Melhores de 2023: “Assassinos da Lua da Flores” é o filme mais indicado da lista, seguido por “Oppenheimer”

best23kflower

Se é fácil analisar e criticar listas alheias, acho que a figura muda de cenário quando nós próprios precisamos formular alguma seleção. É impossível atravessar essa tarefa apenas com os instintos: faltará lugar para filmes que pensávamos ser dignos de muito mais, entenderemos que nem sempre uma obra ter mais indicações do que outra significa necessariamente maior excelência e poderá ser até angustiante o dilema entre apenas escolher aqueles que mais gostamos ou também pensar em abrir mão de certos títulos em busca de uma composição mais ampla e diversa, de forma que a lista final seja também uma comunicação e um posicionamento.

Desde 2007 venho tentando equilibrar tudo isso quando escolho os meus “melhores do ano”, tendo em vista tudo o que tempo nos ensina e como o cinema passa a significar diferentes coisas para a gente. Nunca é uma tarefa fácil e, por isso, fecho as contas da seleção de 2023 com essa mesma sensação de ter vivido dúvidas árduas, mas também uma satisfação muito grande ao chegar a um resultado que definitivamente me representa. Em suma, no que tange o número de indicações, o topo é ocupado por Assassinos da Lua das Flores, o filme de Martin Scorsese que mais gostei de ver em anos, lembrado em 11 categorias, seguido de perto por Oppenheimer, de Christopher Nolan, outro longa que, ao meu ver, representa um ponto especial na carreira do diretor em questão.

Confira a lista completa, que considera os títulos lançados comercialmente no Brasil, seja nas salas de cinema ou em streaming:

MELHOR FILME
Acampamento de Teatro, de Molly Gordon e Nick Lieberman
Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese
Close, de Lukas Dhont
Entre Mulheres, de Sarah Polley
Monster, de Hirokazu Kore-eda
Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho
Oppenheimer, de Christopher Nolan
Pedágio, de Carolina Markowiczc
O Peso da Dor, de Franz Kanz
Tia Virgínia, de Fabio Meira

MELHOR DIREÇÃO
Carolina Markowicz (Pedágio)
Christopher Nolan (Oppenheimer)
Hirokazu Kore-Eda (Monster)
Lukhas Dont (Close)
Martin Scorsese (Assassinos da Lua das Flores)

MELHOR ATRIZ
Carey Mulligan (Maestro)
Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores)
Maeve Jinkings (Pedágio)
Mia Goth (Pearl)
Vera Holtz (Tia Virgínia)

MELHOR ATOR
Bill Nighy (Viver)
Cillian Murphy (Oppenheimer)
Colman Domingo (Rustin)
Eden Dambrine (Close)
Gael García Bernal (Cassandro)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Ann Dowd (O Peso da Dor)
Arlete Salles (Tia Virgínia)
Joana Gatis (Noites Alienígenas)
Louise Cardoso (Tia Virgínia)
Martha Plimpton (O Peso da Dor)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ben Whishaw (Passagens)
Chico Diaz (Noites Alienígenas)
Jason Isaacs (O Peso da Dor)
Reed Birney (O Peso da Dor)
Robert De Niro (Assassinos da Lua das Flores)

MELHOR ELENCO
Acampamento de Teatro
Assassinos da Lua das Flores
Entre Mulheres
O Peso da Dor
Tia Virgínia

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Os Banshees de Inisherin
Close
Monster
Pedágio
O Peso da Dor

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Assassinos da Lua das Flores
Crescendo Juntas
Entre Mulheres
Noites Alienígenas
Viver

MELHOR MONTAGEM
Acampamento de Teatro
Assassinos da Lua das Flores
Monster
Oppenheimer
Retratos Fantasmas

MELHOR FOTOGRAFIA
Assassinos da Lua das Flores
Close
Decisão de Partir
Monster
Oppenheimer

MELHOR TRILHA SONORA
Os Banshees de Inisherin
Close
Godzilla Minus One
Império da Luz
Oppenheimer

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Assassinos da Lua das Flores
Barbie
Oppenheimer
Tia Virgínia
Wonka

MELHOR FIGURINO
Assassinos da Lua das Flores
Barbie
Maestro
Viver
Wonka

MELHOR SOM
Assassinos da Lua das Flores
Godzilla Minus One
Oppenheimer
Tár
Tinnitus

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Camp isn’t Home” (Acampamento de Teatro)
“Dance the Night” (Barbie)
“I’m Just Ken” (Barbie)
“What Was I Made For?” (Barbie)
“A World of Your Own” (Wonka)

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Godzilla Minus One
A Morte do Demônio: A Ascensão
Oppenheimer

MELHOR MAQUIAGEM & PENTEADOS
A Baleia
Maestro
A Morte do Demônio: A Ascensão

Deixe um comentário