Melhores de 2011 – Edição/Mixagem de Som

Como o filme mais grandioso de toda a série, era de se esperar que Harry Potter fizesse um belo trabalho não só nos efeitos visuais como também nos sonoros. E quem teve a oportunidade de assistir ao capítulo final da saga em uma boa tela de cinema conseguiu perceber a excelência do resultado. Da visita ao banco de Gringotes até os confrontos na escola de Hogwarts, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 não foi certeiro ao ambientar o espectador em cada cena com o uso da edição e mixagem de som. Nós realmente estamos dentro daquele mundo fantástico, compartilhando das sensações de cada um dos personagens. Um trabalho sonoro exemplar e que só contribuiu para o maravilhoso resultado do longa que fechou em grande estilo a história de Harry Potter (Daniel Radcliffe).

X-MEN: PRIMEIRA CLASSE

Na overdose de filmes baseados em quadrinhos, X-Men: Primeira Classe conseguiu apresentar diferenciais. E eles se estendem, também, ao próprio lado técnico. Há quem diga que não existe nada de muito novo aqui, mas é difícil achar filmes tão bem acabados na técnica como esse. E a parte sonora também tem a sua contribuição. Mais um ótimo aspecto técnico a favor de uma boa história.

SUPER 8

J.J. Abrams é um sujeito muito talentoso ao usar a parte técnica para ambientar o espectador. Star Trek já foi uma prova disso, mas tal talento (principalmente na união dos efeitos com a parte sonora) fica mais evidente em Super 8, principalmente porque a história não é lá tão interessante. Uma cena exemplar do uso de som é aquela em que os protagonistas presenciam um acidente de trem.

PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM

Como um (bom) blockbuster, Planeta dos Macacos: A Origem fez um excelente trabalho de edição e mixagem de som. E isso se refere não apenas aos momentos de ação do filme (a batalha na ponte é um momento de destaque), mas também ao modo como a parte sonora tem sua missão ao ajudar na verossímil construção das figuras dos macacos.

CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR

Filmes de heróis já saturaram, mas, como é de esperar, conseguem cumprir as expectativas em torno do lado técnico. Capitão América: O Primeiro Vingador é sim decepcionante, mas constantemente funciona com seu estilo matinê. E a parte sonora tem papel fundamental ao levar o espectador para dentro da aventura.

EM ANOS ANTERIORES: 2010Tron: O Legado | 2009Avatar | 2008WALL-E | 2007O Ultimato Bourne

_

Escolha do público:

1. Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (46,15%, 12 votos)

2. Super 8 (30,77%, 8 votos)

3. Planeta dos Macacos: A Origem (11,54%, 3 votos)

4. X-Men: Primeira Classe (11,54%, 3 votos)

5. Capitão América: O Vingador (0%, 0 votos)

4 comentários em “Melhores de 2011 – Edição/Mixagem de Som

  1. Kamila, minha segunda opção é “Super 8” =)

    Cleber, você detesta? Acho o filme fenomenal!

    Clóvis, merecia mais reconhecimento mesmo, principalmente porque a saga nunca venceu nada =/

  2. Concordo novamente com o seu vencedor. O último filme do Potter tem uma parte técnica excelente (acho que merecia mais reconhecimento nas premiações) . O mesmo pode ser dito sobre “Super 8”. Já “X-Men”, “Planeta dos Macacos” e “Capitão América” mandam bem na parte sonora, mas nada que me impressione muito. No lugar deles eu colocaria “Cisne Negro”, “Bravura Indômita” e “Transformers: O Lado Oculto da Lua”.

  3. Bela lista de indicados, mas vou ter que discordar, novamente, de você aqui. Meu voto foi para “Super 8”.

Deixe um comentário