2012 foi um ano interessantíssimo para os roteiros originais, mas, por melhor que todos sejam, nenhum se compara ao de A Separação. Escrito por Asghar Farhadi, que também é responsável pela direção, o roteiro é um verdadeiro exemplo de como uma história bem elaborada e atenta a todos os detalhes desde o princípio faz toda a diferença. Não que A Separação não tenha outros méritos (a direção é segura e o elenco é excepcional), mas o texto de Farhadi é de uma qualidade absurda: jogando o espectador de um lado para o outro entre os personagens, ele desafia o espectador a descobrir quem diz a verdade em um conflito extremamente nervoso. E nada é apelativo, já que todos os conflitos encenados são muito próximos da vida real. Um belo trabalho calcado em diálogos que, além do confronto principal entre dois personagens, ainda encontra espaço para falar sobre velhice, lealdade e casamento com extrema simplicidade e eficiência. Roteiro de dar inveja.
•••
OUTROS INDICADOS:
Quem disse que um filme de James Bond não pode receber aplausos também pelo roteiro? No caso de 007 – Operação Skyfall, celebrações são mais do que apropriadas / Suscetível a todo tipo de interpretação, o roteiro de Holy Motors é um completo delírio, mas instigante justamente em função desse efeito / Moonrise Kingdom é o melhor trabalho de Wes Anderson, que, em parecia com Roman Coppola, criou um texto incrivelmente prazeroso / É bom ficar de olho em Andrew Haigh, que, em Weekend, fez um retrato realista da intimidade de um casal (e pouco importa se ele é formado por dois homens).
EM ANOS ANTERIORES: 2011 – Melancolia | 2010 – A Origem | 2009 – (500) Dias Com Ela | 2008 – WALL-E | 2007 – Ratatouille
_
ESCOLHA DO PÚBLICO:
1. A Separação (40.54%, 15 votos)
2. Moonrise Kingdom (32.43%, 12 votos)
3. Holy Motors (10.81%, 4 votos)
4. Weekend (10.81%, 4 votos)
5. 007 – Operação Skyfall (5.41%, 2 votos)
Kamila, pois procure conferir esses dois – especialmente o primeiro, que é um filme mais universal!
Stella, “Skyfall” merecia mais reconhecimento pelo roteiro, né?
Clóvis, não tem dúvida mesmo. “A Separação” é absoluto nessa categoria!
Cleber, pois tire esse atraso! “A Separação” merece ser conhecido!
Eu acho o roteiro de Weekend excelente, assim como o filme todo!
E infelizmente até hoje não assisti A Separação.
Dos seus indicados, só assisti ao filme de Asghar Farhadi e “Skyfall”. E não tenho dúvidas aqui: é “A Separação” na cabeça!
Meu voto se divide igualmente entre Skyfall e A Separação, Matheus, dois filmaços! Votei no primeiro, imaginando que seria pouco escolhido… ;-)
Dos seus indicados, só não assisti a “Weekend” e “Holy Motors”. E minha escolha de vencedor foi a mesma que a sua.