Operação Valquíria

Direção: Bryan Singer

Elenco: Tom Cruise, Bill Nighy, Kenneth Branagh, Tom Wilkinson, Terence Stamp, Carice Von Houter, Thomas Kretschmann

Valkyrie, EUA/Alemanha, 2008, Drama, 115 minutos, 16 anos

Sinopse: 2ª Guerra Mundial. Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) é um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph Hitler (David Bamber). O objetivo do grupo é pôr em prática a Operação Valquíria, um plano já existente que prevê a implementação de um governo que conduza a Alemanha após a morte de seu líder. Aos poucos o coronel Claus ganha destaque na organização, sendo encarregado para que cometa o assassinato de Hitler.

Operação Valquíria tem uma história séria e competente, mas não consegue criar nenhum tipo de emoção para envolver o espectador. Isso leva o filme de Bryan Singer para um nível inferior ao do que poderia ter alcançado.”

Logo quando o nome de Batman – O Cavaleiro das Trevas não foi anunciado entre os cinco indicados ao principal prêmio do Oscar, uma onda de críticas começou a ser criada em torno de O Leitor, que, supostamente, teria roubado injustamente a vaga do mascarado. A principal reclamação era que o filme de Stephen Daldry só estava lá porque era um filme sobre a Alemanha nazista e que esse assunto sempre tem grande repercussão entre os votantes. Operação Valquíria veio mostrar que essa máxima de que filmes desse assunto sempre se dão bem não é tão certa assim. Adiado milhões de vezes e com o seu trailer sendo divulgado faz um bom tempo nos cinemas, o longa de Bryan Singer foi um grande fracasso nos Estados Unidos e agradou pouca gente.

Culpa de Tom Cruise é que não é – apesar de ser uma figura que perdeu nos últimos tempos boa parte da credibilidade que tinha, ele de forma alguma é o que leva Operação Valquíria a ser um longa mediano. Culpa de Bryan Singer também não é, já que ele é um excelente diretor e já demonstrou isso em interessantes filmes como Os Suspeitos. A produção escorrega no roteiro, mais precisamente nas emoções; ou melhor, na falta delas. A história até é bem estruturada – o roteiro é enxuto e não dá informações demais – mas não tem como torcer pelos personagens se simplesmente nós conhecemos muito pouco sobre eles. A vida afetuosa do protagonista é nula e o público só enxerga cada figura do filme em ação contra Hitler. Nada de humanização, nada de sentimento. Frio e seco, calculista em cada milímetro.

Por um outro lado, Operação Valquíria caminha de forma competente nos outro setores. O nervosismo da história tem bons momentos, assim como as boas atuações que, podem até não ser dignas de maiores notas, mas se encaixam dentro do clima proposto pela trama. A direção de arte é muito boa também, conferindo um tom sério para o filme. Porém, existe um grande pecado – a trilha de John Ottman é completamente inapropriada, presente em excesso e com composições exageradas. Esse é o único porém de um longa que é muito bom na sua técnica. O que falta mesmo no filme é emoção, uma vontade de querer que o espectador torça pelos personagens. Uma certa emoção pode até surgir nos momentos derradeiros de Operação Valquíria devido ao seu triste desfecho, mas é muito pouco para uma produção que passou quase duas horas sem se importar com humanização.

FILME: 6.5

3

19 comentários em “Operação Valquíria

  1. Bom filme adorei o elenco. Os filmes que são baseados em eventos reais são muito inspiradores, eu realmente gosto de conhecer essas histórias e revivê-las no cinema é uma experiência maravilhosa. Sempre este tipo de produções deixa uma ótima aprendizagem. Desta vez fiquei encantada com o filme Raça, a história é realmente bonita. O elenco faz um ótimo trabalho

  2. Pingback: Operação Valquíria | Cinema e Argumento | A Verdade Sobre

  3. “Operação Valkiria” é um filme que retrata um episódio na história das guerras, não há porque esperar emoção de um filme desse tipo, o objetivo é mostrar o ocorrido e só, sem sentimentalismo, a verdade é fria e calculista. O que há de errado mesmo nesse filme é a apresentação dos personagens, e um ator q não se parece nem um pouco com Hitler, além de esconderem algum fatos e detalhes que na história real aconteceu, e que deveriam ser mostrados.
    Abraços

  4. não concordo com nenhum dos comentários, do ponto de vista histórico algumas críticas estão corretas, mas em termos de cinema o filme é fantástico, a direção de brian singer é bastante concentrada e os atores(incluindo cruise) conseguem passar para a platéia todo o drama da trama eu recomendo como cinefilo e acredito que o filme foi injustiçado por não receber alguns prêmios.

