O Avião de Papel

Quem for ao cinema conferir Detona Ralph terá uma bela surpresa antes da mais nova animação da Disney: o curta O Avião de Papel, dirigido por John Kahrs. Com uma vasta experiência no cargo de animador em filmes como Monstros S.A., Os IncríveisRatatouille, Kahrs tem uma bela estreia como diretor ao comandar com muita sutileza esse curta sobre um solitário jovem que, através de aviões de papel, tenta chamar a atenção de um amor à primeira vista.

O Avião de Papel é um dos poucas curtas estadunidenses dos últimos anos que faz a louvável escolha de fisgar o espectador pela simplicidade. Ora, a nostalgia desse novo trabalho da Disney não está apenas na estética nostálgica trabalhada por Kahrs, mas também na história idealizada pela dupla Clio Chiang e Kendelle Hoyer, que se utiliza de várias liberdades românticas para fazer com que o espectador torça e se encante com a missão do protagonista George em chamar a atenção da amada.

O Avião de Papel, em seus pequenos detalhes, também faz um certeiro retrato do mundo solitário de George: Nova York aqui não é glamourosa e sim abarrotada de tarefas e trabalhos, especialmente no escritório, onde os silenciosos funcionários, em mesas milimetricamente dispostas, fazem sempre o mesmo movimento como se fossem máquinas. O protagonista, no entanto, é o único que parece aborrecido e humanizado na situação. E basta uma atitude diferente sua para que todos os seus colegas o olhem com estranheza.

Fotografado com um eficiente preto-e-branco – que amplia a sensação de simplicidade tão recorrente em animações francesas como As Bicicletas de Belleville e O Mágico – o curta de John Kars tem um resultado admirável ao colocar todos os elementos técnicos a favor de uma história que não seria tão “fabulesca” e romântica sem essa mistura (outro destaque é a ótima trilha de Christophe Beck). Por apostar na força de um sentimento universal – o amor – e no mais singelo dos visuais, O Avião de Papel se torna ao mesmo tempo mágico e realista.

6 comentários em “O Avião de Papel

  1. ASSISTI O FILME GOSTARIA DE SABER SE O AVIAO DE PAPEL É A LEI DO RETORNO OU A LEI DA ATRAÇÃO?

  2. Ola acabei de ver ha algumas horas o Detona Ralph, filme muuuuuito bem feito, otima historia mais digo esse curta no começo me fez ficar apaixonado, lindo, otimo preciso baixar o mais rapido possivel!!! Maravilhoso esse curta e da um gosto de quero mais!!! por favor se alguem souber como baixar me ajuda meu email: welingtonalves234@gmail.com, por favor amei esse curta ah e otimo site ;) e vejam Detona Ralph oooootimooooo!!!

  3. Eu fui assistir o “Detona Ralph” ontem, e realmente esse curta foi uma grata surpresa! Muito bem feito e a história realmente te pega… parabéns aos criadores!!!

  4. Pingback: VIADO DEMAIS.;.. « …INVENTO UM CAÍS.

  5. Eu já estava querendo conferir DETONA RALPH no cinema, as críticas estão favoráveis ao novo filme da Disney, mas confesso que após tanto barulho sobre O AVIÃO DE PAPEL, o curta que o precede, minha curiosidade se multiplicou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: