Oppenheimer segue imbatível nas premiações com mais uma grande vitória, dessa vez no BAFTA, onde levou os prêmios de melhor filme, direção, ator, ator coadjuvante, fotografia, montagem e trilha sonora. Se os britânicos confirmaram o favoritismo do filme de Christopher Nolan, inclusive impulsionando Cillian Murphy na disputa contra Paul Giamatti (Os Rejeitados) em melhor ator, a cerimônia também foi positiva para Pobres Criaturas, que recebeu mais um prêmio para a sua protagonista Emma Stone e faturou categorias técnicas como as de melhor design de produção, figurino, efeitos visuais e maquiagem e cabelo. Não há dúvidas de os dois filmes são os protagonistas da temporada desse ano.
Para o BAFTA em si, a edição 2024 volta a sinalizar os problemas cada vez mais crônicos do sistema de votação. Há um descompasso entre a fase de escolha de indicados e a de vencedores. Na primeira, o corpo de votantes se mistura com um júri, resultando em decisões que soam estranhíssimas ao invés de “autorais”, como a de esnobar Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas) em melhor direção e Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores) melhor atriz. Já na segunda, votada apenas pelos membros, o BAFTA acaba elegendo os mesmos vencedores de outras premiações, ainda que existam escolhas inspiradas, a exemplo de melhor som para Zona de Interesse e melhores efeitos visuais para Pobres Criaturas. Na busca pela representatividade e por si própria, a premiação ainda não reencontrou o seu caminho.
Confira abaixo a lista de vencedores:
MELHOR FILME: Oppenheimer
MELHOR DIREÇÃO: Christopher Nolan (Oppenheimer)
MELHOR ATRIZ: Emma Stone (Pobres Criaturas)
MELHOR ATOR: Cillian Murphy (Oppenheimer)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Da’Vine Joy Randolph (Os Rejeitados)
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Robert Downey Jr. (Oppenheimer)
MELHOR ELENCO: Os Rejeitados
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Anatomia de Uma Queda
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Ficção Americana
MELHOR FILME DE LÍNGUA NÃO-INGLESA: Zona de Interesse (Reino Unido)
MELHOR FILME BRITÂNICO: Zona de Interesse
MELHOR ANIMAÇÃO: O Menino e a Garça
MELHOR DOCUMENTÁRIO: 20 Dias em Mariupol
MELHOR FOTOGRAFIA: Oppenheimer
MELHOR MONTAGEM: Oppenheimer
MELHOR FIGURINO: Pobres Criaturas
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO: Pobres Criaturas
MELHOR TRILHA SONORA: Oppenheimer
MELHOR SOM: Zona de Interesse
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM: Pobres Criaturas
MELHORES EFEITOS VISUAIS: Pobres Criaturas
MELHOR CURTA-METRAGEM: Jellyfish and Lobster
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO: Crab Day
EEE RISING BAFTA: Mia McKenna-Bruce
MELHOR ESTREIA DE ROTEIRISTA, DIRETOR OU PROCUTOR: Savanah leaf, Shirley O’Connor e Medb Riordan (Earth Mamma)