Antes Que o Mundo Acabe

Direção: Ana Luiza Azevedo

Elenco: Pedro Tergolina, Eduardo Cardoso, Murilo Grossi, Carolina Guedes, Bianca Menti, Eduardo Moreira, Janaína Kremer Motta

Brasil, 2009, Drama, 104 minutos, 10 anos

Sinopse: Daniel (Pedro Tergolina) mora numa pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul. Divide seu tempo entre escola, amigos e a namorada. Mas isso está prestes a mudar, quando começa a receber cartas de seu verdadeiro pai (Eduardo Moreira), um fotógrafo que viaja pelo mundo.

2010 está sendo o ano da adolescência no cinema brasileiro. Antes Que o Mundo Acabe é o terceiro filme que estreia no país sobre o assunto. Os anteriores foram As Melhores Coisas do Mundo e Os Famosos e os Duendes da Morte. Coincidência ou não, dois desses três filmes foram filmados no estado do Rio Grande do Sul – e o mais curioso é que são ambos são completamente distintos. Enquanto Os Famosos e os Duendes da Morte prima por um forte tom complexo, Antes Que o Mundo Acabe aposta na total simplicidade.

É na simples abordagem que o longa de estreia de Ana Luiza Azevedo perde a chance de ser melhor. Todo o cotidiano do protagonista aparece em cena de forma muito rasa. Ou melhor, os problemas vividos por eles é que possuem essa característica. O namoro com a colega, os problemas com o melhor amigo e a indecisão na hora de aceitar seu verdadeiro pai são mostrados com certa superficialidade. Não digo que o texto tenha que partir para o profundo, mas a tal fase adolescente que o filme se propõe a discutir fica com pouco impacto – para não dizer quase nulo.

Antes Que o Mundo Acabe, no entanto, também se torna acessível ao não apostar em dramalhões. A falta de maior profundidade também contribui para que o longa-metragem consiga agradar a todos. E, exigências a parte, realmente consegue. É complicado rivalizar com um filme tão leve e que se mostra tão verdadeiro, já que é fácil constatar a naturalidade dos atores (em especial o protagonista Pedro Tergolina, ótimo) e das situações encenadas.

O pensamento que se deve ter em mente quando se for assistir Antes Que o Mundo Acabe é que o filme não comete ousadias. Tudo é linear e, de certa forma, previsível. Não que isso invalidade a proposta (muito pelo contrário, ela funciona), só enfraquece o possível potencial de cada aspecto da película. Ainda assim,  é um filme para toda a família. Nunca apela para infantilidade ou para uma abordagem exclusivamente adulta. Merece reconhecimento por alcançar um ótimo balanceamento entre esses dois aspectos.

FILME: 7.0

5 comentários em “Antes Que o Mundo Acabe

  1. Luís Galvão, perdi “As Melhores Coisas do Mundo” no cinema =/

    Pedro, eu não cheguei a achar “Antes Que o Mundo Acabe” uma produção tão digna de elogios, mas tem atrativos…

    Vinícius, pelo jeito, essa fase adolescente do cinema brasileiro está dando certo… Recomendo que você assista “Os Famosos e os Duendes da Morte”!

    Mayara, é um filme bem simpático!

  2. É muito bom ver o cinema nacional trabalhando novos temas e esse é um dos filmes da recente onda de longas brasileiros que desperta minha curiosidade.

  3. Eu gostei do filme. Acredito que a Casa de Cinema tem feito um bom trabalho no sentido de promover o cinema gaúcho no lugar onde ele merece estar: entre os melhores do país. Esse filme é uma prova de que boas inteções bem organizadas na tela funcionam. Trazer pra Porto Alegre a beleza do cinema é um delírio.

  4. O cinema brasileiro finalmente procurando por novos horizontes, e parece está fazendo isso muito bem com essa ‘tríade adolescente’. As Melhores Coisas Do Mundo está em um TOP 10 de filmes de 2010 até agora.

Deixe um comentário