É gratificante ver – ou mais especificamente ouvir – que a grandiosidade técnica de Gravidade tem uma trilha sonora à altura. Devidamente premiado no Oscar, o trabalho de Steven Price (que já havia trabalhado como assistente nos departamentos de trilha de filmes como O Senhor dos Aneis) dialoga perfeitamente com cada cena do filme de Alfonso Cuarón. É a contextualização certa para um longa que já tem um trabalho de som fenomenal e que, com as melodias de Price, ganha singularidades extras em função da trilha. O encerramento, particularmente, ao som de Gravity, a canção-tema, é um dos pontos altos. E a própria cena de Ryan (Sandra Bullock) tentando voltar à Terra com Shenzou tem sua força impulsionada pela composição de Price. Há tempos que um filme desse porte não tinha uma trilha com uma excelência proporcional.
•••
OUTROS INDICADOS:
A indiscutível elegância de Anna Karenina hipnotiza ainda mais com outro belíssimo trabalho de Dario Marianelli / A envolvente trilha do brasileiro Marcelo Zarvos para Flores Raras pontua certeiramente todos os momentos do filme / Inventiva e eclética, a trilha de Indomável Sonhadora é um dos pontos altos da história de Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) / Jonny Greenwood ajuda O Mestre a entrar na cabeça do espectador com um trabalho quase perturbador.
EM ANOS ANTERIORES: 2012 – Tão Forte e Tão Perto | 2011 – A Última Estação | 2010 – Direito de Amar | 2009 – O Curioso Caso de Benjamin Button | 2008 – Desejo e Reparação | 2007 – A Rainha
Kamila, gosto muito de todas as trilhas, que considero altamente premiáveis. Mas a de “Gravidade”, sem dúvida, está um degrau acima, com importância fundamental para o filme!
Clóvis, acho a trilha de “Flores Raras” de uma sensibilidade única – e de uma funcionalidade certeira para pontuar os momentos dramáticos do filme.
Entre os indicados só não tive a oportunidade de conferir a trilha de “Flores Raras”, mas gostei bastante da seleção. E por mais que eu adore as outras trilhas, meu voto foi para o trabalho de Steven Price. As últimas três faixas de “Gravidade” são simplesmente arrepiantes.
Cinco excelentes trilhas, mas acho que a trilha de “Gravidade” é quase uma unanimidade e muito importante para o filme em sua proposta narrativa de silêncios.