Onde Vivem os Monstros

Direção: Spike Jonze

Elenco: Max Records, Catherine Keener, Pepita Emmerichs, e com as vozes de Paul Dano, James Gandolfini, Lauren Ambrose, Mark Ruffalo, Forest Whitaker, Chris Cooper

Where the Wild Things Are, EUA, 2009, Drama, 95 minutos, Livre

Sinopse: Max (Max Records), um garoto travesso, fica de castigo, preso em seu quarto, sem jantar. Usando a imaginação, ele cria uma floresta habitada por animais selvagens e monstros exóticos, onde ele é o rei.

Não sei explicar muito bem o que dá certo em Onde Vivem os Monstros. Mas, algo encanta e até mesmo torna tudo muito melancólico. É um trabalho diferente do diretor Spike Jonze, que aqui cria um filme de fantasia voltado para um público mais maduro – e não para o infantil, como o trailer e as imagens de divulgação sugeriam. Não chega a ser um produto de grandes momentos ou sequer de setores que se sobressaiam, mas é a sinceridade que conta na história.

Usando a imaginação como metáfora de isolacionismo – o garoto “cria” um mundo quando não está satisfeito com a sua própria realidade – Onde Vivem os Monstros é um trabalho que junta pequenos pontos positivos que, no final, formam um excelente filme. Portanto, não existe um ou outro aspecto mais digno de reconhecimento. O filme é fruto de minúcias. Em todos os sentidos. À princípio a história pode parecer simples, mas existem algumas reflexões a serem consideradas nela. Reflexões que, no final das contas, formam um ótimo filme.

Um problema de Onde Vivem os Monstros é a falta de conflitos. Quase não existem problemáticas para os personagens e tudo se centra apenas no cotidiano do garoto protagonista com os tal monstos – fazendo joguinhos,ou fazendo construções, por exemplo. Mas, talvez, seja por isso mesmo que o longa conquiste. No final, é essa convivência que fará o espectador se sentir comovido. Portanto, o jeito é entrar na história e curtir a ótima trilha de Karen O. e Carter Burwell.

FILME: 8.0


10 comentários em “Onde Vivem os Monstros

  1. Yuri, o destaque, com certeza, é a trilha. Pena que ela foi desclassificada no Oscar =/

    Reinaldo, faltam conflitos mesmo… Mas isso não chega a atrapalhar.

    Luis, a trilha é muito bem usada sim…

    Fernando, a fotografia é boa sim, bem como todo o filme!

    Vinícius, é exatamente isso. “Onde Vivem os Monstros” não é um grande filme, mas passa uma sensação tão boa…

    Kamila, que pena mesmo =/

    Wally, pois acho que ele vai cumprir as tuas expectativas.

    Santiago, assim que você conseguir ver o filme, diga-me o que achou…

    Mayara, não cheguei a ler a história, mas o filme é bem legal!

  2. Pow você já viu esse filme?! Não vou ler seu comentário para não enviezar a minha leitura do longa. Mas digo que é um dos que estou esperando ansiosamente para ver em 2010.

    Abraço!

  3. Pena que essa ótima trilha da Karen O. e do Carter Burwell foi desclassificada do oscar 2010!

  4. Fiquei um tanto apaixonado por esse filme. Não que ele seja o melhor da temporada (longe disso, até), mas me conquistou com uma facilidade enorme.

  5. Grandes expectativas, mesmo sabendo que não é tudo aquilo que eu esperava… A fotografia parece ser bem legal, não?

  6. Estou muito ansioso para vê como todo esse universo foi adaptado, mas – desde o princípio – notei que não seria ‘infantil’ em sua temática e na sua forma de condução. Já me disseram que o trabalho de Max também é muito bom, assim como os seus elogios da trilha me fizeram baixá-la e comprovar isso. Espero que ela seja bem usada.

  7. Continuo ansioso para conferir o novo trabalho de Jonze, mas já suspeitava que o filme carecia de conflitos. Suspeita essa que vc corroborou agora.

    Grande abs Matheus

  8. Matheus, esse filme encanta realmente pela honestidade em que é contado, sua simplicidade. O filme funciona muito bem e meu destaque é a trilha, excelente. Nota 8,5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: