fato de eu ter me envolvido bastante com uma história narrada em flashbacks e cheia de coincidências. A princípio, pode parecer que não é mérito do texto. O que não é verdade. O trabalho de adaptação do filme merece elogios, pois conseguiu o feito de transformar uma história aparentemente clichê em algo muito prazeroso de se assistir.

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

Dos cinco indicados na categoria, esse roteiro é, provavelmente, o que mais apresenta alguns problemas. Acho que a história perde muito com algumas narrativas (especialmente aquela dos marinheiros) e com a longa duração. Mas, não consigo deixar de elogiá-lo e de colocá-lo como um dos melhores do ano. É louvável a mensagem que o filme quer passar e, nos seus momentos finais, faz isso com muito sentimentalismo e competência – ou melhor, com perfeição.

FROST/NIXON

Mais um roteiro de origem teatral. O texto é o maior mérito de Frost/Nixon, que encontra toda a sua força no embate travado entre os dois protagonistas. Frank Langella e Michael Sheen estão ótimos, mas boa parte da excelência vem do roteiro, que traz diálogos muito inteligentes e que proporcionam conflitos igualmente competentes para as figuras em cena. É um texto bem escrito, politizado da maneira correta e com uma verossimilhança única.

_

Escolha do público:

1. Quem Quer Ser Um Milionário? (31%, 22 votos)

2. Dúvida (29%, 21 votos)

3. Frost/Nixon (29%, 21 votos)

4. O Leitor (8%, 6 votos)

5. O Curioso Caso de Benjamin Button (3%, 2 votos)

12 comentários em “Melhores de 2009 – Roteiro Adaptado

  1. Fico completamente dividido entre “Dúvida” e “Frost/Nixon”. Bem, estou no seu blog… Voto no primeiro!

  2. Luis Galvão, eu, como futuro jornalista, gosto MUITO do roteiro de “Frost/Nixon”, mas me envolvi demais o de “Dúvida” – fiquei impressionando com a perfeição daquele texto (costumo dizer que eu não acho NENHUMA cena desnecessária ali, nem mesmo a cena final).

    Kamila, realmente, uma aula.

    Kahlil, só não gosto muito da direção pouco ousada do John Patrick Shanley. Mas os outros aspectos compensam totalmente.

    Bruno, o roteiro de “Quem Quer Ser Um Milionário?” é ótimo também!

    Weiner, eu sou um dos grandes defensores de “O Leitor” e, para mim, o filme não poderia deixar de aparecer aqui.

    Tiago, bom saber que alguém gosta de “O Leitor” tanto quanto eu… Acho que é um filme tão subestimado…

    Wally, sim \o/

    Mayara, acho que a premissa de “Dúvida” foi muito bem desenvolvida.

    Lucas, eu não tiraria “O Leitor”…

    Reinaldo, legal (Y)

  3. meu preferido é frost nixon,já os indicados tiro o leitor e boto star trek

  4. Bela escolha, realmente o roteiro de “Dúvida” tem muitas vantagens, como por exemplo, causar certa intensidade em contar sua premissa. ;-)

  5. O Leitor na cabeça!

    Amei a capa de seu blog ser esta cena do oscar 2009!

    Estou aqui para avisar que o Cinefilando fará liveblogging da cerimônia do globo de ouro amanhã a partir das 22:30!!!!!

  6. Outro vencedor em comum, como você mesmo disse no meu blog, é inaceitável que um roteiro tão poderoso como “Dúvida” tenha passado tão batido pela última temporada de premiações. Resta a nós corrigir esse erro. Só não curti muito a adaptação de “O Leitor” entre seus indicados.

  7. O meu preferido foi Slumdog, mas considerar o roteiro adaptado de Dúvida é justo. Excelente trabalho, voto merecido.

  8. ‘Dúvida’ é realmente excepcional, mas acho que a veracidade no texto de ‘Frost/Nixon’ é que me fez gostar MUITO desse filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: