
Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Mas, uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.
Ainda que não seja um dos meus grandes musicais ou aquele tipo de filme que me deixa com as canções na cabeça, posso dizer, com a maior certeza, que Cantando na Chuva é um dos musicais mais bem executados que o cinema já teve o prazer de ver. Não só pela maravilhosa cena clássica que ilustra esse post, mas como também por tantos outros aspectos que o tornam um filme cheio de ótimos aspectos. O longa, na época, teve duas míseras indicações ao Oscar.
Coreografado de forma brilhante, Cantando na Chuva possui um lado musical admirável. Tanto as encenações de cada número como a inserção deles na narrativa da história é trabalhada de forma exemplar. Sem falar, claro, que o impecável elenco sempre ajuda cada uma dessas cenas. Portanto, esse longa-metragem de Stanley Donen e Gene Kelly (que também atua aqui) pode até não ser um dos filmes da minha vida – mas, certamente, tem grande valor cinematográfico. Isso, por si só, já o torna obrigatório.
FILME: 8.5

Robson, é um excelente representante do gênero.
Cleber, é ótimo mesmo.
Brenno, não chega a ser um dos filmes da minha vida, mas eu gosto bastante.
Roberto, falta um Gene Kelly na safra contemporânea de musicais, não?
Jeff, ao menos concordamos em alguma coisa haha
Pedro, tenho sérios problemas com “Amor, Sublime Amor”. Acho maravilhosamente coreografado e tudo mais… Mas o estilo dele de contar a história me irrita muito.
Mayara, inesquecível!
Kamila, acho que “Cantando na Chuva” é o que melhor representa os musicais clássicos…
Bárbara, legal =)
Rafael, eu gosto demais do filme, mas não chega a ser um dos meus favoritos.
Luis, idem para o que eu disse pro Rafael.
É um dos meus filmes preferidos de todos os tempos, só digo isso.
8,5 para um clássico desses? Acho que além de ser um musical completíssimo, tem uma história super bem contada e ainda é metalinguístico. Obra-prima incomparável.
Adoro esse filme! Tb tenho ele na minha humilde coleção.
Este filme é a definição do que é o musical clássico propriamente dito! Uma obra que eu adoro! Repleta de cenas icônicas! Queria ter na minha coleção! :)
“I’m singing in the rain”. rsrsrs. Essa cena é antológica. Adoro! ;)
É um grande filme, sem dúvida, mas desde que vi Amor, Sublime Amor não consigo pensar em nada melhor!!!
Temos o mesmo sentimento para com Cantando na Chuva então…
Soberbo! Definitivo para formação de cinéfilos mais exigentes. E pensar que tem gente que não gosta de musical! Que falta o Gene Kelly está fazendo na atual hollywood de filmes de vampiros que andam á luz do dia e adaptações toscas de quadrinhos underground.
É um dos filmes da minha vida. Muito bem executado em cada detalhe. Todas as sequências me emocionam, em especial: Cid Charisse dançando com Gene Kelly.
Uma obra-prima! Um filme alegre, cantalorante, cantante … tudo de melhor. Um Clássico absoluto!
Exatamente, tem grande valor cinematográfico. Acho muito bom, ótimo de se curtir. Sendo seu único problema uma parte no roteiro que é completamente desnecessária, porém o resto é ótimo e fundamental para o gênero.