Melhores de 2008 – Fotografia

melhorfotografia01

Fazia bastante tempo que uma fotografia não apresentava um caráter tão  complexo e de difícil aceitação como esse. É exatamente por ser tão diferente que a fotografia de César Charleone acaba encantando tanto. Muita gente vai reclamar que, em diversos momentos, quase não se enxerga nada na tela. Missão cumprida, essa era a intenção da fotografia – passar para o espectador como é a cegueira branca que atinge os personagens do filme de Meirelles. Não posso negar que demorei a me acostumar com o trabalho e que em diversos momentos não o tolerei muito, mas tudo é tão cuidadoso, minuciosamente controlado, que fica difícil resistir a um visual tão inovador como esse. Vencedor do ano passado: O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford.

O Escafandro e a Borboleta / A função da fotografia de O Escafandro e a Borboleta é parecida com a de Ensaio Sobre a Cegueira – mostrar para o espectador como o personagem está enxergando. Mas não é só isso que faz com que o filme de Julian Schnabel seja tão espetacular nesse aspecto. Cada paisagem é capturada da maneira correta, cada momento tem cores únicas e nada fica inapropriado diante de tanta beleza.

cinemaatoneDesejo e Reparação / Em certos momentos, Desejo e Reparação parece uma obra de arte – no plano seqüência de Dunkerke, no desfecho dos personagens narrados por Vanessa Redgrave, nas belas paisagens do primeiro ato. A fotografia confere um tom muito respeitoso ao longa e ela é um dos fatores que faz com que tudo nos remetae aos antigos e clássicos romances que tanto fizeram sucesso no cinema.

Sangue Negro / Não entendi muito bem o Oscar de fotografia para Sangue Negro. Não é que seja ruim (muito pelo contrário!), mas não é tão espetacular assim. Realiza um caminho correto e apropriado, mas sem grande presença. Ainda assim tem alguns momentos mais notáveis, principalmente na cena em que um acidente causa a surdez do filho do protagonista. O resto é bem equilibrado e coerente com o clima do filme.

cinemacountry1Onde Os Fracos Não Têm Vez / Ano passado Roger Deakins realizou a esplêndida fotografia de O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford e em Onde Os Fracos Não Têm Vez ele realiza mais um excelente trabalho. O clima sombrio que envolve a ação do filme é fundamental para que os irmãos Coen criem a grande tensão existente em cada cena. Um trabalho menor, mas igualmente satisfatório.

Os visitantes concordaram com a escolha do Cinema e Argumento e também elegeram Ensaio Sobre a Cegueira como o melhor da categoria. Abaixo, a preferência dos visitantes na pesquisa realizada:

1. Ensaio Sobre a Cegueira (42%, 13 votos)

2. O Escafandro e a Borboleta (26%, 8 votos)

3. Desejo e Reparação (13%, 4 votos)

4. Sangue Negro (13%, 4 votos)

5. Onde Os Fracos Não Têm Vez (6%, 2 votos)

11 comentários em “Melhores de 2008 – Fotografia

  1. Pingback: Melhores de 2009 – Fotografia « Cinema e Argumento

  2. Kau, ela é um pouco óbvia sim, se formos analisar o contexto do longa. Mas acho a fotografia de “Ensaio Sobre a Cegueira” belíssima!

    O Cara da Locadora
    , também achei a fotografia a mais bela do ano!

    Kamila, eu entendo a sua escolha. Eu mesmo fiquei muito indeciso na hora de escolher entre o trabalho de “Ensaio Sobre a Cagueira” e “O Escafandro e a Borboleta”.

    Weiner, eu também!

    Pedro, sei que você é fã do filme. Bom saber disso, porque muita gente agora começou a desprezar o trabalho =P

    Rafael Carvalho
    , perdi a oportunidade de ver “Linha de Passe”, mas vou conferir assim que puder.

    Gustavo
    , a parte técnica do filme é impecável, não?

    Rafael Moreira, gosto da fotografia de “Sangue Negro”, mas não tanto.

    Vinícius, não achei um ano tão forte para a categoria…

  3. A fotografia de “Blindness” é maravilhosa e entendo sua escolha, só acho que num ano tão forte para a categoria (talvez “Escafandro e a Borboleta” seja meu favorito aqui), talvez o Charlone não esteja na minha lista. Só não concordo com a fotografia de “Sangue Negro”, que para mim é espetacular…

  4. Matheus, apesar se ser uma ótima fotografia a de “Ensaio sobre a cegueira” achei que foi exagerada. Mesmo que o filme exigisse que fosse assim. Acho que César Charleone fez um trabalho melhor em “O Banheiro do Papa”. A melhor fotografia para mim do ano é a de “Sangue Negro”.

    Abraço!

  5. Eu adoro o trabalho de fotografia de Ensaio Sobre a Cegueira, e não o acho de forma nenhuma óbvio e muitos menos cansativa. Quantos filmes utilizam a fotografia como o César Charlone usou nesse aí? E quem disse que uma fotografia precisa ser inovadora? Se ela consegue trazer algum tipo de significação para o filme, além da beleza das imagens, isso já é de se admirar.

    Mesmo assim, não posso deixar de me encantar com o trabalho do Janusz Kaminski para O Escafando e a Borboleta, meu favorito do ano. Mas na minha lista ainda constaria a fotografia de Linha de Passe e da bem naturalista de Luz Silenciosa. Valeu!!

  6. Adorei seus cinco selecionados e, apesar de gostar muito do trabalho feito por César Charlone, em “Ensaio Sobre a Cegueira”, voto em Janusz Kaminski e a excelente fotografia de “O Escafandro e a Borboleta”.

  7. Eu acho que nada foi mais bonito esse ano do que a fotografia de Ensaios sobre a Cegueira, espero que ganhe…

    PS: O Cara da Locadora disponibilizou um calendário estilizado com imagens e informações de 12 filmes brasileiros clássicos, espero que goste, comenta, viu?

  8. É boa, bruta e fala muito por si só. Mas a fotografia de Blindness não tem nada de inovadora e, para o contexto do filme, achei-a óbvia. Não está entre as 5 melhores do ano, pra mim.

    Das que citaste, fico com a de O Escafandro e a Borboleta: magnífica!!! Sendo que as demais tb são ótimas.

    Abraços, Matheus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: