Melhores de 2009 – Roteiro Original

(500) Dias Com Ela não só é um dos melhores filmes do ano, também é o mais adorável. Foi uma grata surpresa trazida pelo diretor Marc Webb, que entregou um dos filmes mais queridos pelo público esse ano. Não é só pelo fato de ser simpático que (500) Dias Com Ela conquistou. O longa conta uma história de amor num formato bem diferente. É certo que o tom romântico está presente, mas na realidade estamos diante de uma história triste e emotiva. O roteiro, no final das contas, acerta em praticamente tudo: desde os rumos tomados na história até os personagens bem construídos. Sem falar, claro, de algumas cenas únicas, em especial aquela envolvendo realidade X expectativa. Em anos anteriores: 2006 – Pequena Miss Sunshine, 2007 – Ratatouille e 2008WALL-E.

UP – ALTAS AVENTURAS

Up – Altas Aventuras, como já foi dito por aqui, não é o melhor que a Pixar realizou nos últimos tempos, mas possui o roteiro mais emocionante de todos. É impressionante como o estúdio conseguiu criar uma abordagem totalmente adulta para as memórias emotivas do protagonista e ainda assim colocar um boa dose de humor e aventura na trama. E isso já o credencia como um dos melhores roteiros originais do ano.

AVATAR

Não sou um dos grandes defensores de Avatar e muito menos enxergo no roteiro toda a filosofia que andam apontando por aí. Mas, não posso negar que a história é muito bem conduzida. De forma segura, o roteiro transita com habilidade entre o drama e a aventura nas suas quase três horas de duração. Cameron pode ser simplista no texto, mas nem por isso deixa de ser eficaz.

A GAROTA IDEAL

O cinema independente volta a figurar a lista de melhores roteiros do ano com um drama. Apesar da comédia ser o gênero mais popular dessas pequenas produções, o drama também se consolida como dono de textos muito bem trabalhados. A Garota Ideal não foge disso e consegue dramatizar com muita competência uma história que poderia ser apenas cômica em sua essência.

A PARTIDA

A Partida foi uma das melhores surpresas de 2009 e grande parte dos méritos desse filme vai para o ótimo roteiro, que dosa muito bem uma dramaticidade interessante com alguns momentos cômicos. A temática poderia cair no lugar comum e até mesmo soar como um tipo de cópia do seriado Six Feet Under. Mas isso não aconteceu. O roteiro de A Partida tem autonomia e muita segurança.

_

Escolha do público:

1. (500) Dias Com Ela (54%, 22 votos)

2. A Garota Ideal (15%, 6 votos)

3. Up – Altas Aventuras (12%, 5 votos)

4. A Partida (10%, 4 votos)

5. Avatar (10%, 4 votos)

11 comentários em “Melhores de 2009 – Roteiro Original

  1. Diante do meu proposito de fazer um documentário mostrando a importância das pessoas em conhecerem seus direitos de cidadania em observar os atos das gestões publica e por direito, fazer o controle social do Estado nas suas assoes politicas nos gerenciamentos das coisas publicas e delas tomarem conhecimentos seus modos de financiamentos, cujas verbas ou recursos advêm dos mais de cinco meses dos nossos ganhos integrais, depositados nas contas dos três entes federativos sob forma de impostos, os quais, por nossas negligencias, os políticos se aproveitam dessas irresponsabilidades da própria população e, a ao seu bel prazer em todo o território nacional, eles, por assumirem a gestão das coisas publicas, estão utilizando esses recursos de nos advindos, os transformam em moeda de troca por por projetos de lei. inclusive, de forma lucrativas através de privativismos e garantias de votos!
    Isso a anos ja vem acontecendo com os serviços públicos, como saúde, educaçao e demis outros cujas obrigações o Estado esta deixando de ter. Porque estão acontecendo essas irresponsabilidades daqueles cujos deveres eeveres os confiamos nas urnas eleitorais?

