
Melhor filme do BAFTA 2018, Três Anúncios Para Um Crime também repete no prêmio britânico as estatuetas para Frances McDormand e Sam Rockwell.
Está registrada e sacramentada a temporada mais previsível e entediante de todos. Normalmente, essa é uma firmação que parece ser repetida ano após ano, mas, dessa vez, temos fatos: pela primeira vez, os vencedores das quatro categorias de atuação (Frances McDormand, Gary Oldman, Allison Janney e Sam Rockwell) se repetiram no Globo de Ouro, no Screen Actors Guild Awards, no Critics’ Choice Awards e no BAFTA. Com essa estatística, é caminho certo para que ganhem o Oscar também. A lógica é bastante semelhante em filme e direção, onde Três Anúncios Para Um Crime e A Forma da Água se alteram na primeira e Guillermo Del Toro (A Forma da Água) reina soberano na segunda. O BAFTA assinou embaixo de tudo isso, dando ligeira vantagem para Três Anúncios Para Um Crime, que saiu o prêmio com as estatuetas de melhor filme, atriz, ator coadjuvante, roteiro original e filme britânico. A divisão entre melhor filme e melhor direção parece um cenário real para o Oscar. Já considerando o segmento técnico, um panorama distributivista, onde apenas A Forma da Água e Blade Runner 2049 conquistaram duas categorias. Tratando-se de merecimento, há pouco o que ser celebrado: são injustificadas as reações tão eufóricas para Três Anúncios Para Um Crime e é perfeitamente possível trocar todos os vencedores entre os intérpretes premiados, mas isso é assunto para o futuro. Confira abaixo a lista completa de vencedores:
MELHOR FILME: Três Anúncios Para Um Crime
MELHOR DIREÇÃO: Guillermo Del Toro (A Forma da Água)
MELHOR ATRIZ: Frances McDormand (Três Anúncios Para Um Crime)
MELHOR ATOR: Gary Oldman (O Destino de Uma Nação)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Allison Janney (Eu, Tonya)
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Sam Rockwell (Três Anúncios Para Um Crime)
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Três Anúncios Para Um Crime
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Me Chame Pelo Seu Nome
MELHOR FILME BRITÂNICO: Três Anúncios Para Um Crime
MELHOR TRILHA SONORA: A Forma da Água
MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADOS: O Destino de Uma Noção
MELHOR ANIMAÇÃO: Viva – A Vida é Uma Festa
MELHOR FIGURINO: Trama Fantasma
MELHOR MONTAGEM: Em Ritmo de Fuga
MELHOR FOTOGRAFIA: Blade Runner 2049
MELHORES EFEITOS VISUAIS: Blade Runner 2049
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO: A Forma da Água
MELHOR SOM: Dunkirk
MELHOR DOCUMENTÁRIO: Eu Não Sou Seu Negro
MELHOR FILME ESTRANGEIRO: A Criada (Coréia do Sul)
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO: Poles Apart
MELHOR CURTA-METRAGEM BRITÂNICO: Cowboy Dave
EEE RISING STAR: Daniel Kaluuya (Corra!)
A maioria das categorias vai ter zero de mistério. Mas também acho que melhor filme não está decidido.
Realmente, está ficando muito chata essa temporada. Acho que ainda temos um pouco de suspense em Melhor Filme, ainda mais após a vitória de “Três Anúncios Para um Crime” no BAFTA, mas ainda acredito no favoritismo de “A Forma da Água”.