O Som do Coração

O Som do Coração, de Kirsten Sheridan

Com Freddie Highmore, Jonathan Rhys Meyers e Robin Williams

25

O Som do Coração é um exercício de paciência e também um desafio. Ganha quem agüentar por mais tempo tanto clichê meloso. São tantos encontros e desencontros improváveis, personagens puros demais (alguém caiu na bobagem de que a música cura qualquer infelicidade da vida?) e filosofias saturadas, que fica difícil ter boa vontade com o filme. O mais estranho de tudo é que a culpa não é da diretora, ao menos pra mim. Kirsten Sheridan tem excelentes momentos atrás das câmeras – como o concerto final – e demonstra aptidão para o cargo que exerce. A culpa mesmo fica com o roteiro, que parece ter se baseado em todos aqueles dramas enfadonhos da Sessão da Tarde para compôr sua história.

Mas O Som do Coração não é só reclamações. É bom ver um elenco esforçado (ainda que não seja suficiente para suprir os deslizes do longa) tentando trazer alguma verossimilhança para o espectador. A começar pelo garoto Freddie Highmore. Ele nasceu para o cinema com seu espetacular desempenho em Em Busca da Terra Do Nunca e mostrou ser um dos maiores talentos mirins recentes. Contudo, perdeu-se em suas escolhas. Highmore é sempre competente, mas o papel de “criança coitadinha” já não cola mais e O Som do Coração prova isso. Mesmo simpático, ele já não tem mais carisma nesse tipo de papel para segurar um filme. A melhor é Keri Russel, seguida pelo Robin Williams.

O setor musical é bom, mas nada justifica a indicação ao Oscar para a brega canção Raise It Up, que passa totalmente despercebida no filme. O Som do Coração é cheio de boas intenções e não é uma produção ruim. Seu problema é querer emocionar a todo custo e não conseguir. Algo que já não tinha funcionado anteriormente em outros filmes como O Amor Pode Dar Certo. O resultado não é catastrófico como o do filme citado, só resta saber se ainda existem pessoas dispostas a assistirem e a gostarem desse tipo de história clichê como a de O Som do Coração.

FILME: 6.0

27 comentários em “O Som do Coração

  1. ,, tem alguns comentario que eu nao concordo, mas cada um e cada um .. ;/ e uma pena as pessoas querer criticar em coisas que nao saber, nem ter ideia de saber argurmenatar ou criticar, pessoas tambem nao tem cuidado com a lingua, como ela pode construir como esse filme ela pode a destruir, muitas vezes nao gostamos de algo e nao queremos repassar, mas as vezes algo tao pequeno pode criar uma vida inteira, .. pessoas sem argumentos nem deveriam pensar em se queixar, ou mesmo elogiar ! Sinceramente eu nao aguentei, mas presciso deixar claro, que como tomate nao e legume, musica nao e CANTO, e conrrigindo uma certa pessoa voce me desculpa se vai se sentir atingida, mas olha o menino nao era o unico que apresentou o filme sim ele podia ser o principal, mas outras pessoas tambem fizeram o filme, sim, o menino nao cantou, mas o pai dele sim e mts vezes apareceu no filme ele cantando. As pessoas que criticaram, dizem que nao vao ascistir novamente, mais quer saber nem merece, apesar que deveria existir algun tipo de jogo chamado (NAO GOSTOU, FACA MELHOR) conheco gente que teve todos os estudos tem mais de 30 anos e nem um TEXTO sabe escrever sem que alguma pessoa de alguma ideia. Gente repare nos erros, sim repare, isso e ate uma qualidade, pois voce e alguem que no minimo presta atencao, mas tente levar algo do filme ou de uma musica o que seje, leve pra voce, o que mais chama a sua atencao, mesmo sendo algum erro, leve, talvez isso sirva, sempre serve, posso afirmar, critique sim, mais tenha argumentos pestativos, e que no minimo voce convenca uma pessoa so com seus argumentos. Nao sou a melhor do mundo, tenho mts defeitos, mas eu luto contra eles, mas tenho certeza, o que eu disse nao foi em vao.

  2. esse filme é o melhor que eu já vi ele fala de amor e de carinho isso é imocionante pra caramba

  3. eu adorei esse filme principalmente o filnal. tudo é emocionante

  4. eu amei esse filme,porquanto que eu assisto todos os dias,so nao gosta dese filme quem nao gosta de romance……
    por que esse foi um dos melhores filmes, e ganhou um trofeu
    por ter sido muuuuuuuuuuuuito bom….e concordo plenamente com alcione

  5. Como você pode ser tão cruel com um filme tão lindo. No mínimo deve ser uma pessoa amarga, infeliz e mal amado. O filme é simplesmente emocionante. E se você entendesse também um pouquinho de música (e de cinema também) você conseguiria perceber a sensibilidade desse drama. Vai escrever críticas nas revistas de fofoca meu amigo…

  6. oie adorei o filme é difissiu eu chora em algum filme adorewi

  7. é só um filme feito para criança.se perguntarem para as crianças o quanto o filme é legal,a resposta saira bem melhor do que balelas !!! adorei o filme pois ele naum só fala de musica mais sim de um sonho de um garoto em encontrar seus pais atraves dos sons e naum da musica em si!aliais se ninguem percebeu o garoto naum canta em instante algum!!!!

