Os bons tempos do Globo de Ouro?

Durante um bom tempo o Globo de Ouro foi um preciso termômetro para o Oscar. Contudo, nos últimos anos, não foi. A premiação sempre cria boas especulações para o prêmio da Academia com os seus indicados, mas deixa muito a desejar com suas vitórias. Caso de Dreamgirls e Sweeney Todd como melhores musicais nos últimos anos, por exemplo. Portanto, o Globo de Ouro é muito aproveitável na hora de seus indicados, que refletem muito bem a tendência para a festa do Kodak Theater a ser realizada em fevereiro.

Milk, de Gus Van Sant, pode ser considerado o mais esnobado entre os filmes que  mais prometiam indicações. Mas nada supera o total esquecimento de Australia (que deve repetir esse resultado nas próximas premiações) e o surpreendente esquecimento de Batman – O Cavaleiro das Trevas (que só foi lembrado pelo desempenho de Heath Ledger, provável vencedor em sua categoria). Na categoria de TV a surpresa ficou com Bernard & Doris, telefilme nada mais que regular, que conseguiu indicação até na categoria principal.

Revolutionary Road e The Curious Case Of Benjamim Button já podem caminhar tranquilos pela temporada de premiações, assim como a animação WALL-E. Pequenas surpresas surgiram, como Vicky Cristina Barcelona surgindo com grande força – mesmo que isso não diga nada, já que Match Point mal foi lembrado no Oscar – e The Reader adquirindo grande potência ao disputar várias categorias importantes.

Mesmo que as categorias principais sejam bastante interessantes, nada supera a extrema imprevisibilidade nos setores de atuação. A única certeza é Heath Ledger, enquanto outras categorias apresentam grande variedade de desempenhos. Meryl Streep e Kate Winslet confirmaram seus favoritismos, com ambas recebendo duas indicações cada. No setor dramático de interpretações, quem domina é Doubt (nada menos que quatro atores do filme disputam a premiação e o filme ainda disputa roteiro) enquanto na comédia é Vicky Cristina Barcelona quem comanda.

Faz bastante tempo que o Globo de Ouro não apresentava uma lista tão imprevisível e satisfatória. Resta saber se vai manter a qualidade em seus vencedores. Estariam de volta os bons tempos do Globo de Ouro?

10 comentários em “Os bons tempos do Globo de Ouro?

  1. Rafael Moreira, acho que os bons tempos do Globo de Ouro voltaram sim!

    Brenno, eu até que gosto do Globo de Ouro, que tem certa personalidade própria. Mas minha premiação favorita depois do Oscar é o BAFTA.

    Kamila, a lista foi satisfatória pra mim! Com algumas exceções, claro…

    Sérgio
    , o esquecimento mais surpreendente foi o de “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, até porque o Globo de Ouro costuma dar ênfase para os sucessos de bilheteria.

    Gustavo
    , o SAG e o BAFTA vão esclarecer melhor os favoritos para o Oscar!

    Pedro
    , gosto mesmo! E espero que esse ano nós façamos nosso bolão de novo haha

    Vinícius
    , o Globo de Ouro perdeu bastante credibilidade mesmo. Não consigo esquecer aquela desnecessária lista com sete indicados. Principalmente porque alguns deles não chegaram a lugar nenhum, como “The Great Debaters” e “Senhores do Crime”.

    Kau
    , ela não é 100% mesmo, mas eu gostei da seleção!

    Weiner
    , se o Oscar tivesse de cara nova (como diz que está), indicaria “WALL-E” e “Batman – O Cavaleiro das Trevas” na categoria principal!

  2. Estou surpreso quanto ao esquecimento de “Milk”, ainda mais depois do sucesso que o filme vinha fazendo na pré-temporada. O nome de Tom cruise foi a coisa mais bizarra em anos, eu diria. Outra coisa que me desagrada é essas premiações serem tão tradicionalistas e óbvias (preterindo Dark Knight por ser um blockbuster e Wall-E por tratar-se de animação, nas categorias centrais).
    Acho que se Meryl Streep está lá, é porque merece, e ponto final. Para mim, Penelope vai acabar dançando na categoria atriz coadjuvante, pois Winslet é mais calejada que ela e também nunca ganhou o seu Globo de Ouro.
    Abraço!

  3. Matheus, não acho a lista 100% satisfatória, mas isso é normal. A presença de Tom Cruise é algo que me irrita bastante. Mas no geral, acho que foi até aceitável… Nenhum filme absurdo dentre os indicados e acredito que os vencedores também não fugirão disso…

    Bom fds! Abraços!

  4. Também gostei bastante da lista do Globo de Ouro nesse ano. Recuperando um pouco da credibilidade perdida nos últimos anos (especialmente por indicar somente 5 nomes em cada categoria, e não sete como já ocorreu), mostra ser uma premiação de personalidade própria, ainda que não seja um grande termômetro para o Oscar.

  5. Que AUSTRALIA ficaria de fora, até em vista do insucesso, não foi tão surpreendente, mas MILK… A HFPA, pelo visto, não se interessou muito pela história do político gay estadunidense.
    De qualquer forma, as indicações dos Sindicatos são agora os melhores termômetros do Oscar.

  6. Eu vou discordar de você, Matheus. A lista pode ser imprevisível, mas satisfatória???? Na minha opinião, não! Satisfatória é a lista dele na parte de televisão. Em cinema, temos algumas coisas meio estapafúrdias, como a indicação de Tom Cruise, a coisa mais non-sense que eles fizeram nos últimos anos.

  7. O GLOBO AINDA TENTA SER A MELHOR PREMIAÇÃO DEPOIS DO OSCAR, CONFESSO QUE ATÉ DOU VALOR AOS VENCEDORES DESSE PRÊMIO, MAS NÃO CONSIGO ENTENDER O QUE PASSOU PELA CABEÇA DOS VOTANTES AO COLOCAR TOM CRUISE NA DISPUTA DE MELHOR COADJUVANTE POR TROVÃO TROPICAL? ESSA FOI RIDÍCULA!

    ABRAÇOS!!!

  8. A maioria das minhas apostas para o Globo de Ouro, quase sempre vencem. Pois é. O prêmio sempre tem ótimos indicados, esse ano não achei nenhum descartável, mas odiei a ausência de “Milk”, “The Dark Knight” e “Austrália”. Mas como no Globo de Ouro não há muitas categorias técnicas, já esperava que o filme de Luhrmann não fosse muito reconhecido. As maiores disputas são com certeza de atores/atrizes, como você citou. E sim, Matheus, acho que estamos voltando aos velhos tempos do Globo de Ouro. Excelente artigo!

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: