Filmes em DVD

lieutenant

A Mulher do Tenente Francês, de Karel Reisz

Com Meryl Streep, Jeremy Irons e Emily Morgan

35

Esse filme traz uma das melhores atuações de Meryl Streep. Pena que o longa não esteja tão à altura da interpretação da atriz. A Mulher do Tenente Francês é um filme meio estranho, já que narra duas histórias paralelas – o que pode até confundir nos primeiros momentos. Dois casais em duas diferentes épocas vividos pelos mesmos atores. A história em si também não é lá grande coisa. Porém, a personagem de Meryl funciona completamente nos dois tempos. Ela surge enigmática como a misteriosa  e solitária mulher que espera o retorno do tenente francês do título e extremamente iluminada como a atriz que está representando essa tal mulher em um longa-mestragem que está sendo filmado. É um filme bem interessante, apesar de algumas falhas.

FILME: 8.0

theinternational

Trama Internacional, de Tom Tykwer

Com Clive Owen, Naomi Watts e Armin Mueller-Stahl

35

Trama Internacional é aquela coisa de sempre: um assassinato encadeia uma série de corrupções e dois investigadores, no meio da confusão, resolvem arriscar suas vidas para trazer a verdade à tona. Todo mundo sabe como a estrutura do filme vai ser montada e, provavelmente, o que vai acontecer até o final. Contudo, a novidade é que o longa de Tom Tykwer é bem amarrado e sabe prender a atenção do espectador. Infelizmente, comete o pecado de ser meio frio (ou seria calculado demais?), mas isso não quer dizer que o conjunto final não vá funcionar. É um bom filme, que consegue ser um exemplar satisfatório de tantos filmes desse tipo.

FILME: 8.0

krabat

Prisioneiros da Magia, de Marco Kreuzpaintner

Com David Kross, Daniel Brühl e Christian Redl

25

É até estranho ver um filme de fantasia vindo de um cinema tão conservador como alemão. Prisioneiros da Magia é sobre magia negra e traz no elenco o jovem David Kross de O Leitor e o já conhecido Daniel Brühl. O filme é bem estranho em todos os aspectos. Desde a história que, a princípio, é pouco convincente até a parte técnica e a narrativa. Portanto, por mais que o filme seja agradável em alguns momentos, nunca consegue ser mais notável por ter um tratamento meio estranho. Prisioneiros da Magia é dispensável, mas não custa nada dar uma espiada se você quiser ver o cinema alemão em um tom diferente do habitual.

FILME: 6.0

quarantine

Quarentena, de John Erick Dowdle

Com Jennifer Carpenter, Steve Harris e Jay Hernandez

2

Impressionante. [REC] é um maravilhoso filme de suspense e essa refilmagem chamada Quarentena consegue transformar toda a tensão do terror espanhol em pura histeria. Não sei se é porque eu já sabia tudo o que iria se suceder na história, mas essa versão americana me soou completamente sem graça e com pouco suspense. Não dá pra levar a sério um filme que quer se levar nas costas de outro. Quarentena foi produzido logo de imediato depois de [REC] fazer sucesso e isso acaba parecendo puro interesse comercial e não admiração pela obra. Claro que algumas tomadas funcionam e o suspense está presente em diversos momentos, mas nada como beber direto da fonte e se arrepiar com o suspense espanhol.

FILME: 5.0

laube

A Fronteira da Alvorada, de Philippe Garrel

Com Louis Garrel, Laura Smet e Clémentine Poidatz

2

A pior coisa é quando um filme quer ser cult a todo custo. É o caso de A Fronteira da Alvorada, que nada mais é do que uma história simplória de amor complicado entre um fotógrafo (Louis Garrel, um bom ator mas que anda se descuidando em seus projetos) e uma modelo (Laura Smet). O filme peca em querer intelectualizar uma história simples demais e sempre deixa a sensação no espectador de que tudo é ambicioso em excesso, de que quer ser mais do que realmente é. Portanto, o longa de Philippe Garrel (pai de Louis) é falho em suas intenções. Monótono, o roteiro ainda finaliza a história de forma abrupta e, ao meu ver, insatisfatória. Uma pena, já que a interessante fotografia em preto-e-branco e os bons até que conseguem conferir algum ar de qualidade para o filme.

FILME: 5.0

ghostgirl

Minhas Adoráveis Ex-Namoradas, de Mark Waters

Com Matthew McCounaghey, Jenniger Garner e Michael Douglas

2

Uma das comédias românticas mais sem graça que chegou nas locadoras recentemente. Minhas Adoráveis Ex-Namoradas é sem vida e não tem personalidade, algo que confere ao filme um tom muito superficial, onde pouca coisa parece ter algum humor. É óbvio e previsível, sem falar que parece não ter enredo. Agora, o que merece reconhecimento nesse filme é Michael Douglas, que aparece impagável como um garanhão sedutor que ensinou todos os seus truques para o protagonista. Garner cumpre a missão de transmitir habitual simpatia, mas é difícil ser uma boa mocinha quando o próprio McCounaghey aparece inexpressivo. O longa não é de todo ruim. Porém, certamente, poderia ter apresentado nem que fosse um pingo de frescor.

FILME: 5.0

8 comentários em “Filmes em DVD

  1. “Prisioneiros da magia” parece estranho na tradição do cinema alemão, mas não é tanto assim, visto que desde o expressionismo personagens masculinos diabólicos e misteriosos dão as caras (ver “O Gabinete do Dr. Caligari”). O filme, na verdade, supera e muito o quadro geral de filmes de adolescentes envolvidos com magia, seja branca, seja negra. Porque tem personagens bem construídos, uma narrativa sólida e passagens altamente poéticas, além de ser uma belíssima história. É só prestar atenção e não esperar nada ao padrão do cinema americano…Com isso, se perceberá até que aquela Fraternidade é simbolicamente homossexual e é por isso que ter namoradas pode ser tão perturbador para o Mestre.

  2. Mayara, os dois melhores dessa lita!

    Kamila, também não aguento mais o Matthew McCounaghey! Ele tinha que fazer algo diferente…

    Luis, ODEIO refilmagens americanas de filmes estrangeiros. Quase nunca dá certo.

    Paulo, pra mim, o Matthew McCounaghey nunca é bom. Ele é, no máximo, carismático. Os projetos dele têm sempre a mesma fórmula…

    Nando, eu achei péssimo!

    Wally, notas relativamente parecidas o/

  3. Dos que eu vi:

    Trama Internacional / 7.5
    Quarentena / 6.0
    Minhas Adoráveis Ex-Namoradas / 4.5

  4. Uma verdadeira história de amor NUNCA é simplória. “A Fronteira da Alvorada” não somente é o melhor filme dessa listinha como é uma das melhores coisas que a sétima arte fez nesses anos 2000. Mas acho que não adianta eu dizer nada…

  5. Eu gosto do Matthew McConaughey , mas esse filme é chato mesmo , ele não tinha como salvá-lo.Porém existem muitos em que ele arrebenta como Como Perder um Homem em 10 Dias,Tempo de Matar,Failure to Launch etc…

  6. Ainda não assitir ‘A mulher do tenente francês’, mas pelo que você disse, só vale mesmo por Meryl. ‘Trama internacional’ tá sendo tão elogiado, que vou vê urgentemente.
    ‘Quarentena’ realemtne é uma decepção, e nós já temos que nos preparar para outra, porque já foi anunciado que ‘Deixe ela entrar’ vai ter remake também (sic.). Eu odeio McCounaghey, mas adoro Garner (mesmo achando que esses papéis em filmes de romance-comédia não trazem o melhor dela), e ‘Minhas Adoráveis Ex-Namoradas’ é clichê puro, do começo ao fim.

  7. Só vi dois filmes:

    TRAMA INTERNACIONAL: o filme vale somente pela cena no museu. Se tivesse aquele ritmo e agilidade, a obra seria totalmente acima da média, mas nem a dupla principal salva o filme da morosidade.

    MINHAS ADORÁVEIS EX-NAMORADAS: Não aguento mais o Matthew McConaughey e não consegui sentir empatia pelo personagem dele!

  8. Infelizmente, não vi nenhum, mas fique curiosa por conferir “A Mulher do Tenente Francês” e “Trama Internacional”. ;)

Deixe um comentário