    -SIMPLES: “FALTA DE RESPONSABILIDADES DA PRÓPRIA POPULAÇÃO QUE DÃO SEUS AVAIS ATRAVÉS DAS URNA ELEITORAIS, MAS NÃO OS ACOMPANHAM FAZENDO O CONTROLE SOCIAL DO ESTADO, MESMO PORQUE EXISTE NO BRASIL AS ACOES POLITICAS MENTIROSOS, DESLAVADAS E MESQUINHEZAS CHAMADAS DE “CONTROLE DO SOCIAL PARA O SOCIAL NÃO FUNCIONAR, IMPINGINDO NA POPULAÇÃO TODA SORTE DE ENGANAÇÃO COM OCORREU NO ULTIMO FORO DO MINISTÉRIO PUBLICO AQUI NO RIO DE JANEIRO PARA “VALIAR O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE CONSTITUCIONALMENTE”, QUE NÃO OCORREU DENTRO DO TEMA PROPOSTO, O QUAL TEVE A COORDENAÇÃO DA DRA. ANA BELE, A QUAL, POR DEVERES, DEVERIA ESTAR DEFENDENDO OS NOSSO DIREITOS E NÃO OS DOS GESTORES PLENOS COMO CORREU COM 12 PALESTRANTES EM SUAS EXPOSIÇÕES DE MOTIVOS SÓ DEFENDENDO O ESTADO E SÓ UM, SR SILVA, DEFENDEU USUÁRIOS E PACIENTES DA REDE SUS. -ALIAS ISSO SÃO HÁBITOS COMUNS DO ESTADO, INFELIZMENTE!
    A POPULAÇÃO TEM DE VER ISSO, E, EXATAMENTE ISSO QUE IREMOS DEMONSTRAR E MOSTRAR A TODA POPULAÇÃO PARA QUE, PELO O MENOS 0,5% TERÃO OPORTUNIDADE DE VÊ, ATRAVES DO NOSSO DOCUMENTÁRIOS, COMO SÃO IMPORTANTES BUSCAR SEU DIREITOS E EXIGIR QUE O ESTADO PRESTE CONTAS A TODOS OS BRASILEIROS, AS SUAS TRANSPARÊNCIAS DOS GASTOS PUBLICO, ENTRETANTO, O MAIOR PERIGO: OS “MPEs” e os “DFPEs” cujas ações contra o Estado, eles sempre não recomendam porque não?

    Se tem alguem que tomem contatos deste texto, por favor me comunique para que possamos nos unirmos e fazer um documentário de grande valia para esclarecer o publico o quanto sao importantes que as comunidades tome conhecimentos dos seus direitos em acompanharem os atos e serviços, sobre tudo nas areas mais importantes dos serviços públicos e como fazer o controle social do Estado cujas leis nos fornecem esses direito ok? -https://twitter.com/AbentoPedro, http://fecebook.com/abentopedro – Esse documentario queremo que ele seja imprgnados de emoçoes em todos os nosso direitos, ok? *Obrigado e estou as suas esperas, ta!!

  2. Meu favorito também é “(500) Dias com Ela”, as sacadas que o roteiro tem são os responsáveis por tornar este filme uma gostosa surpresa. ;)

  3. Cleber, sim \o/

    Amenar, se você ler a minha resenha de “Bastardos Inglórios”, vai perceber que eu achei o filme muito chato!

    Reinaldo, não sei porque a resistência de tanta gente com o roteiro de “Avatar”. Quer dizer, então, que a “obra-prima” do ano e a “revolução cinematográfica” de James Cameron não tem méritos no texto? Soa meio estranho isso…

    Bruno, “A Partida” foi uma grande surpresa pra mim.

    Alexsandro, não entendo como um filme tão venerado pelo público tem um roteiro tão desdenhado pelos mesmos – já que, ao menos pra mim, o roteiro é uma das grandes razões pela qual um filme se torna maravilhoso.

    Brenno, que bom que concorda comigo, daí não vou passar por louco aqui hahaha

    Vinícius, também considero o roteiro de “(500) Dias Com Ela” o melhor aspecto do filme.

    Melody, “Bastardos Inglórios”, na minha opinião, é um trabalho genial de direção e não de roteiro.

  4. AVATAR? AVATAR? O roteiro é basicamente a versão moderna de Pocahontas. Dá pra adivinhar o que vai acontecer 10 min antes do acontecimento de fato.
    De brincadeira colocar esse filme e não colocar Inglourious Basterds, que tem um roteiro magnífico, calculado palavra por palavra.

  5. Acho que o roteiro de “500 Dias com Ela” é o seu melhor aspecto e por isso merece mesmo o reconhecimento. A maior parte da originalidade do filme parte dele. Ótima seleção, com destaque para “A Garota Ideal” e “A Partida”.

  6. Cadê Bastardos Inglórios?!

    Bom, daí não vi A Partida e não indicaria Avatar. Acho que o longa de Cameron possui outros pontos a serem lembrados que não o roteiro, que é um dos pontos mais baixos do filme. Contudo, o roteiro de (500) Dias Com ela me agrada bastante ao passo que o de Up me parece um tanto fraco para esta categoria.

    Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: