Melhores de 2009 – Canção Original

Austrália não é um filme muito digno de elogios. Contudo, se existe algo de muito belo no épico de Baz Luhrmann é a canção originalmente feita para o longa. Não sei se é porque eu tenho um fraco por músicas melancólicas e românticas, mas By the Boab Tree me conquistou completamente. A canção, que aparece de forma bem ligeira nos créditos finais, ganha uma sonoridade muito especial pela voz de Angela Little e traz tudo aquilo que o romance entre o casal principal deveria trazer: sinceridade, sentimento e verossimilhança. Quase ninguém sequer ouviu falar de By the Boab Tree. O que é uma pena, já que, para mim, é a melhor música cinematográfica do ano de 2009. Anteriormente: 2008 – “Falling Slowly”, Apenas Uma Vez (escolha dos leitores: idem), 2007 – “Come So Far (Got so Far to Go), Hairspray – Em Busca da Fama e 2006 – “You Know My Name”, 007 – Cassino Royale

“I THOUGHT I LOST YOU” (Bolt – Supercão)

I Thought I Lost You ganha uma sonoridade excessivamente infantil na voz de Miley Cyrus. O que nos leva a pensar que a música, de certa forma, pode ser desprezível. A verdade é que a canção é um excelente guilty pleasure que esconde uma coisa que poucos notam: a profunda letra. É analisando trechos como “I felt so empty out there and there were days I had my doubts / I thought I lost you when you ran away to try to find me” que dá pra se notar onde reside a excelência dessa música

“THE WRESTLER” (O Lutador)

É de se admirar que uma música tão bonita como essa (e cantada pelo mestre Bruce Springsteen) não tenha sido valorizada da maneira como deveria. É aquele tipo de canção que me atrai bastante: a que sintetiza o protagonista de um determinado filme. The Wrestler narra, com grande precisão, a jornada do personagem de Mickey Rourke, sendo, portanto, um retrato fiel da história narrada pelo diretor Darren Aronofsky. Letra e melodia se unem em uma excelente canção.

“JAI HO” (Quem Quer Ser Um Milionário?)

Jai Ho já virou baladinha na voz das Pussycat Dolls e, inclusive, virou hit instanâneo, o que tira um pouco da essência da canção. É fato que ninguém se importa com o que está sendo dito na letra (eu, até hoje, não sei o que ela quer dizer), mas ela é tão empolgante que dá pra se esquecer desse detalhe. Mais do que isso, ainda é coreografada por todo elenco em um excelente número musical que toca nos momentos finais do filme – deixando o finale ainda mais interessante.

“O… SAYA” (Quem Quer Ser Um Milionário?)

Toda a correria e a agilidade da câmera de Danny Boyle ganham um fluxo ainda mais dinâmico quando começa a tocar O… Saya nos momentos iniciais de Quem Quer Ser Um Milionário?. É outra canção muito empolgante de A.R. Rahman – que não mereceu o Oscar (já que eu tenho relutância em premiar essas trilhas que não são instrumentais) – mas que deve ser valorizado pela excelente compilação de sonoridades indianas e que aqui ganharam tratamentos extremamente empolgantes

_

Escolha do público:

1. Jai Ho, Quem Quer Ser Um Milionário? (17 votos, 43%)

2. The Wrestler, O Lutador (12 votos, 30%)

3. By the Boab Tree, Austrália (5 votos, 13%)

4. I Thought I Lost You, Bolt – Supercão (4  votos, 10%)

5. O… Saya, Quem Quer Ser Um Milionário? (2 votos, 5%)

13 comentários em “Melhores de 2009 – Canção Original

  1. Lucas, eu achei “I See You” o cúmulo do cafona em 2009 hahaha

    Brenno, eu também gostei bastante de “The Wreslet”, mas “By the Boab Tree” me conquistou mais…

    Robson, “Jai Ho” é muito legal!

    Weiner, algumas coisas me conquistaram em “Austrália”, mas nada que apague os pontos negativos do filme.

    Luís Galvão, é EXATAMENTE por causa disso que eu gosto mais de “By the Boab Tree” xD

    Reinaldo, mestre mesmo \o/

    Vinícius, acho que a canção é o ponto alto de “Austrália”.

    Diego, eu até acho que “Gran Torino” tem certa beleza musical, mas aquela participação vocal do Clint Eastwood estragou tudo!

    Pedro, eu achei um bom ano para as canções…

    Cleber, mas é o único que o filme leva por aqui haha

    Mayara, concordo!

  2. Sei não, não gostei muito das músicas cantadas do ano passado. Só gosta das de Slumdog Millionaire (das cantadas) e algumas instrumentais do O Lutador.

  3. Eu prefiro a de The Wrestler. Pra mim, a melhor canção do ano, sem dúvidas.

    Senti falta de “Gran Torino”, canção do filme de Clint que tem até ele mesmo cantando, junto de Jamie Cullun. E eu não gosto de “O… Saya”, mas curto a Jai-Ho e acho bonitinha I Thought I Lost You

  4. A música de “Austrália” é uma das melhores coisas do filme, provavelmente está entre minhas favoritas do ano. Meu voto vai para “The Wrestler”.

  5. Eu sou do tipo que gosta de canções que me façam querer cortar os pulsos – rsrs. Bem drámatica, épica e grandiosa, por isso fico com a de ‘Austrália’ mesmo.

  6. Na verdade eu adoro a música de “Bolt” (mesmo na voz chata da Cyrus), e dificilmente “Australia” entrará em alguma categoria da minha premiação, pois nada me conquistou de verdade no filme de Luhrmann. Entre suas indicadas, acho que fico com a canção “The Wrestler”, do magnífico Bruce Springsteen.

  7. minha música preferida é jai ho destaco também : i see you-avatar e being bad-duplicidade

  8. Caro Cinema e Argumento,

    Os Óscares de Marketing Cinematográfico, iniciativa que pretende nomear o melhor que se fez em publicidade de Cinema no ano de 2009, estão de regresso ao Keyzer Soze’s Place.

    Assim, convido o autor deste blog a expressar a sua opinião em http://sozekeyser.blogspot.com/2010/01/oscares-de-marketing-cinematografico-2.html.

    Desde já, apresento o meu profundo agradecimento na sua disponibilidade para participar nesta iniciativa.

    Cumprimentos cinéfilos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: