Meu Nome Não é Johnny

Direção: Mauro Lima

Elenco: Selton Mello, Cléo Pires, Júlia Lemmertz, Eva Todor, Cássia Kiss, André Di Biasi.

Brasil, 2008, Drama, 113 minutos, 14 anos.

Sinopse: João Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro. Filho de um diretor do extinto Banco Nacional, ele cresceu no Jardim Botânico e frequentou os melhores colégios, tendo amigos entre as famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu intensamente os anos 80 e 90. Neste período, conheceu o universo das drogas, mesmo sem jamais pisar numa favela. Logo, tornou0se o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então, passou a frequentar o cotidiano do sistema carcerário brasileiro.

Até hoje não consigo entender toda a polêmica em volta do superestimado Tropa de Elite (que os fãs me perdoem, mas não vejo nada demais). Meu Nome Não é Johnny trata da mesma temática – o tráfico de drogas. Como eu não sou fã do filme de José Padilha, achei que o longa-metragem de Mauro Lima consegue fazer uma denúncia muito melhor e mais sincera. Mas, deixando de lado todo esse papo de drogas, esse filme (que é o primeiro brasileiro lançado esse ano) tem vários aspectos positivos que o tornam muito mais do que uma mera denúncia social.

O maior mérito, sem dúvida, é o sempre ótimo Selton Mello, que cada vez mais comprova ser um excelente ator – carismático e competente, sempre se encaixando muito bem em seus papéis. O filme é dele, que aproveita muito bem cada momento da produção. Quem faz seu par romântico é a linda Cléo Pires, em sua segunda incursão no cinema (sua primeira vez foi como a musa do péssimo Benjamim) e ela está ótima. As coadjuvantes Cássia Kiss e Júlia Lemmertz também realizam bons trabalhos.

Meu Nome Não é Johnny conta com cenas em Barcelona e Veneza, cenas em que o roteiro fica muito divertido, com um humor totalmente agradável. Falando em roteiro, ele é um pouco óbvio e pouco ousado, parecendo uma versão de Scarface, somente narrando a ascenção de um homem no mundo das drogas, mas foge de qualquer esquema de filmes banais feitos pela Globo Filmes. Um poco longo (fica particularmente desinteressante nos momentos finais), o filme conseguiu me surpreender. Não é nada comercial e consegue ter personalidade própria. Um achado do cinema brasileiro.

FILME: 7.5

3

7 comentários em “Meu Nome Não é Johnny

  1. Curiosidades
    – O diretor Mauro Lima teve contato com Meu Nome Não é Johnny através da Columbia Pictures do Brasil, distribuidora pela qual estava lançando Tainá 2 – A Aventura Continua (2005). Ele soube que a produtora Mariza Leão estava à procura de um diretor para o filme e resolveu se candidatar ao cargo.

    – Cléo Pires entrou nos sets de filmagens apenas 5 dias após concluir as gravações da novela “Cobras & Lagartos”.

    – As filmagens ocorreram nas cidades do Rio de Janeiro, de Barcelona e de Veneza.

    – O orçamento de Meu Nome Não é Johnny foi de R$ 6 milhões
    até o livro já publicaram, muito bom
    http://www.facildownloads.com.br/new/html/detalhesProduto.php?id=20

  2. Ainda vi Meu Nome Não é Johnny, quero ver se consigo fazê-lo no fim de semana. Assim que o fizer comento aqui.

    Fuiiiiiiii

  3. Sou muã dos trabalhos do Selton mello.. vou confiante nos cinemas pra assistir um excelente filme, toamra que não me desaponte… pelo menos pela sua critca não irei…
    acho um marco muito positivo o tema já ser abordado pelo fato de quem estar a frente disso tudo é a Globo filmes…espero queo padrão globo não tenha estragado uam excelente história e oportunidade de abordar com seriedade um tema tão polêmico e atual…ah, o filme estreia amanha aqui em tauabté, pode? pelo menos estreiará….rs
    abraços

  4. Devo assistir a este filme na próxima semana. Adoro o Selton Mello e acho que o ponto legal dessa história é que ela permanece, infelizmente, atual.

  5. Gosto muito do Selton Mello, mas não fiquei muito empolgado para ver esse filme no cinema. Contudo, gostei de saber que não é tão comercial quanto aparenta. Quem sabe no DVD… Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: