Qualquer prêmio técnico para Avatar é incontestável. Logo depois dos efeitos especiais, o que mais chama a atenção no longa de James Cameron é a parte sonora. É um trabalho extraordinário de sutilezas. O áudio impressiona por ser tão meticuloso – imponente quando necessário nas cenas grandiosas e minucioso nas partes mais calmas. O mundo dos Na’vi ganha um contexto sonoro que deixa todos os outros concorrentes desse ano para trás. É mais um mérito técnico de Avatar – que, assim como todos os filmes de Cameron, é muito feliz nas escolhas técnicas. Em anos anteriores: 2007 – O Ultimato Bourne e 2008 – WALL-E (escolha dos leitores: idem).
•
2012
É meio óbvio o trabalho realizado aqui – justamente porque um filme como esse já requer um setor sonoro competente. Mas, 2012 realmente faz a sala de cinema tremer com a sua qualidade. Unindo-se aos extraordinários efeitos especiais, a mixagem e a edição de som fazem parte de uma engrenagem fundamental para o bom funcionamento técnico do filme de Roland Emmerich.
UP – ALTAS AVENTURAS
A parte sonora da Pixar evolui cada vez mais. Ratatouille era exemplar, WALL-E um espetáculo e Up – Altas Aventuras mais um grande trabalho de mixagem e edição de som. A animação esse ano não teve chances com outros filmes tão grandiosos nesses aspectos, mas é simplesmente impossível deixar de reconhecer mais esse ótimo trabalho.
QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
Questiono eternamente o Oscar sonoro que Quem Quer Ser Um Milionário? faturou (não era o melhor entre os indicados), mas a verdade é que eu não desprezo essa parte técnica do filme. Aliás, acho de muito bom gosto tudo o que envolve som (incluindo a trilha sonora de A.R. Rahman) no filme de Danny Boyle. Tanto a mixagem e a edição de som dão para a história um ritmo realmente admirável.
STAR TREK
Seguindo o exemplo dos blockbusters dessa temporada, Star Trek tem um trabalho exemplar na parte sonora. Não chega a ser alguma surpresa – provavelmente, o último dessa lista – mas cumpre a sua missão de dar os toques certos para a história narrada por J.J. Abrams, principalmente quando temos ação em cena.
Essa pode por na conta do Cameron…
Grande “Avatar”. ;)
Excelente a lista. Eu costumava juntar as duas categorias também, mas agora divido. “Up” e “Quem Quer Ser um Milionário”, por exemplo, entram na minha de mixagem. Os outros três na de edição.
Ótima lista de indicados e concordamos em relação ao vencedor. Meu voto foi para “Avatar”.
acabei votando em star trek, pelo fato de não ter assistido avatar ainda!
Não tem pra ninguém. Avatar na cabeça!
Essa não tem pra ninguém.
só tiro 2012(que não vi) e coloco bastardos inglorios,o vencedor é o mesmo
Acho que “Avatar” é mesmo impecável nesse aspecto técnico em particular. Gostei dos indicados, mas acho o trabalho de “2012” um tanto óbvio – não há uma maior diferenciação daquilo que já vimos em outros filmes de destruição. “Up”, “Star Trek” e “Slumdog”, por outro lado, apresentam esse aspecto diferencial.
Avatar é perfeito em várias categorias. A plasticidade do filme com suas cores e formas se misturam a esta sonoridade incrível, chega a ser cinematograficamente cinestésico. AMO Avatar! abs
Se tratando de técnica seja visual ou sonora, Avatar se superou.
Acho que Avatar vai levar muitas premiações!