
Pantera Negra e o SAG de melhor elenco: vitória marca ano de consagração para os filmes populares.
Extremamente popular, o Screen Actors Guild Awards refletiu a recorrente pulverização de favoritismos nessa temporada de premiações. Com uma seleção extremamente questionável (não faz sentido algum A Favorita e Vice não terem disputado a categoria principal, por exemplo), o prêmio consagrou cinco filmes diferentes nas categorias de Cinema, entregando a honraria máxima de melhor elenco para Pantera Negra, que marca época não apenas por ser um filme de super-herói, mas também por quebrar, como um todo, a caretice de cerimônias que insistem em negar consagrações para obras mais populares. Nesse sentido, tão bacana quanto a estatueta para Pantera Negra foi a vitória de Emily Blunt como coadjuvante pelo terror Um Lugar Silencioso (todos os atores do filme fizeram campanha como coadjuvantes). O que fica para a posteridade dessa temporada são as vitórias de Glenn Close, Rami Malek e Mahershala Ali, todos com a papelada já encaminhada para conquistar o Oscar. Pela frente, será interessante observar os movimentos do BAFTA, que também não conta com Regina King na disputa de atriz coadjuvante e que promove o confronto direto entre Roma e A Favorita, os dois recordistas de indicações ao Oscar 2019.
Confira abaixo a lista completa de vencedores do Screen Actors Guild Awards:
CINEMA
MELHOR ELENCO: Pantera Negra
MELHOR ATRIZ: Glenn Close (A Esposa)
MELHOR ATOR: Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Emily Blunt (Um Lugar Silencioso)
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Mahershala Ali (Green Book: O Guia)
SÉRIES, MINISSÉRIES E TELEFILMES
MELHOR ELENCO EM DRAMA: This is Us
MELHOR ELENCO EM COMÉDIA: The Marvelous Mrs. Maisel
MELHOR ATRIZ EM DRAMA: Sandra Oh (Killing Eve)
MELHOR ATOR EM DRAMA: Jason Bateman (Ozark)
MELHOR ATRIZ EM COMÉDIA: Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Maisel)
MELHOR ATOR EM COMÉDIA: Tony Shalhoub (The Marvelous Mrs. Maisel)
MELHOR ATRIZ EM MINISSÉRIE/TELEFILME: Patricia Arquette (Escape at Dannemora)
MELHOR ATOR EM MINISSÉRIE/TELEFILME: Darren Criss (The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story)
Achei muito bacana a vitória de “Pantera Negra” em Melhor Elenco, apesar disso evidenciar a queda de “Nasce uma Estrela”, que tem tido um desempenho pífio na temporada de premiações. No mais, fiquei muito surpresa com as vitórias de Rami Malek (apesar de acreditar que ele não leva o Oscar) e de Emily Blunt (tadinha de Amy Adams)!
Com a vitória de Emily Blunt, Regina King não viu seu favoritismo ser ameaçado.
Kamila, também acho que a Regina King segue firme e forte em atriz coadjuvante! A ausência dela no SAG só comprova o quanto o Sindicato está, de fato, perdendo a sua sintonia com o Oscar.