Melhores de 2014 – Fotografia

idacinematography

Com plateias cada vez mais intolerantes ao preto-e-branco, filmes como Ida são uma raridade. Mas celebrar o filme de Pawel Pwalikowski apenas por esta opção estética é tolice, já que, também filmado em um formato ousado para os dias de hoje (o 3:4, a famosa “tela quadrada”), o longa frequentemente surpreende em suas composições quadro a quadro. Existe algo de sufocante na jornada da protagonista Anna (Agata Trzebuchowska), e isso está diretamente ligada à forma como a dupla de fotógrafos Lukasz Zal e Ryszard Lenczewski acompanha na fotografia as transformações e as evoluções da jovem ao longo da trama. É um trabalho que transmite toda a frieza de uma Polônia invernal e imprime os tons corretos para dialogar com os sentimentos reprimidos e rígidos de seus personagens. Ainda disputavam esta categoria: Até o FimO Grande Hotel BudapesteInside Llewyn Davis – Balada de Um Homem ComumNebraska.

EM ANOS ANTERIORES: 2013Gravidade | 2012 – As Aventuras de Pi | 2011 – A Árvore da Vida | 2010 – Direito de Amar | 2009 – Quem Quer Ser Um Milionário? | 2008 – Ensaio Sobre a Cegueira

2 comentários em “Melhores de 2014 – Fotografia

  1. Kamila, na corrida do Oscar meu coração ainda é todo de “Relatos Selvagens” entre os estrangeiros, mas “Ida” também é um ótimo filme.

  2. “Ida” está passando na Sessão de Arte aqui em Natal, mas ainda não tive tempo de conferir!

Deixe um comentário