É o típico caso em que o filme não foi unanimidade, mas cujo trabalho técnico foi reconhecido – e premiado – por onde passou. E A Invenção de Hugo Cabret merece todos os elogios do mundo pelo visual minucioso e encantador. O que mais impressiona, sem qualquer sombra de dúvida, é a direção de arte do italiano Dante Ferretti. Poucas vezes Paris impressionou além do cartão-postal e foi reconstituída de forma tão bela. Fica visível para o espectador que cada detalhe foi devidamente pensado e o resultado desse conjunto de acertos é o excepcional trabalho que podemos ver ao longo do filme. Das ruas da capital francesa até os cenários que são palco das homenagens ao cinema, A Invenção de Hugo Cabret nunca deixa de ser instigante ao transportar o espectador para dentro daquele mágico universo. Mesmo quem não se empolga com o filme (como é o meu caso) há de reconhecer a preciosidade alcançada por Ferretti nessa especialíssima direção de arte.
•••
OUTROS INDICADOS:
A Terra Média volta a encantar graças também à direção de arte em O Hobbit – Uma Jornada Inesperada / O Impossível reconstituiu com perfeição a devastação e o caos hospitalar da Tailândia pós-tsunami / Singela, nostálgica e cheia de simbologias, a direção de arte é um dos pontos altos de Moonrise Kingdom / Muito além dos efeitos visuais, Prometheus ainda realiza um belo trabalho de direção de arte para dar vida ao universo de Ridley Scott.
EM ANOS ANTERIORES: 2011 – Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 | 2010 – O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus | 2009 – O Curioso Caso de Benjamin Button | 2008 – Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet | 2007 – Maria Antonieta
_
ESCOLHA DO PÚBLICO:
1. A Invenção de Hugo Cabret (32.14%, 18 votos)
2. Moonrise Kingdom (32.14%, 18 votos)
3. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (16.07%, 9 votos)
4. Prometheus (14.29%, 8 votos)
5. O Impossível (5.36%, 3 votos)
Marcos, “Perdas e Danos” está na minha lista de futuras sessões =)
Kamila, “A Invenção de Hugo Cabret” é imbatível nesse aspecto, né?
Clóvis, direção de arte simplesmente encantadora!
“A Invenção de Hugo Cabret” é imbatível nesse quesito. os cenários do filme estão comigo até hoje.
Acho a direção de arte de “Prometheus” incrível, mas meu voto foi para “A Invenção de Hugo Cabret”, que é um grande trabalho nesse sentido.
Caros,revi Perdas e Danos,do grande Louis Malle,com juliete Binoche e Jeromy Irons.Revejam,um filmaço !
Caros,a Globo Filmes monopoliza o mercado cinematográfico nacional,além das poucas boas películas – já que muitos diretores globais têm uma linguagem de novelas da emissora -,a sua distribuição é feita uma maneira avassaladora,o que impede outras produções,independentes,de serem distruibuídas com isonomia.
Um exemplo cabal é o útimo filme de Ugo Giorgeti,lançado no início de do ano passado,Cara ou Coroa,estrelado pelo grande Walmor Chagas que,até hoje,pelo menos em Brasília,jamais passou em nenhuma sala de cinema e tampouco está disponível nas locadoras locais.