Filmes em DVD

scotland

O Último Rei da Escócia, de Kevin MacDonald (revisto)

Com James McAvoy, Forest Whitaker e Gillian Anderson

4

Continua sendo um dos meus filmes favoritos daquele Oscar, mas não inteiramente por causa do excelente desempenho de Forest Whitaker. O filme é bem mais do que somente a presença do ator. Além dele, temos um James McAvoy bem expressivo no filme que deu propulsão para a sua carreira. Mais do que isso, o roteiro do filme é muito bem amarrado, transitando muito bem pelo dúbio temperamento do personagem Idi Amin Dada e pelas variações do médico Nicholas Garrigan. Sem falar que acaba em um momento de pura tensão e intensidade. Merecia mais apreciação.

FILME: 8.5

affection

A Razão do Meu Afeto, de Nicholas Hytner

Com Paul Rudd, Jennifer Aniston e Allison Janney

35

Gotei mais do que esperava desse singelo filme que é muito sincero em seus sentimentos. Conta a história de uma mulher (Jennifer Aniston) que, ao dividir um apartamento com um homem homossexual, acaba aos poucos se apaixonando por ele. O mais interessante de A Razão do Meu Afeto é que o longa sabe dosar a medida certa de drama para construir a sua história – que, no final das contas, fica com o espectador após o filme. Não é um filme de grandes filosofias ou mensagens profundas, mas uma pequena produção que sabe lidar com as emoções de forma muito verdadeira.

FILME: 8.0

fellowship

O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, de Peter Jackson (revisto)

Com Elijah Wood, Ian McKellen e Viggo Mortensen

3

Respeito demais a trilogia O Senhor dos Anéis e acho que, de fato, é uma série marcante e com uma produção técnica perfeita. Mas, não consigo entrar no clima da história – que, ao menos para mim, parece ficar só dando voltas no mesmo assunto – e muito menos me empolgar com ela. Portanto, as quase três horas de duração soam cansativas para mim e acredito que é necessário ser fã da série para poder acompanhar com tranquilidade sem cair no tédio em algumas partes. Apesar de tudo, A Sociedade do Anel tem seus momentos e abre a história com competência, exatamente por causa de suas grandiosidades técnicas que impressionam.

FILME: 7.5

darkmatter

Fúria Pela Honra, de Shi-Zheng Chen

Com Ye Liu, Meryl Streep e Aidan Quinn

3

É complicado fazer um filme que não tem história. Fúria Pela Honra passa o filme inteiro falando sobre a dedicação de um chinês (Ye Liu) trabalhando com cosmologia nos Estados Unidos. As reais intenções do longa só vão ser reveladas no final, quando descobrimos a que extremos chega o garoto quando descobre que seus avanços de pesquisa não serão considerados por causa de um professor arrogante. O filme é baseado em fatos reais e conta com a presença de Meryl Streep que, por alguma razão que não me vem a cabeça, resolveu participar desse longa. Por que ela quis fazer um filme tão mediano e sem propósito para a sua carreira? A boa notícia é que, mesmo que sem força e novidades, Fúria Pela Honra não chega a ser ruim ou  sequer subestimar o espectador.

FILME: 6.5

sleuth

Um Jogo de Vida ou Morte, de Kenneth Branagh

Com Michael Caine e Jude Law

2

Em seus melhores momentos, Um Jogo de Vida ou Morte é um interessante duelo de insanidade e inteligência entre os seus protagonistas. Em seus piores, uma bobagem maluca que não chega a lugar algum. A verdade é que, se não fosse por seus atores (em especial Caine, já que Jude Law perde o compasso em algumas tomadas), esse filme de Kenneth Branagh seria completamente descartável, principalmente porque o roteiro é falho. Portanto, não chega a ser uma experiência válida, mas tem seus pontos positivos também.

FILME: 5.5

woodcock

Em Pé de Guerra, de Craig Gillespie

Com Seann William Scott, Billy Bob Thornton e Susan Sarandon

2

Quando uma premissa não consegue sustentar o roteiro, o filme pode se tornar chato. É o caso de Em Pé de Guerra – que já começa partindo do erro de achar que a história em si pode render alguma novidade – que é um filme completamente sem graça. A história é desinteressante e o tratamento dela idem. Os atores não poderiam estar menos inspirados (até a radiante Susan Sarandon está apagada), trazendo a sensação de inverossimilhança para o espectador. O positivo é que o longa de Craig Gillespie não chega a ser ofensivo ou desastroso. É apenas sem vida e nada original.

FILME: 5.0

18 comentários em “Filmes em DVD

  1. Dewonny, bem-vindo ao “Cinema e Argumento”! Já adicionei o seu blog aqui na minha lista. Também vi o “Em Pé de Guerra” por causa da Sarandon (uma das minhas atrizes favoritas), mas nem por ela o filme vale a pena…

    Diego, aquele ano não vi grandes atuações para os atores, então, acho o Oscar do Whitaker merecido, ainda que eu o considere coadjuvante no filme. Obrigado por ter adicionado, fiz o mesmo aqui!

    Kamila, eu acho que eles queriam dar o Oscar de atriz para a Winslet mesmo. O problema é que poderia ter divisão de votos caso ela concorresse concomitantemente em duas categorias, então acho que decidiram colocá-la só em uma. A Penélope, sem dúvida, foi beneficiada – mas eu não daria o prêmio para ela. Acho que Amy Adams ou Viola Davis mereciam mais. Tanto pelas atuações como por um maior reconhecimento para “Dúvida”, um dos mais subestimados nos prêmios…

  2. Deve ser isso, Matheus. Até porque a própria Kate se inscreveu em Coadjuvante. Das duas uma: ou eles queriam dar mesmo o Oscar de Melhor Atriz para ela ou eles tinham muita vontade de premiar a Penelope Cruz, que foi a grande beneficiada dessa história toda. :-)

  3. Para mim, O Último Rei da Escócia é apenas bom, sendo o grande destaque a atuação de Whitaker mesmo. E ainda prefiro Peter O’Toole por Vênus do que Whitaker.

    A Razão do meu Afeto é bonitinho.

    O Senhor dos Anéis é O Senhor dos Anéis. Uma das maiores obras-primas dos anos 2000, ao meu ver. Toda a trilogia muito bonita – e A Sociedade é fantástico.

    Os outros todos muito, mas muito fracos – principalmente o Um Jogo de Vida ou Morte.

    Parabéns pelo blog, aliás, já está linkado no meu. E quando tiver um tempo, te convido para visitá-lo.

    Diego

  4. Olá Matheus!
    Descobri teu blog através de outros q participo!
    Já indiquei ele na minha lista de link de blogs do meu = Cine Dewonny (http://www.cinedewonny.blogspot.com/)
    Se der pra colocar aí na sua lista tbm, ficaria grato!
    Muito bacana teu espaço aqui, gostei e voltarei mais vezes!

    Sobre os filmes, vi 4:
    “O Último Rei da Escócia”. Adorei, Forest arrasa na atuação, acho ele ótimo ator. nota 8.0!
    “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”. Sou fanzão da trilogia. nota 9.0!
    “Um Jogo de Vida ou Morte”. Gostei mais do original, esse remake valeu mais pela dupla de atores q acho ótima. nota 6.5!
    “Em Pé de Guerra”. Comédia tosca sem muita graça, vi pela Susan, q adoro muito. nota 4.0!
    Abs! Diego!

  5. Alex, as aulas de educação física me assombravam hahaha

    Wally
    , obrigado pelo selo!

    Vinícius, eu acho que, disparado, o mais fraco é “As Duas Torres”.

  6. Da lista só vi dois filmes. “A Sociedade do Anel” para mim é o mais fraco da trilogia do Jackson, mas ainda assim excelente. Já “O Último Rei da Escócia” eu acho bem chatinho, apesar do ótimo desempenho do McAvoy.

  7. Vi apenas:

    O Último Rei da Escócia – 8.0
    A Sociedade do Anel – 8.5
    Um Jogo de Vida ou Morte – 7.0
    Em Pé de Guerra – 4.5

    E teve selo pra tu lá no blog! =D

  8. “O Último Rei da Escócia”: eu só me senti envolvido com a história no seu último ato. Para mim, o que vale nele são as interpretações estupendas de Forest Whitaker (que não acertou no tom em nenhum dos seus trabalhos posteriores) James McAvoy, Kerry Washington e Gillian Anderson. (***)

    “A Razão do Meu Afeto”: é um filme simpático, mas eu não acredito que ele lida com as emoções de seus personagens de forma verdadeira, pois no fim das contas a impressão que se tem é de que o drama pelo qual eles passam acabam não rendendo como deveria. (***)

    “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”: para mim este é o melhor da trilogia. Em resumo, agrega todas as perfeições que todo épico do cinema contemporâneo deveria conferir. (****)

    “Em Pé de Guerra”: embora não seja grande coisa, acho este filme do Craig Gillespie bem subestimado. Ele arranca boas risadas e arma boas situações diante de um trauma que provavelmente assolou muitas pessoas em tempo de infância: as aulas de educação física! (***)

  9. Kamila, sabe que às vezes eu acho que eles fazem isso só por causa do peso que o nome de um determinado ator carrega? Ou indicam pela categoria que o artista já devia ter vencido antes…

  10. Adora fazer de forma errada, né?? Isso não é legal.

    E fez de novo com Kate Winslet, por “O Leitor”, neste ano.

  11. Brenno, eu também considero o Whitaker coadjuvante!

    Kamila, também acho que o McAvoy é o protagonista. Mas a Academia adora fazer essas jogadas, né?! Outro exemplo é a Meryl Streep em “O Diabo Veste Prada”.

    Cleber, acho que o “Senhor dos Anéis” que eu mais gosto é “A Sociedade do Anel” mesmo.

    Ibertson
    , acho “As Duas Torres” um verdadeiro porre!

    Robson, obrigado!

    Mayara, é exatamente essa a palavra que define “A Razão do Meu Afeto”: sincera.

    Rebecca, já te mandei um email =)

  12. Olá Matheus!
    Trabalho na agência de publicidade Núcleo da Idéia Comunicação e gostaria do seu email para podermos tentar uma parceria.
    Aguardo o retorno,
    Rebecca Leite
    mkt1@nucleodaideia.com.br
    Núcleo da Idéia Comunicação.

  13. Dos que vi:

    O Último Rei da Escócia: Gosto muito deste filme, por contar, sem cortes, uma Uganda desprotegida por causa de seu tirano governante.

    A Razão do Meu Afeto: Também acho um filme “fofo”, rsrsrs. Uma produção bem sincera.

    O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel: Lembro que achava o melhor filme da trilogia, é utro filme que precisa de uma boa revisão. ;)

  14. O Último Rei da Escócia realmente é muito bom. E possui pelo menos duas cenas de arrepiar. A interpretação de Whitaker foi monstruosa.

    Gosto muito da trilogia do Peter Jackson, considerando como mais fraco “As Duas torres”.

    Tenho vontade de ver o remake do Branagh, apesar de não ter visto o Sleuth original.

    Os outros filmes não me interessam.

  15. O Ultimo Rei da Escocia, é um filme muito fraco pra mim, a interpretação do Withaker é nada além de razoavel.

    A primeira parte da trilogia do Anel, é disparada a melhor de todas!

    Em Pè de Guerra, é pura tosquera!

  16. Só assisti aos três primeiros filmes:

    O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA: Eu gosto muito desse filme. Mas, continuo achando errado o Oscar de Melhor Ator pro Forest Whitaker, uma vez que o personagem principal da obra é o interpretado pelo James McAvoy.

    A RAZÃO DO MEU AFETO: Eu acho este filme fofíssimo. É um dos melhores feitos pela Jennifer Aniston, ainda na época em que ela estava em “Friends”.

    O SENHOR DOS ANÉIS – A SOCIEDADE DO ANEL: Gosto muito desse filme. Acho que abre a trilogia com o pé direito.

  17. GOSTO MUITO DE “O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA”, MAS, TENHO UM PÉ ATRÁS QUANTO A FOREST, ELE ESTÁ EXCEPCIONAL, MAS ACHO O SEU PERSONAGEM COADJUVANTE.

Deixe um comentário