Sherlock Holmes

Never theorize before you have data. Invariably, you end up twisting facts to suit theories, instead of theories to suit facts.

Direção: Guy Ritchie

Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Eddie Marsan, Mark Strong, William Hope, David Garrick, Kelly Reilly

EUA, 2009, Aventura, 128 minutos, 14 anos

Sinopse: O detetive Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) e seu fiel assistente Watson (Jude Law) precisam enfrentar Blackwood (Mark Strong), um vilão que pretende pertubar a paz e acabar com a ordem no Reino Unido.

Não sei sequer como começar a apontar as inúmeras escolhas erradas de Sherlock Holmes. Talvez, o maior pecado de todos tenha sido mudar completamente a essência do famoso detetive. No momento em que resolveram atualizá-lo para as novas massas,  o personagem perdeu completamente o estilo. Holmes usa mais o corpo do que a mente, o que é inadmissível, uma vez que sempre foi uma figura pontuada pela esperteza e pela inteligência. Ele luta com muita habilidade, faz inúmeras acrobacias e ainda tem aquela faixada de beberrão cafajeste, sedutor e engraçadinho – visivelmente tentando copiar Johnny Depp e seu capitão Jack Sparrow.

Mas Robert Downey Jr. não é nenhum Johnny Depp – aliás, passa longe disso. Por alguma razão que desconheço, ele é um ator altamente adorado. Não vejo motivo para tal. Downey Jr. tem sempre a mesma expressão e, ao meu ver, um eterno ar de antipatia (quem sabe, superioridade?) que ele próprio parece não conseguir esconder. Por causa disso, Holmes fica em segundo plano para que Watson sempre se destaque mais. Jude Law aparece, claramente, melhor que seu companheiro de cena. Está com uma ótima desenvoltura e ainda capturou toda a essência de Watson sem cair em qualquer tipo de caricatura.

Agora, falando mais especificamente do filme em si, pode-se dizer que ele sofre de uma trama complicada. Complicada nao sentido literal da palavra e em todas outras interpretações possíveis. O roteiro, além de deixar a história mais comprida do que deveria, faz questão de torná-la mais complexa do que ela realmente é. Em alguns momentos, fica até incompreensível tanta loucura junta. Depois, a ideia de fazer com que tudo fosse engraçadinho, quebrou o clima. Sem falar, claro, da monotonia que impera a partir de certo ponto da história. Fica mais a sensação de “acaba logo” de que a do “oh, qual será a resposta para tudo?”.

Mas pra não dizerem que fui muito rabugento, também tenho alguns pontos a ressaltar positivamente. Temos aqui um divertido trabalho de Hans Zimmer na trilha sonora, que condiz bastante com o jeito palhaço que quiseram moldar no protagonista. Merecida indicação ao Oscar, diga-se de passagem. Outro setor que, merecidamente, foi reconhecido pela Academia é a direção de arte. Então, Sherlock Holmes tem algumas tomadas originais e bons aspectos técnicos. Só faltou um diretor mais competente atrás das câmeras, um roteiro melhor, um ritmo mais dinâmico, uma história interessante…

FILME: 4.5


16 comentários em “Sherlock Holmes

  1. Olá Matheus!

    Eu nunca tinha lido nenhuma das aventuras de Sherlock Holmes, até me deparar com esse filme. Ainda não tenho condições de julgar se o Guy Ritchie estragou ou não o personagem.

    O irônico é que, dos filmes mais recentes do Robert Downey Jr que assisti, esse foi o que mais contribuiu para que eu passasse a ser mais fã. E até gosto desse arzinho de superioridade que ele dá aos personagens, assim como a peculiaridade que o Johnny Depp traz aos seus. Admiro os dois igualmente.

    Pelo menos quanto à trilha sonora nós concordamos :D E gostei muito do figurino e da atuação do Jude Law também.

    Abraços!

  2. Olha aí, concordamos de novo! Também nunca entendi essa adoração ao Downey Jr. Acho ele péssimo.

  3. Luís, concordamos em bastante coisa, então!

    Fael, pra mim, foi uma perda de tempo.

    Brenno, complexo até demais.

    Mayara, o Joseph Gordon-Levitt era muito mais merecedor daquele prêmio!

    Kamila, na minha opinião, só o Jude Law estava inspirado…

    Wally, humpf =P

    Ooen, não apóio de jeito nenhum aquele prêmio pro Robert Downey Jr.

    Vinícius, eu também não levei muito a sério, mas é que nem assim ele funcionou pra mim.

    Jack Lewis, bom saber que eu não sou o único que achou isso!

    Luis Galvão, infelizmente, não consegui entrar na onda de “Sherlock Holmes”.

