Filmes em DVD

A Noviça Rebelde, de Robert Wise

Com Julie Andrews, Christopher Plummer e Eleanor Parker

A Noviça Rebelde não tem praticamente nada de religião, e essa tradução para o português foi um pouco equivocada. “The Sound Of Music” é uma perfeita definição das intenções do filme de Robert Wise. O show, contudo, é da perfeita Julie Andrews, que cativa a todo momento e ilumina a tela com sua presença impecável. Pena que a atriz tenha vencido o Oscar em um trabalho inferior (Mary Poppins) e não aqui, onde tem o grande momento de toda a sua carreira. Os valores de bondade e pureza se desgastaram com o tempo (hoje em dia é meio difícil acreditar naqueles personagens tão inocentes), mas considerando a época de A Noviça Rebelde, foi um enorme acerto os personagens terem essas características tão marcantes e representativas de uma época onde o ser humano ainda não havia sido corrompido pela sociedade. O musical não quer julgar ninguém e muito menos dar lições de moral, é uma bela história sobre os nossos sonhos e como podemos fazer para que tudo se torne realidade ao seguirmos o caminho certo.

FILME: 8.5

Tempo de Despertar, de Penny Marshall

Com Robin Williams, Robert De Niro e Julie Kavner

É bem raro eu conseguir me empolgar com filmes “médicos”. Algumas jornadas são encenadas de forma emocionantes (como é o caso de O Óleo de Lorenzo), mas dificilmente algum longa consegue escapar da típica narrativa dessas histórias. Não é diferente com Tempo de Despertar. Porém, a humildade do longa torna tudo muito atraente. O filme de Penny Marshall se despe de complicadas explicações técnicas ou apelações dramáticas envolvendo a doença representada e aposta no lado humano dos envolvidos no tal tratamento. O longa teve indicações para o Oscar, incluindo melhor filme. Mas é a dupla DeNiro-Williams que faz o longa ser excelente do jeito que é. Ambos naturais e em momentos bem interessantes.

FILME: 8.0

O Rei Leão, de Roger Allers e Rob Minkoff (revisto)

Com as vozes de Matthew Broderick, Rowan Atkinson e Whoopi Goldberg

O Rei Leão foi uma animação marcante na minha infância, mas não foi uma daquelas que conquistou o meu afeto como tantas outras, caso de O Corcunda de Notre Dame. Mesmo assim esse filme é uma das melhores animações da história, justamente por causa de sua mensagem sentimental e de suas lições inesquecíveis. Assistir novamente essa obra dá uma sensação incrível de nostalgia, fazendo com que eu retornasse para os tempos primórdios da minha infância. O que se conclui é que, por mais que as animações fiquem cada vez mais perfeitas em seus detalhes (vide os filmes da Pixar, que se superam constantemente), nenhuma consegue ter todo aquele charme que as de antigamente tinham. Mesmo que eu não seja fã de carteirinha de O Rei Leão, não consigo deixar de resistir a um produto tão bem acabado.

FILME: 8.0

Indiana Jones e a Última Cruzada, de Steven Spielberg

Com Harrison Ford, Sean Connery e Alison Doody

Esse é o primeiro dos antigos Indiana Jones que tenho a oportunidade de assistir. Muita gente diz que esse A Última Cruzada é o mais fraco da série e, comparado ao recente O Reino da Caveira de Cristal, é inferior em diversos pontos. Mesmo assim não existe motivo para desprezo, já que toda a nostlagia continua presente e ainda é delicioso acompanhar as peripécias impossíveis de Indiana Jones. Esse capítulo conta com a presença de Sean Connery, um verdadeiro acerto como o pai do protagonista. Pena que A Última Cruzada se extende demais e fique bastante aborrecido em seus momentos finais.

FILME: 7.5

Amadeus, de Milos Forman

Com F. Murray Abraham, Tom Hulce e Elizabeth Berridge

São desnecessárias três horas de duração de um filme magistral, onde o setor técnico é simplesmente perfeito. O longa do excelente Milos Forman (do maravilhoso Um Estranho No Ninho) tem uma das mais impecáveis reconstituições de época já feita, conseguindo traduzir toda a grandiosidade estilística da época em que Wolfgang Amadeus Mozart viveu. Falando em Mozart, o setor musical também é muito competente, transmitindo toda a classe da música do inesquecível compositor. Todavia, foi nos desempenhos de F. Murray Abraham e Tom Hulce que eu vi a maior força de Amadeus.

FILME: 7.5

Chicago, de Rob Marshall (revisto)

Com Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones e Richard Gere

Nada em Chicago justifica o prêmio para o musical na categoria principal do Oscar. É fato que Julianne Moore merecia disparado a estatueta de coadjuvante por As Horas; mas eu entendo a consagração de Catherine Zeta-Jones (a verdadeira estrela de Chicago). Mas não na a vitória na categoria principal. Acho que foi meio que uma desculpa por não terem premiado o verdadeiro musical da década, Moulin Rouge! – Amor em Vermelho. Tento, de todas as maneiras, entrar no clima do espetáculo de Rob Marshall, mas não consigo. Vejo diante de mim apenas um longa bem feito e com excelentes características técnicas, onde parece faltar sentimento por parte da produção pelo projeto.

FILME: 7.0

13 comentários em “Filmes em DVD

  1. A noviça rebelde ( em Portugal: MUSICA NO CORAÇÃO) – ainda hoje o revejo… sempre pelo natal, pascoa ou numa outra data. é o filme da minha vida. Não precisa ser um pseudo intelectual filme para ser o “da nossa vida”. é soberbo… e descobri á pouco tempo que a história da familia Van Troppe é real. A Ama Maria casou mesmo com Van Troppe, era noviça, e depois da Guerra e com alguma idade contou a historia num livro o qual Robert Wise utilizou para adatar ao cinema.

    Tempo de Despertar” – vi há muito tempo, lembro-me de uma cena espetacular.. a do chão em tijoleira a preto e branco, onde caminhava uma mulher em direcção a uma janela mas parava uns metros antes e ai ficando.. tão complexo, tão simples e tão genial…

    “O Rei Leão” – aprendi anos mais tarde como podemos ser reis e senhores um dia e nada noutro. Recuperar uma vida…
    nunca mais voltei a rever. Fica para breve

    “Indiana Jones e a Última Cruzada” – o primeiro desta saga gostei.. vi todos, achei piada ao grande san connery numa faceta cómica. o da caveira de cristal fui ver com os meus filhos. À saida arrependi-me de não ter passado os filmes ateriores

    “Chicago” – nunca vi. tenho o DVD á espera de “ganhar” coragem. não costumo ir pelas criticas mas este filme ainda não me “puxou”.
    Aconteceu o mesmo com Moulin Rouge.. s´o vi em 2006… e vi-o na altura certa no momento certo, senão teria detestado.

    Amadeus – perdão… pequei…nunca vi.

  2. Pedro, concordo contigo! “Chicago” cria personagens babacas. Eu não consegui gostar de nenhum deles.

    Kamila, Oscar totalmente errado para Julie Andrews!

    Lucas, Zeta-Jones é a grande estrela de “Chicago” mesmo!

    Vinícius, eu achei muito injusto o reconhecimento exagerado de “Chicago”.

    Wally, eu não apreciei tanto “A Última Cruzada”.

    Sérgio, do Milos Forman prefiro “Um Estranho No Ninho”…

    Marcel, a segunda parte de “A Noviça Rebelde” eu também achei meio política, e isso fez o filme desandar um pouquinho. Mas no geral é uma grande produção.

    Hugo, eu me diverti muito com o Sean Connery!

    Ibertson, tive a oportunidade de ver “Hair” mas não consegui =/

    Robson, “O Corcunda de Notre Dame”, por alguma razão que eu desconheço, é o desenho mais significativo da minha infância!

    Fernanda
    , e eu me sinto muito orgulhoso por ter recebido os teus dvd’s emprestados hahaha.

  3. eu me sinto muito orgulhosa por ter te emprestado dois dos filmes citados :D

    ;P

    mas eu daria uma nota maior ao Amadeus ;D

    BJO

  4. Sou louco pra ver A Noviça Rebelde, acho que deve ser excelente mesmo e continuo emf alta com os clássicos. Tempo para Despertar ainda não vi mas ele ‘desperta’ minha curiosidade, parece ótimo. O Rei Leão é sem comentários, ele foi o que mais me marcou quando criança, até mais do que O Corcunda, sem dúvidas.

  5. Não gosto muito de musicais, com raras exceções, mas pretendo ver algum dia Noviça Rebelde (Filme favorito de minha mãe) e Chicago.
    Amadeus é uma obra-prima de Milos Forman. Por falar em musicais, já viu Hair, do mesmo Forman? Um dos poucos musicais que gosto.
    Esse Tempo de Despertar eu não vi, mas em uma dupla de peso (De niro e Willians). Indiana Jones e a última cruzada é bem divertido e O Rei Leão marcou época na animação tradicional.

  6. Mesmo não sendo fã de musicais, “A Noviça Rebelde” é imperdivel.

    “Tempo de Despertar” é um drama delicado e com os grandes Robin Williams e Robert DeNiro.

    A série “Indiana Jones” dispensa comentários, este “A Última Cruzada” pode não ter tanta ação com os outros, mas tem o ótimo Sean Connery para compensar.

    Abraço

  7. Só filmaços hein!!

    A Noviça Rebelde é ótimo, achei a segunda parte do filme um pouco política demais, mas ainda assim, um grande filme.

    Tempo de Dispertar, é excelente, aluguei bem por acaso e adorei o filme, a dupla central é realmente de tirar o fôlego e eu nem gosto muito do Robin Williams.

    O Rei Leão dispensa comentários, uma das minhas preferidas, até fiquei emocionado assistindo quando era pequeno. =p

    Amadeus: Só descobri quando me recomendaram há uns meses atrás, fiquei impressionado com a capacidade do elenco!

    Chicago: Não sou muito fã de musicais, mas adoro Chicago, muito bem produzido.

  8. Vi apenas O Rei Leão (excelente), Amadeus (formidável), Última Cruzada (fantástico) e Chicago (sensacional).

    Sim, amei todos.

    Ciao!

  9. Da sua seleção, já vi “A Noviça Rebelde”, “Indiana Jones e a Última Cruzada” e “Chicago. Tenho opiniões bem semelhantes às suas em realação aos filmes, apesar de gostar muito mais de “Indiana” (é o segundo melhor da série). “Chicago” é isso mesmo, não merecia tanto reconhecimento, mas é bem produzido.

  10. Chicago só funciona por Catherine Zeta-Jones. E Amadeus poderia ter cinco horas, que ainda seria uma obra-prima.

  11. A NOVIÇA REBELDE: Eu acho que este filme se torna inesquecível para todos aqueles que entram em contato com a obra. Concordo com o comentário que você fez sobre o Oscar dado a Julie Andrews pelo filme errado.

    O REI LEÃO: Uma das minhas animações favoritas!

    INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA: Junto com “Os Caçadores da Arca Perdida” é o melhor filme da série.

    AMADEUS: Filmaço! Pena que os dois atores principais não tiveram continuidade na carreira.

    CHICAGO: Acho um musical formidável e à moda antiga. O destaque vai para Catherine Zeta-Jones, na melhor atuação de sua carreira.

  12. “Tempo de Despertar” é um filme que eu gosto muito. Em particular a atuação de De Niro.

    “O Rei Leão” é uma das animações que eu mais gosto.

    “Indiana Jones e a Última Cruzada” é o segundo melhor da franquia, na minha opinião.

    “Chicago” é perfeito na direção de arte (que lembra bastante “Cantando na Chuva”) mas tropeça no próprio roteiro e molda personagens babacas.

    Abraço!!!

Deixe um comentário