Melhores de 2010 – Montagem

A montagem é, possivelmente, o que existe de mais brilhante no setor técnico de A Origem. Dando uma simetria impecável para as múltiplas histórias que se desenvolvem em dimensões diferentes, o trabalho de Lee Smith é o que traz essa estrutura “complicada” para o longa de Christopher Nolan. Afinal, se a montagem não fosse tão elaborada, talvez A Origem não tivesse todo o impacto que tem. Certamente, é um resultado que merece aplausos, já que poucas vezes no cinema contemporâneo vimos uma montagem tão impecável como essa – especialmente porque Lee Smith ultrapassa barreiras e mostra que não é qualquer montador que tem o dom de transformar o “complicado” em algo espetacular. Sem falar, claro, que é a montagem que constrói todo o espetáculo que é esse longa de Nolan.

A REDE SOCIAL

Não sou fã de A Rede Social e, inclusive, acho que o filme está longe de ser tudo o que dizem por aí e mais longe ainda do que as premiações apontam. De interessante mesmo só a atuação do coadjuvante Andrew Garfield e a montagem de Angus Wall. Intercalando os momentos iniciais da criação do Facebook com a batalha pelos direitos autorais dessa rede social, o longa de David Fincher ganha maior fluidez com a montagem dinâmica e bem aproveitada. Pena que o filme não seja tão interessante como o trabalho de Wall.

TROPA DE ELITE 2 – O INIMIGO AGORA É OUTRO

Seria fácil resumir a qualidade da montagem de Tropa de Elite 2 ao conjunto de cenas de ação. É óbvio que o filme de José Padilha é excelente nesse aspecto, mas é também fundamental reconhecer que a montagem também tem destaque em todos os outros momentos. Apostando em uma estrutura muito mais dinâmica que a do primeiro longa para narrar os fatos da vida do capitão Nascimento, Tropa de Elite 2 torna-se um filme com excelente ritmo em função da ótima montagem.

AMOR SEM ESCALAS

É satisfatório ver a forma como a montagem de Amor Sem Escalas se ajusta ao tom contemporâneo da proposta do roteiro. Existem cenas particularmente interessantes (aquela em que o protagonista explica sua rotina de viagens logo no início é sensacional), mas todo o conjunto alcança resultado digno de elogios. Injustamente esquecida pelo Oscar (o que Preciosa fazia entre os indicados?) a montagem é um aspecto muito positivo desse ótimo filme.

DIREITO DE AMAR

Fico até hoje impressionado como o filme de um diretor novato conseguiu ser tão impecável. Até mesmo na montagem o longa de Tom Ford acertou com precisão. Sendo bastante efetiva na hora em que precisa mostrar as memórias de George (Colin Firth) com Jim (Matthew Goode), a montagem também acerta em momentos cruciais do longa metragem. Destaco, em particular, as primeiras e últimas cenas, onde o trabalho de edição se une com qualidade ao incrível trabalho de Abel Korzeniowski na trilha.

_

Escolha do público:

1. A Origem (27 votos, 77.14%)

2. A Rede Social (3 votos, 8.57%)

3. Direito de Amar (3 votos, 8.57%)

4. Tropa de Elite 2 (1 voto, 2.86%)

5. Amor Sem Escalas (1 voto, 2.86%)

6 comentários em “Melhores de 2010 – Montagem

  1. Weiner, vitória incontestável do Lee Smith, né?

    Brenno, sem dúvida!

    Kamila, todos os indicados são ótimos mesmo…

    Cleber, concordo!

    Mateus, lembro que, quando assisti a “A Origem”, dei como certo os Oscars para montagem e direção. E, quem diria, não foram nem indicados!

  2. Excelentes indicados. Como escrevi no Twitter logo após ver o filme, meses atrás, eu estava absolutamente comovido com o trabalho de Lee Smith, dizendo inclusive que o filme merecia ganhar o Oscar nessa categoria, mesmo sem ter visto quase nenhum outro filme (o que provou ser um equívoco meu, mas mais ainda da Academia em não premiar tal trabalho). Meus favoritos seguintes também são A REDE SOCIAL e TROPA DE ELITE 2, e achei interessante ver DIREITO DE AMAR aqui, porque realmente a montagem do filme é excelente.

  3. Uma seleção idêntica à minha, não? Inclusive no que se refere à vitória de Lee Smith. Parabéns pra nós! :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: