Oscar 2008 – Atriz

As seguintes categorias serão comentadas separadamente: Atriz, Ator, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Roteiro Original, Direção e Filme. As restantes serão comentadas todas juntas em um único post.

Melhor Atriz

  • Cate Blanchett, por Elizabeth – A Era de Ouro
  • Julie Christie, por Longe Dela
  • Marion Cotillard, por Piaf – Um Hino Ao Amor
  • Laura Linney, por A Família Savage
  • Ellen Page, por Juno

Logo quando conferi essa lista, fiquei um pouco surpreso, mas incrivelmente contente. A inclusão de Laura Linney nessa categoria me deixou muito feliz, pois torcia muito para que ela recebesse essa indicação. Apesar de ser um enorme talento que ainda não tem um Oscar em casa, não vai ser dessa vez que ela vai conquistar a categoria. A grande “batalha” vai ser entre Julie Christie e Marion Cotillard. As outras não oferem risco algum e devem apenas assistir a corrida das outras duas rumo a estatueta. Existem mais motivos favoráveis para Christie do que para Cotillard. A primeira é a recordista de prêmios da temporada nessa categoria e tem um papel típico do gosto da Academia: uma mulher idosa com mal de Alzheimer. Mas ela também tem um grande “contra”: já faz dois anos seguidos que o Oscar premia personagens de biografias, e não personagens fictícios. Já Cotillard tem uma atuação unânime, que impressionou e cativou a todos, além de ser favorecida por essa onda de premiações para atuações de biografias. No entanto, é uma estrangeira, o que pode atrapalhar e muito a sua premiação. Mas quero acreditar que Cotillard sairá vencedora. A indicação de Cate Blanchett até que era previsível, mas eu esperava alguma outra indicada no lugar dela (Angelina Jolie ou Keira Knightley) já que A Era de Ouro fracassou nas bilheterias. A menção a Ellen Page só destaca o grande talento dessa promissora atriz, que parece ter se encontrado cinematograficamente depois do péssimo Menina Má.Com

9 comentários em “Oscar 2008 – Atriz

  1. Amigos,
    Eu “sou” a Julie Christie. Desde os 10 anos, quando vi uma fotografia dela na contracapa da Revista Claudia numa propaganda do sabonete Lux de Luxo, me apaixonei.
    Aos 15, em crise existencial, quem me salvou foi ela: corri para o cinema, completamente atordoado, achando que ia morrer, me joguei numa poltrona do Cine Tupy para ver a reapresentação de “Doutor Jivago”.
    Desde então, sou a própria: fina, inglesa (apesar de ter nascido na India, filha de um inglês dono de uma plantação de chá); recolhida, depois do fim do seu amor com Warren Beaty. Mas sei que foi ela quem não quis mais ele; ele já disse que foi louco por ela. Merece ser sempre ganhar. Porque ela nem compete. Sei que Marion está demais como La Piaf, mas Julie é Julie……….E tenho uma criatura muito próxima que está perdendo a memória……..Julie sempre, Julie, a que amou demais, a que ficou longe dess insensato mundo; aquela que enlouqueceu Jivago; a que continuou fazendo seu trabalho sem se estressar com o mundo…….

  2. Olá!

    Sou viciado em atrizes! E Concordo com tudo que você disse menos sobre a indicação de Laura Linney (deveria ter sido Keira Knightley) e sobre a Cate Blanchett, uqe independente de Elizabeth: A Era de Ouro de fracassado, ela mereceu sim ser indicada porque as vezes uma atriz pode carregar um filme interio nas costa e fazer com o que o filme se torne bom. (Como aconteceu com Jessica Lange por “Céu Azul” – o filme não implacou, mas Jéssica levou o Oscar de melhor atriz pra casa). Torço muito pra Marion, fiquei tocado pela atuação dela. Emocionante. MAs quem deve ganhar mesmo o prêmio esse ano é Juli Christie. Grande Abraço!

  3. Olha, gostei de verdade da lista porque não encontrei por onde criticar Laura Linney, realmente ela é uma excelente atriz; mas não sei porque, ainda gostaria de ver Angelina Jolie com uma indicação. Ano passado a Helen Mirren era absoluta, este ano parece que o Oscar está dividido entre duas grandes atrizes. A primeira, Julie Christie, é a favorita para levar o prêmio, já muito bem assistida pelo Globo de Ouro. Porém, como já assisti “Piaf”, e adoro Marion Cottilard desde “Peixe Grande”, concentrarei minha torcida para a francesa. É pena que o Oscar seja tão patriótico e dificilmente premie estrangeiros. Porém, de qualquer jeito não quero ver Christie vencedora, ela já tem uma estatueta por “Darling” (1965). Quero que o Oscar fique Longe Dela. E perto de Cotillard.
    Abraços.

  4. Meu voto seria para Marion, torço por ela.
    Considero essa categoria uma das mais imprevisíveis dentre as principais esse ano.

    Abraço!!!

  5. Eu achei a indicação de Cate Blanchett para melhor atriz um exagero, já que “Elizabeth – The Golden Age” foi um filme massacrado pela crítica e nem teve o desempenho esperado nas categorias técnicas do Oscar 2008. Acho que Angelina Jolie e Amy Adams mereciam mais ser lembradas pela Academia.

    Concordo com seu comentário: a disputa está entre Julie Christie e Marion Cotillard. Acho que o SAG será fundamental para clarear um pouco essa luta, mas acredito que a Julie Christie, inicialmente, leva a vantagem por ter sido a atriz mais premiada nos prêmios pré-Oscar.

    Muita gente tem levantado a possibilidade da Ellen Page vencer, mas acho difícil de isso acontecer. E outras pessoas falam a respeito da Laura Linney. Como ela é a única norte-americana na disputa, pode ter aquele efeito que deu a vitória para Helen Hunt, em 1997. No entanto, no caso da Linney, acho que a indicação já é a grande vitória dela.

  6. Também gostei das indicadas. Não vi os trabalhos (com exceção da Marion) e não posso dizer muito, mas senti falta de Laura Dern e Ashley Judd. Fico feliz pela Ellen Page, que provou com sua soberba atuação em MeninaMá.com que é sim uma atriz de respeito, independente de sua idade. Esta veio pra ficar. A essa altura do campeonato ainda não tenho preferida (até o Oscar espero ver pelo menos mais duas indicadas) e nem mesmo voto, mas acho que, infelizmente, Christie deve roubar o premio da Cottilard.

    Ciao!

  7. Mesmo não tendo Ashley Judd (nesta que digo ser a maior injustiça do Oscar dos últimos tempos – ainda que já era provável a sua não-indicação), a categoria de melhor atriz está impecável. Independente de quem vencer, talvez seja uma vitória justa. Só gostaria de ver o trabalho das cinco atrizes indicadas para ter uma favorita.

  8. Também gostei da seleção (adorei ver a Laura Linney entre as indicadas), mas a presença da Cate Blanchett é para lá de suspeita – além de fracasso de bilheteria, “A Era de Ouro” foi massacrado pelos críticos. Enfim, torcia pela Amy Adams ou Angelina Jolie em seu lugar, pena que não foram selecionadas. Acho arriscado apostar na Cotillard. Ela também é minha preferida (hehehe, foi o único trabalho entre as indicadas que já conferi), mas aposto na Julie Christie.

    Abraço!

  9. Olá Matheus, aqui é o Vinicius.

    Preciso entrar em contato contigo pra te fazer uma proposta em relação ao Oscar. Vou deixar aqui o meu email pra gente se falar melhor. Abraços

    diorama@tvicio.com

Deixe um comentário