Os Indicados ao Oscar 2008

O post pode parece atrasado, mas foi proposital. Deixei passar um pouco essa “onda” de comentar os indicados ao prêmio da Academia pra poder produzir alguns comentários meus. Ao estilo do post sobre os indicados ao BAFTA, aí vai:

  1. Sério que teve gente que se surpreendeu com a inclusão de O Leitor em melhor filme? Não é nem pelo filme de Stephen Daldry ser sobre o Holocausto, mas só pelo fato de que o longa já tinha aparecido em duas importantes premiações (BAFTA e Globo de Ouro) nas categorias de filme e diretor já dava pra considerá-lo um candidato em potencial para uma vaga entre os cinco filmes da Academia.
  2. Mesmo precisando de audiência – afinal, a do ano passado foi vergonhosa – o prêmio não se rendeu aos blockbusters para conseguir maior público e deixou Batman – O Cavaleiro das Trevas de fora das categorias principais. Assino embaixo da exclusão, já que eu não acho que o filme seja tão merecedor para aparecer entre os cinco de melhor filme.
  3. Não esperava tanto Benjamin Button na lista. Acho que tem potencial para vencer quase todas as categorias técnicas em que aparece.
  4. Aconteceu exatamente o que eu queria: Kate Winslet foi indicada em uma categoria só. Por mais que isso tire um dos maiores suspenses da festa – já que é imensamente provável que ela vença dessa vez – parece que a classificação de Winslet foi perfeita.
  5. Simpesmente odeio as seleções com apenas três indicados na categoria de melhor canção. A categoria normalmente já é ruim na seleção com cinco nomeados e esse ano inventaram de indicar duas de Quem Quer Ser Um Milionário? (só Jai Ho bastava) e deixaram The Wrestler de fora.
  6. Michael Shannon para ator coadjuvante? Tá, ele tem boa presença no longa, mas aparece tão pouco em um longa tão sem graça que nem merecia ser lembrado. Nem os protagonistas foram…
  7. Melissa Leo e seu Rio Congelado. E o cinema independente, mais uma vez, conquista um merecido espaço na premiação.
  8. WALL-E superou Ratatouille no número de indicações e, ao que tudo indica, a Pixar deve sair da festa com mais de um simples Oscar de animação. Muito mais, arrisco a dizer.
  9. Clint Eastwood não foi indicado a nada! Eu nunca pensei que eu ia dizer isso, mas bem feito! Não merecia mesmo.
  10. Penélope Cruz foi a única menção para Vicky Cristina Barcelona. Será mesmo que o prêmio dela é uma barbada tão grande assim?
  11. A categoria de trilha sonora é uma das mais disputadas. A.R. Rahman é o único dos selecionados que é novato na lista. Todos os outros já foram indicados e mereciam ter o prêmio. Será a vez do Thomas Newman? Do James Newton Howard? Do Danny Elfman? Ou do Desplat? Todos estupendos compositores. Difícil escolher.

6 comentários em “Os Indicados ao Oscar 2008

  1. Kamila, eu até comentei com um amigo essa possibilidade de “Benjamin Button” sair de mãos vazias, assim como aconteceu com “Gangues de Nova York”. E mesmo que eu não torcesse por “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, eu também esperava que ele ou “WALL-E” estivessem entre os cinco principais indicados.

    Vinícius
    , depois das indicações de “O Leitor” ao Globo de Ouro e ao BAFTA, achei que o filme ficou na frente de muitos outros! Se tem um filme que não merecia estar na categoria principal, esse é “Milk – A Voz da Igualdade”

    Marcel, é mesmo incrível como o Oscar SEMPRE erra na categoria de canção!

    Jennis, eu acho que a briga entre as atrizes vai ser mais interessante que a briga entre os atores!

    Kau
    , desde “O Retorno do Rei” o Oscar não indica canções que venceram o Globo de Ouro. Pensei que esse ano seria diferente, já que a canção “The Wrestler” é ótima. Mas não foi. Na realidade, queria que “By The Boab Tree” estivese entre as selecionadas haha

  2. Sabes o que eu achei. Classificar Kate como principal em O Leitor foi a coisa mais certa que eles fizeram em ANOS! A exclusão da canção de Bruce, por outro lado, foi uma das piores coisas que fizeram em ANOS…

    Abraços!

  3. Stephen Daldry volta com força total aos indicados da academia. imaginei uma indicaçao p/ ele, nao p/ melhor produçao. na categoria melhor cançao tb achei um tanto desnecessaria a dupla indicaçao de QUEM QUER SER MULIONÁRIO. e finalmente esse é o ano de Kate Winslet. a briga p/ melhor ator (Penn VS Rourke) será uma das melhores da decada no Oscar.

    boa terça pra ti, bro.

  4. Parece que as injustiças na categoria de Melhor Canção não vai acabar nunca! Inventaram de não poder indicar mais de duas de um mesmo filme para o filme não monopolizar a categoria, mas com a categoria indicando somente 3 musicas, percentualmente deu no mesmo, indicar 2 do mesmo filme!! ô povo burro! ou se fazem..

    Eu sinceramente não esperava a inclusão de “O Leitor na lista, mas a surpresa foi boa, adorei TDK, mas não acho que merecia indicação.

    E torço muito por Benjamin Button no Oscar, por mim leva todos rs mas, sério, pelo menos metade merece.

  5. Eu fiquei surpreso sim com “O Leitor” na seleção final. Não que o filme tenha aspectos que a Academia adora, mas porque considerava vários outros na sua frente – ou mesmo mais merecedores da indicação. “Batman” de fora foi uma piada para mim, mas o Oscar tem dessas coisas. Abraço!

  6. Algumas considerações sobre a lista de indicados ao Oscar:

    – “Benjamin Button” está com pinta de ser um filme que vai sair de mãos abanando do Oscar.

    – Não acho que a vitória de Penélope seja uma barbada.

    Particularmente, adorei a indicação para “Bolt – Supercão” e fiquei surpresa com as ausências de “The Dark Knight” e “Wall-E” da lista de Melhor Filme (esperava ver, pelo menos, um dos dois filmes indicados) e com a ausência do Bruce Springsteen em Melhor Canção Original.

Deixe um comentário