  5. Weiner, acho que o filme tem melhor resultado em DVD!

    Pedro, faz bem!

    Yuri, concordo com cada comentário que você fez!

    Jeniss, também acho!

    Hugo, já eu tenho certa resistência com esse tipo de filme…

    Cleber, acho que o filme agrada quem gosta desse estilo!

    Kau
    , pois é, a história é delicada e não foi gerenciada da maneira correta.

    Robson, acho que o Cruise nem chega a ser um problema…

    Kamila
    , a falta de emoção que apontei foi a de eles não serem humanizados. Eu fiquei tenso sim, mas em nenhum momento o filme me fez torcer por quem estava em cena.

    Vinícius
    , como eu disse na minha crítica, o resultado é bem mediano.

    Sérgio, é uma pena que o filme não dê um tratamento muito especial para os personagens…

    Alex
    , o Cruise ainda vai ter que batalhar muito para ter a reputação dele de volta!

    Carlos
    , concordamos plenamente!

  6. Concordo com Sérgio Deda. O Coronel não tem nada de heroi. Ele fez, na verdade, a maior cacaca do seculo vinte. Por sua causa, vários de seus companheiros morreram.
    Quanto ao filme entendo que a crítica está perfeita. Só vi soldados alemães nazistas morrendo e não me importei. Faltou humanizá-los.

  7. Eu também não vi “Operação Valquíria”, apesar do tema ser interessante o suficiente para me chamar a atenção. E não considero o filme um grande fracasso ianque. Conseguiu recuperar o seu investimento e ainda é bem defendido por uma boa porcentagem do público. Mas não há como não pensar que o filme não alcançou vôos mais altos por causa da presença de Cruise, vendo que ele é quem estava com boa parte do controle do filme e a sua falta de preparação para o papel (dizem que ele é o único que não fala com sotaque alemão).

  8. O filme funciona como um bom suspense de guerra… tenso e e preciso. Mas historicamente erra muito ao tentar glorificar a figura do coronel, tentanto o colocar num posto de herói, algo que ele nunca foi, já que dava discursos anti-semitas no início da guerra e sua tentativa de golpe só foi botada em execução após a derrota da Alemanha ser a maior certeza de todas na época da situação em que se encontrava a guerra. Mas tirando isso e o superficialismo em algumas cenas, é um bom filme.

  9. As opiniões em relação a esse filme estão bem divididas, ainda que a maioria não tenha recebido muito bem o filme. Pretendo ver em breve apesar de tudo.

  10. Bom, vou discordar de muita coisa que você escreveu, no seu texto, afinal achei “Operação Valquíria” um excelente filme. Muito bem dirigido, escrito e atuado. Não senti falta de emoção no longa, pelo contrário. Acho que o clima tenso e de suspense foi uma constante ali!

  11. “A produção escorrega no roteiro, mais precisamente nas emoções; ou melhor, na falta delas. ” Você sintetitzou em poucas palavras o que precisei de um texto todo para fazer… não me agradou como a muitos foi agradado. Achei fraco de emoções e ainda culpo um pouco Tom cruise… ele tá bem fraco no filme!

  12. Tá aí um filme que me dá MUUUUUUUUUUUUUITO medo!!!!!!! Acho a história delicada demais e o roteiro me pareceu somente um mero filme de aventura…

    ABRAÇOS!!!!

  13. Estou pra ver este, a alguns dias – mas está complicado, e de acordo com você não é muito bom!

  14. Sou fã de filmes sobre a 2º Guerra e apesar das críticas divididas estou curioso para ver.

    Abraço

  15. vo recentemente o filme. o ritmo da historia é ótimo, apesar dessa ser um tanto fraquinha. na verdade, compensaria mais ve-lo em DVD. abraço, Matheus

  16. Acabei de assistir “Valquíria” e tenho a mesmíssima opinião que a sua. Só daria um meio a menos na nota. Falta emoção, a trilha não encaixa, faltou humanizar os personagens… por outro lado a técnica do filme é ótima, cenários belos, a retratação de quadros de Hitler e das bandeiras nazistas são perfeitas. Um 6 tá muito bom =]

    Abraços.

  17. Depois de um texto animador que li no blog da Kamila, achei que estava pronto para assistir “Operação valquíria”. Porém, venho adiando a sessão há tantos dias que já considero ver em DVD. Até porque as críticas tem sido bastante divididas. Gosto muito do Cruise e ainda confio em seu potencial, e também adoro o Synger. Veremos.

Deixe um comentário