O Segredo de Berlim

thegoodgerman

O Segredo de Berlim, de Steven Soderbergh

Com George Clooney, Cate Blanchett e Tobey Maguire

3

Alguns anos atrás os irmãos Coen resgataram o espírito noir em uma maravilhosa produção chamada O Homem Que Não Estava Lá. Steven Soderbergh tentou fazer algo desse tipo em O Segredo de Berlim, mas o resultado não foi tão produtivo. O que é estranho, pois o filme tem tudo pra dar certo. O visual preto e branco e a reconstituição de época já começam sendo o grande atrativo para os cinéfilos que apreciam filmes assim. Realmente, a fotografia é belíssima (e até merecia uma menção no Oscar) assim como os figurinos. O único aspecto técnico que desaponta é a trilha sonora do Thomas Newman. Ele, que é um excepcional compositor, não acertou o tom no seu trabalho. Mesmo que a parte musical esteja condizente com o filme, soou banal demais. O elenco não é lá grande coisa, mas ao menos realizam trabalhos adequados. George Clooney, que eu não acho que ser uma estrela mais notável, não conseguiria sustentar o filme sozinho – afinal, ele tem sempre a mesma cara. É por isso que Cate Blanchett tem um papel fundamental na história. Beleza e talento é algo que sempre combina com ela. E aqui não é diferente.

O que faz com que O Segredo de Berlim seja um filme esquecível e sem marcas é a insistência do diretor Soderbergh em querer imprimir no longa uma identidade cult. Identidade essa que apareceu naturalmente no já citado filme dos irmãos Coen. A reconstituição criada por O Segredo de Berlim é comum, assim como o roteiro que não tem maiores reviravoltas interessantes. Mas se ele não consegue ser original, tem a felicidade de não ser complicado; é claro e direto, sem discursos complexos ou tramas difíceis de serem acompanhadas. A boa notícia é que o filme funciona, mesmo com esses probleminhas que tanto dificultam a aceitação do longa no sentido de ele ser uma viagem um pouco mal sucedida no tempo. Tendo em vista que o longa poderia ser muito mais do que realmente é – especialmente por causa dos nomes envolvidos nos projetos – cabe ao espectador, então, não ser muito crítico com O Segredo de Berlim. Com isso, ele será uma boa diversão sofisticada.

FILME: 7.0

15 comentários em “O Segredo de Berlim

  1. Pedro, sem dúvida alguma o filme é pretensioso, mas até que o resultado é satisfatório.

    Kamila
    , acredita que eu ainda não assisti “Casablanca”?!?! Por isso que eu não citei o filme!

    Hugo Leon
    , eu achei que ia ter a mesma opinião que você.

    Hugo, é justamente por causa dos nomes envolvidos que “O Segredo de Berlim” é um pouco frustrante.

    Marcel, a Cate é a melhor figura do elenco…

    Kau, o único trabalho do Soderbergh que eu achei impressionante foi “Traffic”. E só a direção, pois não gosto muito do filme em si.

    O Cara da Locadora, o filme tem pontos interessantes sim =)

    Robson, não tenha pressa para vê-lo haha

    Vinícius, também gostei mais da parte técnica, especialmente da fotografia.

    Diego, gosto mais do elenco do que do cineasta.

    Marcel
    , obrigado pelo convite!

    Rafael, o filme funciona, mas parece faltar personalidade…

    Wally, apreciei menos que você.

    Sérgio, assista sem pressa =P

  2. Eu gostei do filme como homenagem, e adorei sua parte estética. Além disso, o elenco é ótimo e também admirei muito todo o delineamento da trama misteriosa.

    Nota 8 [****]

    Ciao!

  3. Não acho um grande filme, e apesar de eu dar a mesma nota para a produção, gosto muito do trabalho. Um noir eficiente e com todos os elementos que o carcterizam. A Blanchett dá uma vida enorme ao filme. Não chega a ser grande coisa, pela facilidade do roteiro, como você apontou, mas cumpre bem o seu papel.

  4. Matheus, estou passando pra convidar você para participar do 1º Bolão que o Talking About Movies está promovendo. Mais informações sobre como participar e demais regras você encontra no nosso blog, do lado direito da página temos o logo do evento, é só clicar ali e deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários.
    Contamos com a sua participação.
    Abraço!

  5. Acho que os maiores atributos de “O Segredo de Berlim” se restringem à parte técnica do filme, uma vez que é pouco original como cinema e nem mesmo como homenagem funciona. No elenco, Blanchett e Maguire estão muito bem (pena que o ator apareça tão pouco).

  6. Eu tenho uma notável característica de atribuir valores muito maiores á filmes não tão bons, rs. Parece ser um consenso em dizer que esse filme é apenas mediano, mas mesmo assim eu o considero um grande filme. Acho que o filme é uma homenagem aos filmes noir, e principalmente Casablanca, não um plágiou ou algo assim. Acho interessante o caráter de intrigas internacionais e como ele mostra que no final, o inimigo se tornou os russos, já que tanto a Alemanha quanto os EUA lutavam contra o comunismo. Escrevi uma crítica com uma nota bem maior do que a sua, até exagerada, rs, depois dá uma olhada…

  7. Soderbergh é um excelente diretor. Acho Traffic impressionante…

    …diria que este O Segredo de Berlim é muito bom. Minha nota não é muito maior que a sua. Os destaques do filme são a fotografia e o elenco.

    Abraços, Matheus!

  8. Não assisti ao filme, mas é uma pena que não seja não tão bom. Sempre espera-se mais de um filme com os envolvidos.

    Abraço

  9. Achei interessante que você não mencionou, no texto, em nenhum momento, a vontade de “O Segredo de Berlim” de emular o clássico “Casablanca”. Eu tinha até curiosidade de ver o filme do Soderbergh, mas perdi totalmente qualquer vontade que tinha de assistir ao longa após as péssimas críticas que eu li sobre ele.

  10. Pretensioso até o último suspiro, O Segredo de Berlim não é nada demais. Legal a citação do filme dos Coen. Este não chega nem perto.

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: