
Cidade conta com decoração e Tapete Vermelho, mas evento acontece somenete na tela do Canal Brasil e nas redes sociais oficiais do Festival. Foto: Cleiton Thiele/Pressphoto
Hoje começa o 48º Festival de Cinema de Gramado. Pela primeira vez desde 2011, quando comecei a subir a Serra Gaúcha para acompanhar ou trabalhar no evento, não poderei fazer uma cobertura diária ao longo da programação. O motivo, no entanto, é nobre: neste ano, fui convidado a integrar o júri da crítica do Festival ao lado de Amanda Aouad, Caroline Zatt da Silva, Isabel Wittmann e Lúcio Vilar. É uma honra tremenda fazer parte desse quinteto, e estou desde já ansioso para conferir o que nos aguarda nas mostras de longas brasileiros, longas estrangeiros e curtas estrangeiros (o júri da crítica entrega um Kikito para o melhor filme de cada um desses segmentos).
Por fazer parte desse júri, obviamente não poderei escrever críticas sobre eles durante o evento, mas, após a entrega dos Kikitos, compartilharei com vocês as minhas impressões sobre os filmes aqui no blog. A programação que começa hoje (18) e se estende até o dia 26 poderá ser conferida nacionalmente, já que o 48º Festival de Cinema de Gramado acontece em formato multiplataforma, com exibição de filmes e homenagens no Canal Brasil (TV e streaming) e demais programações, debates e painéis nas redes sociais oficiais do evento (Facebook, Instagram e YouTube). O longa-metragem brasileiro que abre a programação, a partir das 20h, é Por Que Você Não Chora?, de Cibele Amaral. Confira aqui a programação completa.