    Bruno, o Zimmer é sempre ótimo!

    Set Ufam, e como vai ser a parceria? =)

    Alexandre, discordo TOTALMENTE de você. Johnny Depp é anos-luz melhor que Downey Jr.

  4. Downey Jr. é anos luz melhor que Depp, primeiro pelo fato dele se arriscar fora do estilo “fantasia-estranho-Tim Burton”. O cara fez Chaplin, Zodiaco, Homem de Ferro, Scanner Darkly, Trovão Tropical, Shorts Cuts … ignorando a qualidade dos filmes x ou y , são atuações completamente diferentes umas das outras. Depp pra mim, faz o mesmo papel com algumas pequenas variações.

    Sobre o filme, não achei ele essa bomba toda, gosto do “casal” central, e acho que Ritchie tentou ser fiel aos livros . Sim, nos livros (e não só eu que estou dizendo isso) Holmes não usa aquele chapéu do Chaves, fuma cachimbo ou diz Elementar Meu Caro Watson. Ele cheira cocaina, luta boxe e toca violino. O que faltou ao filme foi que ele não soube se resolver entre uma comédia e um filme de ação. Guy Ritchie já fez coisas muito melhores.

  5. Olá, somos da equipe do SET UFAM um programa de cinema feito por universitários do curso de Jornalismo da UFAM, adoramos a sua crítica e desejamos ser parceiro de seu blog.

    Abraços

  6. Acho que a trilha sonora é um consenso, né? Hans Zimmer é padrão de qualidade elevado.

    Mas, eu gostei bastante desse filme, principalmente pelo fato dele ter me divertido durante quase todo o tempo.

    Abraços.

  7. Eu também acho que é um filme para entreter e longe da ‘complexidade’ dos livros (até mesmo os livros não são tão complicados assim). Quando você embarca nas aventuras, esquece que o Downey tá repetindo o mesmo papel desde Iron Man, e que Law deu vida a um Watson muito legal, você curte mais. rsr

  8. Tentei não levar tão a sério o filme, até porque o próprio longa não se parece levar tão a sério. O resultado é bem satisfatório, ainda que não memorável.

  9. Discordo de você em algumas coisas, esse filme não me parecia tanta coisa e ele mostrou muito bom gosto apesar do diretor não ser tão bom, conseguiu superar muitas barreiras, mesmo assim a melhor coisa do filme estar com Hans Zimmer na Trilha Sonora, versatil e contemporânea conseguiu se adaptar à epoca, Jude Law e Rachel McAdams não pecam em nenhuma parte do filme, e não gostei muito de Jr. ter ganho o Globo de Ouro, mas depois que vi o filme entendi que ele está muito bem pra premiação.

  10. Ao contrário de você, eu gostei muito desse filme. Não esperava muito dele, até mesmo por causa da fase do Guy Ritchie, mas a obra me surpreendeu positivamente. Bom entretenimento, excelente técnica cinematográfica e Robert Downey Jr. e Jude Law inspiradíssimos!

  11. Sua crítica me desanimou um pouco, já que estou pensando em vê-lo nesta semana, mas concordo com a trilha do Zimmer e discordo um pouquinho sobre o Robert, gosto muito dele, apesar que eu ainda não engolir a vitória dele no Globo de Ouro, prefiro o Joseph Gordon-Levitt. Mas vejo este filme pela dupla principal mesmo. ;)

  12. Eu gostei do filme. Pensei que seria uma total perca de tempo, porém eu tive uma surpresa agradável. Óbvio que que têm suas falhas no roteiro compensado pelas boas atuações e pelo lado sonoro absolutamente perfeito.

  13. Eu concordo com a sua resenha. Discordei absolutamente de tanta criatividade inventiva, já que esta fez com que um personagem tão interessante se tornasse algo totalmente do que essencialmente é. A princípio, não gostei do filme e minha relutância em aceitar que a criatura vivida por Downey Jr. fosse Sherlock Holmes durou até o final da exibição do filme, mas depois d eum tempo eu comecei a relaxar um pouquinho mais e até que curti um pouquinho do filme.

    O que fizeram com Holmes foi o mesmo que transformar Poirot em dançarino de axé. Infelizmente, foi um absurdo e o que mais me assusta é a nomeação que Downey Jr. recebeu pela sua interpretação na categoria Comédia / Musical. Sherlock Holmes num filme cômico ou musical? Um grande erro, sem dúvidas.

    Só discordo a respeito do ator principal, já que o acho carismático, mesmo que às vezes se repita um pouquinho. Quando resenhei esse filme, até comentei isso.
    =)

Deixe um comentário