  8. Assistir ao filme e enxergei nele uma linda história de amor,uma historia para tentar ensinar as pessoas que não basta apenas acreditar mas tambem é necessário ter fé e autoconfiança.

    Nao entendo poque existem pessoas que ficam criticando um filme que so tem coisas boas para passar.

    E os erros nao sao tão importantes ja que nada é perfeito!

  9. Pois eu aguentei o melodrama do filme e seria capaz de assistir de novu amei esse filme

    nota….. 10000000

  10. alguem que assiste um filme belo como esse, e so consegue enchergar os defeitos deve ter algum problema.
    a critica não é falsa, os cliches estão lá, algums furos tambem, mas quem se importa???
    é belo, a musica é perfeita, creio q o objetivo dele era apenas esse, passar a mensagem e dar a musica o tratamento que ela merece. se vc não entendeu isso simplesmente esse filme não era pra você.

    PS:. percebo que parece existe algum item na cartilha dos criticos que devemos avaliar qualquer filme apartir de seus defeitos. o que é triste pois a qualidades acabam não endo notedas em meio a tanta preocupação em esculachar o negocio.

  11. sei q cada um tem seu gosto,eu respeito isso,mas não concordo com o q vc escreveu. gostei muito do filme e sou apaixonada pelo Freddie Highmore! O filme fez tanto sucesso aqui que até a minha igreja recomendou.Ele é melhor que muitos filmes sem conteudo que existem por aí,filmes que nem merecem serem chamados de filme.POSSO NÃO CONCORDAR COM NENHUMA DAS PALAVRAS QUE DIZES, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LAS!CACONDE-SP

  12. Goste do filme e estou a procura de um comentario para fezer a pesquisa escolar-Brasil-Paraná-São João

  13. eu axeiiiiiii esse filme muito interesanteeeeeeeeee

    muito emocionante
    lindo de +++++++++++++++++……!!!!!!!!!!!
    vou assistir varias vezes , pq quem fez eh uma pessoa
    muito inteligente , e que tem sentimentos , pq eh muto
    lindo ,maravilhoso , esse filme.
    .Por isso eu digo , parabens pra o autor desse lindo
    filme!!

    beijossssss
    marcia♥

  14. o filme som do coraçao e um filme lindo que mostra as coisas de uma maneira bem diferente..
    mostyra oq pode ja ter acontecido com muitas pessoas dece mundo..
    pra quem nao viu veja tenho serteza que voces nao vao se arepender…
    minha nota 100….
    fernanda

  15. pelo visto comentarios de individuos fixados em filmes sem conteudo para tantos comentario estupidos.

  16. Não dá pra negar que o filme é lindo. Todo drama sofrido pelos atores a melodia é muito bonita, so não concordei com o final isso sim ficou a desejar. O final me deixou nervosa de verdade, mas ja vi o filme duas vezes. : )

  17. Nossa não aguenta uma crítica, tanto que apagou o meu comentario…
    vc acha que vc é o dono da verdade???

    volto a dizer… VC É UM CRÍTICO FICTÍCIO!!!

  18. Sérgio, se você não gostar, não diga que não avisei haha

    Kamila, agora está tudo correto =)

    Pedro, eu não veria “O Som do Coração” novamente.

    Marcio, esse é o “August Rush” e a inclusão da música do filme no Oscar foi uma bobagem mesmo. Porém, o pior foram as inclusões de “Encantada”.

    Wally, mais uma vez concordamos =)

    Marcel
    , o Highmore é um dos poucos pontos positivos do filme, mas ele precisa se livrar da imagem dos papéis de “coitadinho”.

  19. Não dá pra negar que talento o Freddie Highmore tem e muito. Adorei o filme e devo parte disso a ele. E devo confessar que eu comprei esses clichês todos e fiquei satisfeito com o resultado do filme. =D

  20. Minha opinião ta muito parecida com a sua.
    Minha nota, porém, é mais baixa.

    Nota 5,0 [**]

    Ciao!

  21. Kirsten Sheridan, é mesmo! A filha do diretor Jim, de “Terra dos Sonhos”. Confundi também a Kristen com a Stewart, que é atriz! Nada a ver!!!!!!!!!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssr

  22. Só confirmando, esse filme é “August Rush” não é… Só vi críticas semelhantes a tua. Vi “Once” (outro indicado a melhor canção) e esse sim é legal! Aliás, pouco se falou da ausência do Eddie Vedder nessa categoria, pois a trilha dele para “Into the Wild” é perfeita.

  23. Eu gostei do filme. Não vi nada demais em nada, mas gostei do melodrama barato e sem fundamento. Vejo de novo tranquilo!

    Nota 7.0.

    Abraço!!!

  24. Kamila, eu não tinha notado isso! Vou arrumar, valeu :) E o nome da diretora é Kirsten Sheridan haha, fui até conferir no IMDB.

  25. Você gosta tanto da Kirsten Chenowith, que confundiu o nome dela com a Kristen Stewart, a diretora do longa! :-)

    Eu aguentei os clichês de “O Som do Coração”. Achei o filme simpático! E o Freddie Highmore é talentoso demais!

%d blogueiros gostam disto: