Melhores de 2014 – Fotografia

idacinematography

Com plateias cada vez mais intolerantes ao preto-e-branco, filmes como Ida são uma raridade. Mas celebrar o filme de Pawel Pwalikowski apenas por esta opção estética é tolice, já que, também filmado em um formato ousado para os dias de hoje (o 3:4, a famosa “tela quadrada”), o longa frequentemente surpreende em suas composições quadro a quadro. Existe algo de sufocante na jornada da protagonista Anna (Agata Trzebuchowska), e isso está diretamente ligada à forma como a dupla de fotógrafos Lukasz Zal e Ryszard Lenczewski acompanha na fotografia as transformações e as evoluções da jovem ao longo da trama. É um trabalho que transmite toda a frieza de uma Polônia invernal e imprime os tons corretos para dialogar com os sentimentos reprimidos e rígidos de seus personagens. Ainda disputavam esta categoria: Até o FimO Grande Hotel BudapesteInside Llewyn Davis – Balada de Um Homem ComumNebraska.

EM ANOS ANTERIORES: 2013Gravidade | 2012 – As Aventuras de Pi | 2011 – A Árvore da Vida | 2010 – Direito de Amar | 2009 – Quem Quer Ser Um Milionário? | 2008 – Ensaio Sobre a Cegueira

2 comentários em “Melhores de 2014 – Fotografia

  1. Kamila, na corrida do Oscar meu coração ainda é todo de “Relatos Selvagens” entre os estrangeiros, mas “Ida” também é um ótimo filme.

  2. “Ida” está passando na Sessão de Arte aqui em Natal, mas ainda não tive tempo de conferir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: