I. São considerados todos os filmes lançados comercialmente nos cinemas brasileiros no ano de 2011.
II. Qualquer filme lançado diretamente em DVD (desde que inédito no Brasil) também está apto a concorrer.
III. As categorias são: filme, direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro original, roteiro adaptado, elenco, montagem, fotografia, canção original, efeitos especiais, trilha sonora, figurino, animação, edição/mixagem de som e direção de arte
IV. Em cada categoria, são admitidos apenas cinco concorrentes. A exceção encontra-se em efeitos especiais e animação, onde são três filmes na disputa.
V. Após divulgados, os indicados e os vencedores não poderão ser alterados posteriormente. A avaliação é feita de acordo com os filmes conferidos em 2011 e o que for assistido após a premiação não poderá interferir no resultado já divulgado.
VI. Algumas definições se adaptam aos princípios do autor do blog. Por exemplo: ana passado, o circuito de premiações considerou os roteiros de Toy Story 3 e Tropa de Elite 2 adaptados por se basearem em personagens que já existiam antes. No entanto, o Cinema e Argumento considera como roteiro a história de um longa e não os personagens. Portanto, os filmes já citados se enquadraram na definição de roteiro original.
VII. Não existe limite de indicações indicações ou vitórias para determinado profissional em uma categoria. Como visto em premiações passadas, Meryl Streep recebeu indicação dupla, ao passo que Kate Winslet venceu em duas categorias diferentes.
VIII. Os filmes elegíveis para a edição do 2011 do prêmio Cinema e Argumento são: 127 Horas, Água Para Elefantes, Além da Vida, Amizade Colorida, Amor a Toda Prova, Amor e Outras Drogas, A Árvore da Vida, Biutiful, Bravura Indômita, Bruna Surfistinha, Burlesque, As Canções, Capitão América: O Primeiro Vingador, A Casa, Cisne Negro, Como Você Sabe, A Condenação, Contágio, Contra o Tempo, Um Conto Chinês, Cópia Fiel, Deixe-me Entrar, Desenrola, Um Dia, O Discurso do Rei, Em Um Mundo Melhor, Enrolados, Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família, Entre Segredos e Mentiras, Esposa de Mentirinha, A Garota da Capa Vermelha, Gato de Botas, Um Gato em Paris, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, Inquietos, Inverno da Alma, Um Lugar Qualquer, O Mágico, Uma Manhã Gloriosa, Margin Call – O Dia Antes do Fim, Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual, Meia-Noite em Paris, Melancolia, Minha Versão do Amor, Missão Madrinha de Casamento, A Morte e Vida de Charlie, Os Muppets, Namorados Para Sempre, Não Me Abandone Jamais, Não Tenha Medo do Escuro, Um Novo Despertar, O Palhaço, Pânico 4, A Pele Que Habito, Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, Planeta dos Macacos: A Origem, Professora Sem Classe, Reencontrando a Felicidade, Reféns, Reino Animal, Rio, A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1, Sem Saída, Sexo Sem Compromisso, Um Sonho de Amor, Super 8, Tarde Demais, Toda Forma de Amor, Tudo Pelo Poder, O Turista, A Última Estação, O Ursinho Pooh, Vejo Você no Próximo Verão, O Vencedor, VIPs, X-Men: Primeira Classe.
(Um agradecimento mais do que especial para o meu amigo Alex Majkowski, responsável pelas imagens dos vencedores que vocês verão nos próximos posts).
Rafael, mas, então, esses filmes não existem para você? =(
Kamila, que venham! \o/
Ghuyer, acho muito errado considerar roteiro adaptado só por ser continuação! Chega a ser um absurdo!
Muito legal saber que tu também considera originais os roteiros de continuações como Toy Story 3 e Tropa de Elite 2! Eu me sentia único nesse quesito.
Legal, Matheus! Que venham as indicações e os vencedores! :)
Opa, vamos começar! :P
Lá no blog não considero elegíveis os filmes lançados diretamente em DVD e Beginners e Reino animal acabaram ficando de fora. Irei acompanhar sua premiação como todo ano. *ansioso*