Os vencedores do Oscar 2018

Depois de Alfonso Cuarón e Alejandro González-Iñárritu, outro diretor mexicano conquista o Oscar: Guillermo Del Toro é o grande vencedor da cerimônia em 2018 com A Forma da Água, vencedor em quatro categorias, incluindo melhor filme.

Seguindo a linha de todas as outras premiações, o Oscar 2018 consagrou, no geral, todos os favoritos até então ou, ao menos, aqueles que eram considerados alternativas. Foi o ponto final esperado para uma temporada que, apesar da diversidade em qualidade e estilo de seus indicados, em nenhum momento chegou perto de ousar, seja nas categorias principais ou nas técnicas. Vejam bem, não falo da surpresa pela surpresa e sim da capacidade de pensar diferente em uma lista que claramente permitiria isso. Com quatro vitórias, incluindo filme e direção, A Forma da Água confirmou o seu favoritismo como melhor filme, principalmente porque, lá pelo meio da cerimônia, Três Anúncios Para Um Crime perdeu a categoria de roteiro original para Corra! (era sua única esperança de um triunfo maior, visto que não concorria em direção).

Com a celebração de A Forma da Água, a teoria de que o filme mais apaziguador reina no Oscar novamente se confirma. No entanto, não vale reduzir o filme de Del Toro a essa estatística: é super importante (e cinematograficamente justo) que cada vez mais sejam celebradas obras onde os heróis são uma faxineira muda, uma faxineira negra, um artista gay e um cientista comunista, especialmente quando eles estão todos contra o homem branco, engravatado, elitista, autoritário e preconceituoso. Para uma cerimônia de 90 anos, faltou um espírito maior de celebração, mas, quando um diretor mexicano que a vida inteira fez carreira com histórias de cunho fantástico ganha o Oscar de melhor filme, só temos a comemorar. Confira a lista completa de vencedores:

MELHOR FILME: A Forma da Água
MELHOR DIREÇÃO: Guillermo Del Toro (A Forma da Água)
MELHOR ATRIZ: Frances McDormand (Três Anúncios Para Um Crime)
MELHOR ATOR: Gary Oldman (O Destino de Uma Nação)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Allison Janney (Eu, Tonya)
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Sam Rockwell (Três Anúncios Para Um Crime)
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Me Chame Pelo Seu Nome
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Corra!
MELHOR TRILHA SONORA: A Forma da Água
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL: “Remember Me” (Viva – A Vida é Uma Festa)
MELHOR MONTAGEM: Dunkirk
MELHOR FOTOGRAFIA: Blade Runner 2049
MELHOR FIGURINO: Trama Fantasma
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO: A Forma da Água

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADOS: O Destino de Uma Nação
MELHOR EDIÇÃO DE SOM: Dunkirk
MELHOR MIXAGEM DE SOM: Dunkirk
MELHORES EFEITOS VISUAIS: Blade Runner 2049
MELHOR FILME ESTRANGEIRO: Uma Mulher Fantástica (Chile)
MELHOR DOCUMENTÁRIO: Ícaro
MELHOR ANIMAÇÃO: Viva – A Vida é Uma Festa
MELHOR CURTA-METRAGEM: The Silent Child
MELHOR CURTA-METRAGEM (DOCUMENTÁRIO): Heaven is a Traffic Jam on the 405
MELHOR CURTA-METRAGEM (ANIMAÇÃO): Dear Basketball

2 comentários em “Os vencedores do Oscar 2018

  1. A forma da água mostrou que você não precisa de um grande orçamento para um ótimo filme. Eu pensei que o elenco era excelente, especialmente Michael Shannon. Seu vilão era impecável. Michael Shannon será impecável em seu novo filme. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Na minha opinião, Fahrenheit 451 será o mehor filme de drama de este ano. O ritmo do livro é é bom e consegue nos prender desde o princípio. O filme vai superar minhas expectativas. Além, acho que a sua participação neste filme realmente vai ajudar ao desenvolvimento da história.

  2. Matheus, realmente, o Oscar 2018 não ousou muito na escolha dos vencedores. Para uma temporada que começou bastante equilibrada, é certo dizer que terminamos de forma um tanto frustrante, na medida em que os vencedores já estavam bem definidos devido aos prêmios precursores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: