Filmes em DVD

doubtd

Dúvida, de John Patrick Shanley (revisto)

Com Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman e Amy Adams

4

Continua sendo um dos grandes filmes do ano. Com um elenco maravilhoso e um roteiro impecável, Dúvida é um dos filmes mais intrigantes dessa década. Existem aqueles que amam e aqueles que odeiam. Faço parte do primeiro grupo, uma vez que admiro o conjunto geral e acho até que o longa foi injustiçado na temporada de premiações. Claro que a direção um pouco amadora do John Patrick Shanley estraga um pouco a festa com enquadramentos desconfortáveis e estranhos. Mas, não chega a comprometer o resultado. Até porque os atores e o elenco já fazem a experiência valer muito a pena.

FILME: 8.5

lars

A Garota Ideal, de Craig Gillespie

Com Ryan Gosling, Emily Mortimer e Patricia Clarkson

4

Pena que esses filmes independentes não ganham maior repercussão. A Garota Ideal é mais um exemplo de como histórias originais estão escondidas nessas produções que não são reconhecidas. O filme de Craig Gillespie (do péssimo Em Pé de Guerra) prima por ser original e diferente, com uma história muito curiosa – que funciona tanto no humor quanto na comédia. O grande destaque aqui, além do roteiro, é a interpretação do Ryan Golsing, em momento super inspirado. Renegado nas premiações, A Garota Ideal é uma pedida para todos que procuram uma comédia-dramática-romântica que fuja dos típicos padrões norte-americanos.

FILME: 8.5

thevisitor

O Visitante, de Thomas McCarthy

Com Richard Jenkins, Haaz Sleiman e Danai Jekesai Gurira

35

Richard Jenkins teve um merecido reconhecimento com O Visitante. Ele é o principal atrativo desse pequeno filme, que encontra as suas forças exatamente no protagonista e no roteiro. A abordagem que a história dá para o personagem principal é muito interessante, especialmente porque faz dele uma pessoa solitária e distante, mas nunca tenta vitimizá-lo ou sequer compor uma figura rabugenta para justificar a solidão dele. Para alguns, O Visitante pode parecer parado e sem história. Mas, na realidade, não é assim. Muita coisa acontece por dentro das figuras em cena. E isso é passado de forma tão sutil que quase não dá pra notar.

FILME: 8.0

bashir

Valsa Com Bashir, de Ari Folman

Com as vozes de Ron Ben-Yishai, Ronny Dayag e Ari Folman

3

Valsa Com Bashir transita entre o monótono e o excepcional. Ou seja, tem momentos de pura inspiração (achei maravilhosa aquela cena onde os soldados ficam boiando na água e olhando para o clarão em amarelo da cidade destruída) e outros de puro tédio. Todo mundo sabe que o longa de Ari Folman é desenho para adultos e consegue muito bem dialogar com esse público, pois trata com seriedade e estética diferente o assunto em questão. O resultado só não é melhor porque o tema não combina muito com animação e a discussão do assunto, em determinado momento, já não empolga tanto.

FILME: 7.5

manonwire

O Equilibrista, de James Marsh

Documentário

3

Não adianta um documentário ter uma história diferente se a estrutura é convencional. O Equilibrista narra uma história fantástica, mas o faz de forma muito banal. Tanto, que seria muito mais interessante caso fosse um curta-metragem, uma vez que o longa é cheio de enrolações e encenações desnecessárias. Mas dá pra entrar no clima e se impressionar com a força de vontade de Philippe Petit, que nunca desistiu de seus sonhos. Apesar de tudo, O Equiibrista é uma lição de determinação e que tem os seus méritos.

FILME: 6.5

passengers

Passageiros, de Rodrigo García

Com Anne Hathaway, Patrick Wilson e Dianne Wiest

2

São raros os bons filmes que conseguem fazer um suspense com toques dramáticos. Passageiros é fracassado nessa tentativa e obtem um péssimo resultado. Se não bastasse o desenvolvimento tortuoso, ainda somos brindados com aquele tipo de desfecho que todo mundo já cansou de ver por aí. A simpática Anne Hathaway está, como sempre, dando luz e simpatia, mas fica difícil competir com um roteiro mal realizado como esse. Wilson e Wiest, outros rostos conhecidos do elenco, são subutilizados ou ineficientes. Passageiros tem alguns pontos positivos. Pena que os negativos sejam muito mais chamativos.

FILME: 5.0

15 comentários em “Filmes em DVD

  1. Pingback: A Garota Ideal « A Single Daily

  2. Pingback: Retrospectiva 2009: Parte 5 « Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos

  3. Pingback: Retrospectiva 2009: Parte 3 « Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos

  4. Vinícius, só 7.0 para “Dúvida”? =(

    Kamila, também achei que “Valsa Com Bashir” não consegue empolgar…

    Mayara, procure primeiro “A Garota Ideal”, que é o melhr entre os que você quer assistir.

    Weiner, acho que você é a primeira pessoa que tem uma opinião parecida com a minha quanto a “O Equilibrista”!

    Acauã, sim! “Dúvida” é o filme mais comentado do ano.

    Ygor, acho que “Valsa Com Bashir” tem grandes méritos, mas também tem vários problemas…

    Brenno, eu também não sei dizer quem teve melhor desempenho em “Dúvida”. Mas, certamente, o filme tem o melhor elenco do ano até agora!

    Wally, eu nem acho “Passageiros” assistível. É tão bobinho, previsível e irregular que nem vale a pena perder tempo com ele.

    Santiago, “Dúvida” é um filme bem polêmico. Acho que o que afastou ele do público foi a cena final, que incomoda e até mesmo irrita. Mas, pra mim, ele não foi um problema.

    Bruno, acho um filme extremamente desaconselhável pra quem não gosta de filmes só com diálogos. Não sei se é o seu caso… Mas, pra quem gosta, eu acho que o filme prende a atenção com maestria em seus diálogos…

  5. Ahhhh

    Eu acredito que o Valsa com Bashir seja melhor que o Dúvida!

    Apesar do super elenco, ótimas atuações, etc… é um filme que me deu sono.

    Valsa com Bashir não é nenhum clássico, mas entrou na minha lista de filmogrfia básica! É realmente muito bom.

  6. Com relação ao filme “Dúvida”, acredito que ele foi milimetricamente pensado para obter repercussão. Veja só, um elenco de primeira, um tema extremamente controverso para a Igreja e a sociedade estadunidense, tomadas e efeitos que prendem a atenção dos espectadores e marcações do cenário que captam simbolicamente o significado das palavras poder e autoridade – vide as reuniões entre a irmã James, o padre Flynn e a irmã Aloysius. Entretanto, algo não agradou, em várias categorias o filme foi indicado, mas não conseguiu levar nenhum prêmio. Nem no Oscar, nem no BAFTA, nem no Globo de Ouro, nada. Mas também, como ganhar ou não prêmios, não é uma coisa que nem sempre diz muita coisa, há muito sabemos da politicagem que rola para se eleger os vencedores, a conclusão que chego é que o filme é válido, e além disso, vale a pena ser visto e revisto.

    No mais, Valsa Com Bashir está na minha lista de prioridades.

    Abraço.

  7. A Garota Ideal, O Visitante, Valsa com Bashir e O Equilibrista estão na minha lista de pendências urgentes. Assistirei-os em breve.

    Do resto, vi “Dúvida”, eu adoro, e “Passageiros”, que acho assistível e só.

  8. ACHO QUE DÚVIDA É UM FILME QUE COMETE ERROS QUE COMPROMETEM EM SUA BOA SUCESSÃO, DESTAQUE (CLARO) AO ELENCO (QUE EU NÃO SEI DIZER QUEM FOI O MELHOR).

  9. Minhas cotações são parecidas com as suas:

    Dúvida: 8,5 (****)
    A Garota Ideal: 7,5 (***)
    O Visitante: 7,5 (***)
    Valsa Com Bashir: 8,0 (****)
    O Equilibrista: 7,0 (***)
    Passageiros: 5,0 (**)

    Abração!

  10. Dos que vi:

    Dúvida – Um ótimo filme, elenco maravilhoso e roteiro também. Òtima fita.

    Já “A Garota Ideal”, “O Visitante” e “Valsa com Bashir” parecem ótimos filmes, estou curiosa. rsrs.

  11. Comentando os que vi:

    DÚVIDA: Filmaço! Roteiro maravilhoso, elenco idem e direção segura! Adorei!

    VALSA COM BASHIR: Gostei da mistura entre documentário e animação, mas é um filme que não consegue empolgar, apesar da boa premissa.

    PASSAGEIROS: O filme valeu para mim por causa das performances da Anne Hathaway e do Patrick Wilson.

  12. Minhas notas:

    Dúvida: 7.0
    A Garota Ideal: 9.0
    O Visitante: 8.0
    Valsa com Bashir: 8.5
    O Equilibrista: 8.5
    Passageiros: 5.5

Deixe um comentário